Megadeth: Candidato fortíssimo a estar entre os melhores do ano
Resenha - Dystopia - Megadeth
Por Fabio Reis
Postado em 28 de janeiro de 2016
Muito se especulou sobre o direcionamento musical que o décimo quinto álbum de estúdio do Megadeth apresentaria. Dave Mustaine, sendo o bom marqueteiro de sempre, fez diversas declarações insinuando que o disco poderia nos remeter a clássicos do porte de "Peace Sells" e "Rust In Peace". Além disso, em grande parte das entrevistas concedidas, foi mencionado que "Dystopia" definitivamente soava Thrash Metal.
Um suspense enorme foi mantido por meses até que finalmente, pudemos ouvir o novo lançamento e constatar o que já era esperado. Não! O mais novo petardo de Mustaine e cia. não é uma cópia de nenhum de seus clássicos, não tenta resgatar a musicalidade dos primórdios do grupo e muito menos soa old school.
"Dystopia" é inegavelmente direcionado ao Thrash Metal. É pesado, dono de ótimos riffs e faixas grudentas, porém possui uma vasta gama de novos elementos. As entradas de Cris Adler (Bateria) e do brasileiro Kiko Loureiro (Guitarra), surtiram efeito positivo e é nitidamente percebida a inclusão de características de ambos durante a execução de todo o álbum.
Bumbos duplos, guitarras com mais groove do que o de costume, solos inspiradíssimos e cheios de feeling, são algumas das marcas que os dois novos integrantes trouxeram. Kiko Loureiro parece estar bem a vontade tocando um estilo mais agressivo e é sem dúvidas, o maior destaque do registro. Quem por ventura tinha alguma dúvida sobre o brasileiro não se encaixar bem na proposta do Megadeth, após algumas audições de "Dystopia", certamente mudará de opinião.
Além da notória química entre Kiko e Dave, o novo guitarrista ainda teve algumas participações importantes e foi responsável por dar uma cara diferenciada a algumas faixas. As partes de piano em "Poisonous Shadows" e o violão clássico no início da instrumental "Conquer... Or Die!", são os maiores exemplos disso.
Senti falta de uma ou duas faixas mais rápidas e agressivas, porém este detalhe acaba não influenciando no resultado final. O trabalho é detentor de momentos excepcionais como nas antes disponibilizadas "The Threat Is Real", "Dystopia" e "Fatal Illusion". "Death From Within" e "Bullet To The Brain", apresentam refrões pegajosos, "Post American World" é pesada, detentora de alternâncias rítmicas bem interessantes e um solo matador.
"Poisonous Shadows" é daquelas canções para se degustar aos poucos, começa com uma introdução belíssima e possui um refrão que me remeteu a balada "Promisses", do álbum "The World Needs A Hero", porém a canção é bem mais complexa e os bumbos duplos de Adler não me permitem classificá-la como uma mera balada. A instrumental "Conquer... Or Die!" começa de forma lenta, com o uso de violão clássico e vai crescendo até atingir seu clímax e servir como uma perfeita ponte para a composição mais agressiva do registro, "Lying In State".
O álbum encerra com "The Emperor" e o cover para "Foreign Policy", da banda Fear. Na primeira, temos a mais acessível entre todas as faixas do disco, detentora de um apelo comercial inegável, é a típica canção pra ser veiculada nas rádios. No cover, o Megadeth como de costume, apresenta uma versão mais pesada e agressiva que a original, fechando com chave de ouro a audição.
Diferente do que muitos imaginavam, "Dystopia" não traz uma banda tocando na velocidade da luz e apesar de classifica-lo como legitimamente Thrash, é um Thrash mais moderno. Se tentarmos comparar com algum clássico da banda, certamente "Countdown To Extinction" seria um bom parâmetro, porém esta comparação serve apenas como referência à sonoridade mais pesada e composições não tão velozes.
O novo trabalho possui muita identidade e apresenta um Megadeth que definitivamente, não olha pra trás. Se "Super Collider" dividiu opiniões e foi alvo de muitas críticas, está aqui a redenção que todos os fãs esperavam. Belo álbum e candidato fortíssimo para figurar entre os melhores do ano.
Integrantes:
Dave Mustaine (Vocal/Guitarra)
David Ellefson (Baixo)
Kiko Loureiro (Guitarra)
Cris Adler (Bateria)
Faixas:
01. The Threat Is Real
02. Dystopia
03. Fatal Illusion
04. Death From Within
05. Bullet To The Brain
06. Post American World
07. Poisonous Shadows
08. Conquer Or Die
09. Lying In State
10. The Emperor
11. Foreign Policy (Fear cover)
Outras resenhas de Dystopia - Megadeth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira
Metallica: todos os álbuns da banda, do pior para o melhor
O clássico do rock que para Ronnie James Dio é "Uma das maiores canções de todos os tempos"
Nem Vanusa, nem John Entwistle: a possível verdadeira origem de "Sabbath Bloody Sabbath"
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo
Megadeth: O início de um novo período na carreira da banda
Megadeth - Um retorno às origens com "Dystopia"
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
Dave Mustaine revela motivo de não haver reunião de ex-membros durante turnê de despedida
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
A melhor música que David Ellefson ouviu em 2016, segundo o próprio



