Dust Commando: Juntando elementos sem perder as características
Resenha - Chaos Live In Fur - Dust Commando
Por Vitor Franceschini
Postado em 22 de janeiro de 2016
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando iniciou suas atividades em 2013, o Dust Commando tocava covers de nomes como Iron Maiden, Pantera, Black Sabbath e Metallica. Até aí tudo normal, afinal, a maioria das bandas começam por aí. O interessante é que o grupo de Taquari/RS moldou seu som de forma diferente dos nomes citados (com exceção do Pantera).
Formado por Thiago Rabuske (vocal/baixo, ex-Orange Background), Gabriel Alexandre (guitarra), João Vitor Martins (guitarra) e Felipe Silva (bateria e backing vocals) – estes três todos ex-integrantes da banda Polaris – o Dust Commando trilha caminhos que vai do Alternativo ao Metal.
O maior mérito do grupo em seu debut é juntar elementos de vários estilos e manter uma característica. Característica essa que é difícil de ser imposta já no debut, mas que a banda conseguiu tal proeza. Outro fator importante é que sua música ao mesmo tempo em que soa pesada, possui elementos acessíveis, fruto do bom trabalho de arranjos e melodia na medida certa.
A agressiva This Is Passion abre o disco de forma enérgica e agressiva, mas já deixa evidente que a banda não aposta somente em extremos. Mesmo com uma boa e veloz levada, a música tem seu ar Alternativo e é um hit. Heavyweight Dinosaurs, que vem logo em seguida, agradará fãs de Down e até de Alice Chains, com seu ar ‘Grunge psicodélico’.
As dez composições seguem uma alternância de ritmos e variando nos elementos de uma forma incrivelmente homogênea e bem estruturada. Ainda pode-se destacar Narc que soa entre o Grunge, Alternativo e Metal, e a técnica Holdon que carrega influências de Stoner e Southern Metal com inclusão de elementos acústicos, variação nos arranjos e uma melodia cativante (principalmente nos solos), fechando o trabalho com chave-de-ouro. Alguns ajustes na produção seriam necessários (ficou com algumas leves falhas), mas nade que tire os méritos que aqui ganham de goleada. Bela estreia.
https://www.facebook.com/Dust-Commando-1467103213546430
http://xmetalempirex.wix.com/dustcommando
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Faith No More retornará aos palcos após hiato que durou uma década
Amy Lee justifica turnê do Evanescence só com vozes femininas
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Kiss anuncia todas as atrações do segundo Kiss Kruise Landlocked in Vegas
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
A melhor música dos anos 90, segundo a Classic Rock
A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
Os três guitarristas que Billy Corgan chama de "Bíblia da guitarra rock"
Mark Wahlberg nem sabia que metal existia, revela Zakk Wylde
Por que o Led Zeppelin lançou seu quarto álbum sem nome na capa, segundo Jimmy Page
Pepper Keenan relembra Lemmy oferecendo armas após o furacão Katrina
Wes Borland reconhece que Limp Bizkit jamais superará perda de baixista
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Quem é o Jack citado na música "Jumpin' Jack Flash", dos Rolling Stones?
A canção da "era Ozzy" no Black Sabbath que foi a preferida de Ronnie James Dio
Gene Simmons, do Kiss, diz que passou dos 70 anos por nunca ter bebido ou usado drogas


A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?



