Primator: Baseado em "A Origem das Espécies" de Charles Darwin
Resenha - Involution - Primator
Por Fabio Reis
Postado em 12 de julho de 2015
Primeiramente devo salientar que este não é um álbum para uma única audição. Muitas das faixas de "Involution" possuem diversas particularidades e detalhes, que em uma primeira e descompromissada escutada, passam despercebidas ao ouvinte. Tal feito, pode gerar uma análise prematura e injusta sobre o competente trabalho do grupo.
O Primator é oriundo da capital paulista, foi formado há pouco mais de seis anos e investe em um Heavy Metal tradicional, que apesar de diversas influências em bandas como Iron Maiden e Judas Priest, soa original e cheio de identidade. Não aderem a esta leva de bandas que tentam resgatar a sonoridade dos anos 80 e investem em uma proposta totalmente diferente, soam modernos porém sem nenhuma invencionice ou experimentação desnecessária que descaracteriza o estilo.
"Involution" é o debut do grupo e além de possuir ótimas composições, ainda tem um conceito muito interessante. A temática é inspirada na obra "A Origem das Espécies" de Charles Darwin e fala sobre o processo de auto destruição em que a humanidade se encontra, sugerindo que uma Involução ou uma busca pelas coisas mais simples, sejam necessárias para que possamos voltar a Evoluir novamente. Este conceito, é mostrado na capa do álbum, desenhada pelo vocalista Rodrigo Sinopoli, e mostra a escala evolutiva de trás pra frente e o homem sendo destruído pelo mascote Primator.
Partindo para a análise das canções, destaco a total despreocupação em soar extremamente rápido ou criar padrões de construção nas músicas, isto acaba sendo um diferencial positivo durante toda a audição, pois não se sabe o que esperar da próxima faixa e o fator surpresa é uma característica que gosto bastante.
O instrumental é impecável, principalmente com relação aos solos de guitarra de Diego Lima e Márcio Dassié, que são bem construídos e de um bom gosto absurdo, daqueles cheios de feeling e melodias que fixam facilmente na cabeça. A cozinha composta por Alexandre Birão (Bateria) e André dos Anjos (Baixo) é extremamente competente e os vocais de Rodrigo Sinopoli são um show a parte, com um estilo bem diferenciado da maioria dos vocalistas que vemos por aí e um alcance absurdo em notas mais altas.
Algumas das composições primam por possuírem refrões empolgantes, como as ótimas "Primator", "Deadland" e "Erase The Rainbow". "Flames Of Hades" possui uma climatização excelente e a cadenciada "Caroline", com uma virada inesperada no final e linhas de guitarra muito boas são outros momentos que agradam. As melhores do álbum, na minha ótica são "Black Tormentor" e "Face The Death", diretas e certeiras. O disco ainda conta com a bela balada "Let Me Live Again", e as competentes "Praying For Nothing" e a faixa título.
https://soundcloud.com/bandaprimator/black-tormentor
"Involution" é um ótimo registro de estréia, talvez o que mais gostei em se tratando de metal nacional em 2015, juntamente com o "O Caos da Razão" do Anthares. O Primator é uma banda que não se prende ao passado, tem suas influências, mas não são prisioneiros delas, não tentam ser meras cópias das mesmas e possuem algo bem difícil de se encontrar hoje em dia: Originalidade. Banda promissora e altamente recomendada!
Integrantes:
Rodrigo Sinopoli (Vocal)
Márcio Dassié (Guitarra)
Diego Lima (Guitarra)
André dos Anjos (Baixo)
Alexandre Birão (Bateria)
Faixas:
1 - Primator
2 - Deadland
3 - Flames Of Hades
4 - Caroline
5 - Black Tormentor
6 - Let Me Live Again
7 - Face The Death
8 - Erase The Rainbow
9 - Praying For Nothing
10 - Involution
Outras resenhas de Involution - Primator
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
Rachel Bolan nega que o Skid Row tenha comprado nome da banda de Gary Moore
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Até 71% de desconto em ofertas selecionadas de vinil, CDs, acessórios e celulares na Amazon
Pessoas se surpreendem pelo Def Leppard não ter camarins individuais, revela guitarrista
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
A canção dos anos sessenta que Robert Plant sabia que jamais conseguiria superar
Ripper Owens elege o maior cantor da história: "Boa margem sobre qualquer outro"
O dia que Ronnie James Dio fez lenda do metal extremo chorar
Green Day e os álbuns que Billie Joe Armstrong se arrepende de ter feito
A capa de disco do Aerosmith que gerou protestos e teve que ser trocada


Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Metallica: um DVD com título mais do que adequado



