O megahit dos Beatles que John Lennon disse a Alice Cooper que é um "completo absurdo"
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de outubro de 2023
Alice Cooper, lendário músico de shock rock, certamente chocou plateias com suas performances teatrais e extravagantes, mas quando se trata de suas raízes musicais, ele olha diretamente para os Fab Four, os Beatles. Em uma revelação surpreendente, Cooper compartilhou que uma das músicas dos Beatles, considerada por John Lennon como "um completo absurdo", foi uma lição valiosa em composição.
Beatles - Mais Novidades
Cooper, conhecido por seu conhecimento musical eclético, creditou aos Beatles sua compreensão fundamental da escrita e canto musical. Em uma entrevista à Classic Rock em 2014 (via Far Out), ele expressou sua admiração pela habilidade de composição de Paul McCartney e John Lennon, considerando-os os melhores de todos os tempos.
"Quando você pensa em composição de músicas incríveis, ninguém foi melhor", declarou Cooper. "McCartney e Lennon simplesmente fizeram músicas incríveis. Quando penso nos Beatles, sempre penso nos Beatles iniciais. Pegue qualquer música, é como a música perfeita de três minutos, e eu acho que qualquer pessoa no mundo adoraria ter escrito qualquer uma delas. 'She Loves You' é uma boa música rock."
A distância entre 'She Loves You' e 'I'm Eighteen' pode parecer ampla, mas Cooper entendia a arte de criar uma melodia cativante, uma lição que ele aprendeu com os Beatles. A mensagem real de uma música não é tão importante quanto o efeito que ela tem sobre o ouvinte ao ouvi-la. Cooper citou 'Come Together', outra canção clássica dos Beatles, como um exemplo desse princípio.
"Às vezes você tem uma música que não significa nada", continuou ele, "e você senta lá e pensa: 'Ah, ok, eles não estão tentando dizer nada'. Olhe para 'Come Together'. Eu falei com John Lennon sobre isso, e ele disse que a coisa engraçada sobre essa música é que as pessoas estão baseando suas vidas em algumas das músicas que ele escreveu. Ele estava apenas tentando fazer as coisas rimarem", afirmou Cooper. "'Come Together', segundo ele, era apenas um completo absurdo. Ainda assim, as pessoas estavam desmontando isso e dizendo: 'Ah, isso é importante para a minha vida!' Bem, ok..."
Cooper é uma das raras pessoas no mundo que pode mencionar John Lennon sem parecer que está inventando. Os dois eram amigos verdadeiros, mesmo que a amizade tenha se desenvolvido durante seus próprios períodos sombrios. Eles eram companheiros de bebedeira que desempenharam um papel central na formação do clube Hollywood Vampires durante meados da década de 1970. Outros notáveis membros do clube incluíam o amigo de Lennon, Harry Nilsson, o destrutivo Keith Moon e o ex-colega de banda de Lennon, que se tornou brevemente um alcoólatra profissional, Ringo Starr.
Cooper era o líder do Hollywood Vampires, comandando e forçando novos membros a bebê-lo para conquistar um lugar no clube. Isso era quase impossível de fazer, mas Lennon certamente se divertiu tentando ao máximo. Lennon apreciava o estilo ousado de Cooper, algo que ele elogiava sempre que os dois se encontravam.
"Na época de Alice Cooper, estávamos recebendo toda essa publicidade, e eu acho que John entendia e realmente gostava da ideia de que éramos tão controversos, éramos proibidos e que não nos importávamos com o que Mary Whitehouse dizia", disse Cooper. "E ele gostava das músicas. Quando 'Elected' foi lançada, aquilo para ele foi como um ótimo cutucão nos olhos de toda a política."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
Turnê de despedida do Megadeth ainda não começou, segundo Dirk Verbeuren
A canção polêmica que o Guns N' Roses tocou só duas vezes e abandonou; "Ninguém entendeu"
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
"Odiei"; quando Carole King confrontou Eric Burdon sobre cover feito pelo Animals

Por que Paul McCartney se recusava a tocar Beatles nos primeiros shows do Wings
A música dos Beatles que Dave Grohl considera mais pesada que Black Sabbath e Motörhead
Jane Asher - a mulher que não quis viver à sombra de Paul McCartney
A banda punk que fez John Lennon pensar "Era assim que os Beatles eram no começo"
A música do Oasis que Noel Gallagher considera a sua "Hey Jude"
A música dos Beatles que nasceu de uma viagem de LSD junto com uma banda rival
A primeira banda a destronar os Beatles e ameaçar a Beatlemania ainda nos anos 60
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
John Lennon sobre o real motivo da separação dos Beatles: "Era inevitável desde o Sgt. Pepper's"
A canção e álbum dos Beatles que eram os favoritos de Kurt Cobain
Curiosidades: 40 fatos inacreditáveis do rock
A melhor música que George Harrison compôs para os Beatles, segundo George Martin


