Arkona: Lançamento nacional de um dos principais nomes russos
Resenha - Yav - Arkona
Por Vitor Franceschini
Postado em 01 de janeiro de 2016
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mais um lançamento que prova que a Shinigami Records não tem restrições nem de cena e nem de estilos. Agora, a gravadora nacional trouxe ao Brasil a banda russa Arkona e seu mais recente lançamento "Yav" ("Явь", em russo). Liderado por Masha "Scream" (vocalista e fundadora), o grupo talvez seja o maior expoente do Pagan/Folk Metal russo.
Este sétimo trabalho mostra uma banda que consegue manter sua essência, mas que não se prende aos tempos, sendo que aqui adota uma veia mais moderna (não confundir com tendência), sendo que a banda se utiliza de samples e também de momentos mais viajantes como nas faixas Na Strazhe Novyh Let e Serbia, por exemplo. Em meio a andamentos diferenciados e passagens influenciadas pelo Black Metal aparecem os elementos mais atuais, mostrando que a banda não finca um pé em um lugar só.
A essência obscura, maléfica e com mais elementos Folks aparecem também, mas de uma forma mais tímida no disco, mostrando que o peso se mantém em todas as músicas de forma distinta. Isso pode ser notado em Gorod Snov e suas flautas e gaitas iniciais e na soturna e pesada Chado Indigo. Vale mencionar a faixa título também.
As músicas geralmente são longas, deixando na primeira audição uma impressão cansativa, mas logo na segunda audição nota-se que "Yav" é um trabalho que deve ser degustado devagar e é redescoberto a cada ‘repeat’. Masha (que também é tecladista) tem um vocal versátil que vai do limpo ao gutural, chegando até a rasgados que parecem uivos em alguns momentos.
O disco ainda conta com diversas participações, dentre elas de Thomas Väänänen (ex-Thyrfing) e Olli Vänskä (Turisas). Produzido pelo guitarrista Sergei "Lazar" e Marsha, o "Yav" possui uma qualidade acima da média e não tão moderna como os padrões atuais. Quem aprecia o gênero irá amar, já quem não é tão fã deve ouvir, pois é mais que apenas Folk Metal.
http://www.arkona-russia.com/
https://www.facebook.com/arkonarussia
Outras resenhas de Yav - Arkona
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Gary Holt comenta sobriedade e apoio de Rob Halford: "troquei a cerveja por biscoitos"
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A música do Led Zeppelin que Robert Plant diz "definir" Jimmy Page
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Darkthrone anuncia o disco "Pre-Historic Metal" e divulga faixa-título
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"
A música que John Lennon disse que todos entenderam errado: "Nada a ver com socialismo"
Regis Tadeu cita bandas que não curvaram ao mercado e ganharam dinheiro mesmo assim
Roger Waters relembra o momento em que soube que o Pink Floyd havia feito uma obra-prima


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



