Primator: Baseado em "A Origem das Espécies" de Charles Darwin

Resenha - Involution - Primator

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fabio Reis
Enviar correções  |  Ver Acessos


Primeiramente devo salientar que este não é um álbum para uma única audição. Muitas das faixas de "Involution" possuem diversas particularidades e detalhes, que em uma primeira e descompromissada escutada, passam despercebidas ao ouvinte. Tal feito, pode gerar uma análise prematura e injusta sobre o competente trabalho do grupo.

Gilby Clarke: Axl me disse "aproveite seu último show"Scorpions: a história por trás da música "Wind of Change"

O Primator é oriundo da capital paulista, foi formado há pouco mais de seis anos e investe em um Heavy Metal tradicional, que apesar de diversas influências em bandas como Iron Maiden e Judas Priest, soa original e cheio de identidade. Não aderem a esta leva de bandas que tentam resgatar a sonoridade dos anos 80 e investem em uma proposta totalmente diferente, soam modernos porém sem nenhuma invencionice ou experimentação desnecessária que descaracteriza o estilo.

"Involution" é o debut do grupo e além de possuir ótimas composições, ainda tem um conceito muito interessante. A temática é inspirada na obra "A Origem das Espécies" de Charles Darwin e fala sobre o processo de auto destruição em que a humanidade se encontra, sugerindo que uma Involução ou uma busca pelas coisas mais simples, sejam necessárias para que possamos voltar a Evoluir novamente. Este conceito, é mostrado na capa do álbum, desenhada pelo vocalista Rodrigo Sinopoli, e mostra a escala evolutiva de trás pra frente e o homem sendo destruído pelo mascote Primator.

Partindo para a análise das canções, destaco a total despreocupação em soar extremamente rápido ou criar padrões de construção nas músicas, isto acaba sendo um diferencial positivo durante toda a audição, pois não se sabe o que esperar da próxima faixa e o fator surpresa é uma característica que gosto bastante.

O instrumental é impecável, principalmente com relação aos solos de guitarra de Diego Lima e Márcio Dassié, que são bem construídos e de um bom gosto absurdo, daqueles cheios de feeling e melodias que fixam facilmente na cabeça. A cozinha composta por Alexandre Birão (Bateria) e André dos Anjos (Baixo) é extremamente competente e os vocais de Rodrigo Sinopoli são um show a parte, com um estilo bem diferenciado da maioria dos vocalistas que vemos por aí e um alcance absurdo em notas mais altas.

Algumas das composições primam por possuírem refrões empolgantes, como as ótimas "Primator", "Deadland" e "Erase The Rainbow". "Flames Of Hades" possui uma climatização excelente e a cadenciada "Caroline", com uma virada inesperada no final e linhas de guitarra muito boas são outros momentos que agradam. As melhores do álbum, na minha ótica são "Black Tormentor" e "Face The Death", diretas e certeiras. O disco ainda conta com a bela balada "Let Me Live Again", e as competentes "Praying For Nothing" e a faixa título.

https://soundcloud.com/bandaprimator/black-tormentor

"Involution" é um ótimo registro de estréia, talvez o que mais gostei em se tratando de metal nacional em 2015, juntamente com o "O Caos da Razão" do Anthares. O Primator é uma banda que não se prende ao passado, tem suas influências, mas não são prisioneiros delas, não tentam ser meras cópias das mesmas e possuem algo bem difícil de se encontrar hoje em dia: Originalidade. Banda promissora e altamente recomendada!

Integrantes:

Rodrigo Sinopoli​ (Vocal)
Márcio Dassié​ (Guitarra)
Diego Lima (Guitarra)
André​ dos Anjos (Baixo)
Alexandre Birão (Bateria)

Faixas:

1 - Primator
2 - Deadland
3 - Flames Of Hades
4 - Caroline
5 - Black Tormentor
6 - Let Me Live Again
7 - Face The Death
8 - Erase The Rainbow
9 - Praying For Nothing
10 - Involution


Outras resenhas de Involution - Primator

Resenha - Involution - PrimatorPrimator: bom heavy metal tradicional com toques modernosPrimator: Nem sempre mais é melhor...Primator: Enfim o debut com "Involution"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Primator"


Metal Nacional: as 10 melhores músicas de 2015Metal Nacional
As 10 melhores músicas de 2015


Gilby Clarke: Axl me disse aproveite seu último showGilby Clarke
Axl me disse "aproveite seu último show"

Scorpions: a história por trás da música Wind of ChangeScorpions
A história por trás da música "Wind of Change"

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1990Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1990

Nirvana: Dave Grohl explica porque não toca clássicos ao vivoNirvana
Dave Grohl explica porque não toca clássicos ao vivo

E-Farsas: Papa Francisco era fã do Black Sabbath?E-Farsas
Papa Francisco era fã do Black Sabbath?

Iron Maiden: Estabilidade, sucessos e algumas fanfarrasIron Maiden
Estabilidade, sucessos e algumas fanfarras

Kiss FM: As músicas mais tocadas da programação da Rádio PaulistaKiss FM
As músicas mais tocadas da programação da Rádio Paulista


Sobre Fabio Reis

Paulista, 32 anos, Editor do Blog Mundo Metal, fã de Rock Clássico e Diversos subgêneros do Metal. Banda favorita: Megadeth. Conheceu o Rock ainda quando criança por intermédio dos pais (amantes de Beatles) e com 11 anos já ia na galeria do Rock comprar seus primeiros LP's, desde sempre fez do Metal seu estilo de vida e até os dias de hoje essa paixão pela música só aumenta.

Mais matérias de Fabio Reis no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336