Arkona: Lançamento nacional de um dos principais nomes russos
Resenha - Yav - Arkona
Por Vitor Franceschini
Postado em 01 de janeiro de 2016
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mais um lançamento que prova que a Shinigami Records não tem restrições nem de cena e nem de estilos. Agora, a gravadora nacional trouxe ao Brasil a banda russa Arkona e seu mais recente lançamento "Yav" ("Явь", em russo). Liderado por Masha "Scream" (vocalista e fundadora), o grupo talvez seja o maior expoente do Pagan/Folk Metal russo.
Este sétimo trabalho mostra uma banda que consegue manter sua essência, mas que não se prende aos tempos, sendo que aqui adota uma veia mais moderna (não confundir com tendência), sendo que a banda se utiliza de samples e também de momentos mais viajantes como nas faixas Na Strazhe Novyh Let e Serbia, por exemplo. Em meio a andamentos diferenciados e passagens influenciadas pelo Black Metal aparecem os elementos mais atuais, mostrando que a banda não finca um pé em um lugar só.
A essência obscura, maléfica e com mais elementos Folks aparecem também, mas de uma forma mais tímida no disco, mostrando que o peso se mantém em todas as músicas de forma distinta. Isso pode ser notado em Gorod Snov e suas flautas e gaitas iniciais e na soturna e pesada Chado Indigo. Vale mencionar a faixa título também.
As músicas geralmente são longas, deixando na primeira audição uma impressão cansativa, mas logo na segunda audição nota-se que "Yav" é um trabalho que deve ser degustado devagar e é redescoberto a cada ‘repeat’. Masha (que também é tecladista) tem um vocal versátil que vai do limpo ao gutural, chegando até a rasgados que parecem uivos em alguns momentos.
O disco ainda conta com diversas participações, dentre elas de Thomas Väänänen (ex-Thyrfing) e Olli Vänskä (Turisas). Produzido pelo guitarrista Sergei "Lazar" e Marsha, o "Yav" possui uma qualidade acima da média e não tão moderna como os padrões atuais. Quem aprecia o gênero irá amar, já quem não é tão fã deve ouvir, pois é mais que apenas Folk Metal.
http://www.arkona-russia.com/
https://www.facebook.com/arkonarussia
Outras resenhas de Yav - Arkona
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
O único álbum do Dire Straits que Mark Knopfler consegue ouvir: "Não gosto dos discos"
Sepultura anuncia que show no Rock in Rio será o penúltimo da carreira
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Knotfest México anuncia atrações para sua edição 2026
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
Novo disco do Exodus é elogiado em resenha do Blabbermouth; "Vai esmagar seu crânio"
Linkin Park emplaca 7ª música no Clube do Bilhão do Spotify
Scott Ian explica por que disco novo do Anthrax está demorando mais que gestação de elefante
Família atualiza status de saúde de Jello Biafra após AVC
Como hit dos Rolling Stones e filme sobre vampiros fez Guns N' Roses acabar nos anos 1990
A canção que salvou o Aerosmith, apesar deles não acreditarem no potencial dela
A resposta de Mick Jagger sobre rockstars "patéticos" que cantam na velhice


"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



