RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Stamp

Queen: Eles davam as cartas no final da década de 70

Resenha - Jazz - Queen

Por Neimar Secco
Postado em 07 de novembro de 2015

Fim da década de 1970: as grandes bandas do rock na época estavam ou em recesso, ou em um período de criatividade em baixa. Deep Purple inativo, Led Zeppelin, lançando seu último e mais fraco álbum de inéditas (In Through The Outdoor), Black Sabbath com Never Say Die também se despedindo da sua formação clássica, com Ozzy Osbourne nos vocais, Pink Floyd sem nenhum álbum desde 1975 e até o movimento punk já tendo passado pelo seu auge. Nesse cenário, quem dava as cartas no cenário roqueiro era o QUEEN.

Queen - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Não era à toa e nem por um rompante de convencimento e deslumbre que em 1977, Freddie Mercury cantava com toda a força "We are the champions of the world". "We Are The Champions" era sim uma declaração pé no chão de uma banda que ano a ano, álbum após álbum, vinha ascendendo ao topo. A partir de A NIGHT AT THE OPERA com o clássico maior da banda, "Bohemian Rhapsody" (que aliás completou 40 anos de seu lançamento um dia antes de eu estar escrevendo essa resenha) o QUEEN provava a que veio. Quatro ótimos músicos, liderados pelo carisma do frontman (vocalista e tecladista) Freddie Mercury. Os demais músicos da banda (Brian May – guitarra e vocais, Roger Taylor – bateria, percussão e vocais e John Deacon – contrabaixo), apesar de injustamente não figurarem com frequência em listas de melhores músicos, tinham entre si um entrosamento excepcional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

JAZZ foi lançado no final de 1978. Diga-se de passagem, não se sabe por que a banda deu esse título ao álbum. Por exemplo, SCHOOL’S OUT de Alice Cooper tem passagens jazzísticas, especialmente em "Blue Turk", mas JAZZ não tem. Talvez seja uma referência aos diferentes estilos musicais que permeiam o álbum. "Mustapha", a faixa de abertura começa com Freddie Mercury bradndo: "Ibrahim, Ibrahim, Ibrahim, Ala Ala, Ala, I pray for you". Uma faixa em ritmo arabesco que se transforma em um potente hard rock e é um dos destaques do álbum, que aliás, não produziu nenhum clássico tão grande quanto "Bohemian Rhapsody", "Somebody To Love", "We Will Rock You" ou "We Are The Champions" só para citar os exemplos dos três álbuns imediatamente anteriores a JAZZ.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

O famoso poster promocional foi barrado por algumas redes de lojas nos EUA, o que forçou alguns fãs a comprarem edições importadas de JAZZ nos EUA

Mas isso em nada desmerece o conjunto da obra. "Fat Bottomed Girls", composta por Brian May é uma ótima faixa em que o guitarrista e Mercury fazem um dueto magistral entre a guitarra rítmica de May e os vocais dele mesmo (como backing) e os de Mercury enaltecendo a beleza das garotas que (no meio da música mais escrota que se faz no Brasil atualmente) seriam chamadas de popozudas. Mas não se deixe levar pela comparação com o vocábulo nacional. Trata-se de uma boa música. Em seguida vem a balada que, inexplicavelmente, foi hit em poucos países: EUA, Nova Zelândia, Brasil, Rússia e Canada: "Jealousy". Trata-se de Mercury dirigindo-se ao ciúme (jealousy) como se fosse alguém com quem ele dialoga e em seguida trata em terceira pessoa, um vilão que o faz perder amores e entrar em conflito consigo mesmo. Uma balada sensível, reflexiva e bela. Ah, mas depois desse momento de seriedade, chegamos a "Bicycle Race", um verdadeiro clássico. As diversas passagens rítmicas "em movimentos de rotação" e as paradas e retomadas da melodia fazem dessa canção um momento especial do álbum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

"If You Can’t Beat Them" e "Let Me Entertain You" retomam uma levada mais puramente rock’n’roll do álbum. A segunda pelo próprio título e pelo refrão parece ter sido feita para os shows. Seu refrão forte e sua letra exibicionista em que Freddie Mercury escancara sua sexualidade e diz que lhes dará (à plateia) louca performance, direitos de divórcio e uma tour de force é emblemático da personalidade de Mercury.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

A segunda metade do álbum começa com "Dead On Time", uma música em que os riffs velozes de May são o maior destaque. "In Only Seven Days" é uma balada quase acústica, "teen" e singela de Deacon em que Mercury descreve a felicidade e a tristeza de um amor de verão (ou nesse caso de uma semana). A faixa seguinte "Dreamer’s Ball" é um blues, homenagem de May a Elvis Presley, o rei do rock, falecido no ano anterior. Já "Fun It" é um funk composto por Roger Taylor no qual ele divide os vocais com Mercury e pode ser considerada precursora do grande hit "Another One Bites The Dust", do álbum THE GAME, lançado em 1980, embora esta última seja uma composição de John Deacon. Em seguida um novo momento introspectivo, a balada "Leaving Home Ain’t Easy", composta e cantada por May, na qual ele narra os momentos de angústia e dúvidas de uma separação conjugal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6

O clima e o ritmo mudam totalmente com "Don’t Stop Me Now", o principal destaque do álbum e seu maior hit. Uma música veloz e cheia de energia em que Mercury "despeja" toda sua vitalidade e disposição por estar se divertindo e não querer parar. "Don’t Stop" foi usada na comédia de horror ‘Todo Mundo Quase Morto" (Shaun Of The Dead) e também foi eleita em uma pesquisa da BBC a melhor música para se ouvir dirigindo (na estrada).

O ábum fecha com "More Of That Jazz", mais uma cantada por Roger Taylor com seu vocal "rasgado" e marcante. Nela Taylor faz críticas sociais e ao modo como o rock, na visão dele é desrespeitado. Essa música, em que Taylor toca quase todos os instrumentos e "abusa" de sua excelente qualidade vocal termina com trechos curtos de faixas do álbum: "Dead On Time", "Bicycle Race", "Mustapha", "If You Can't Beat Them", "Fun It" e "Fat Bottomed Girls".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

JAZZ pode não ser o trabalho mais brilhante do QUEEN, mas certamente tem muita força e consistência, bem como faixas com momentos instrumentais e vocais marcantes. Vale a pena ser conhecido e apreciado por fãs não só da banda como amantes do rock em geral.

NOTAS:

Produced by QUEEN and Roy Thomas Baker

Freddie Mercury: lead and backing vocals, piano, bicycle bells on "Bicycle Race"
Brian May: electric and acoustic guitars, backing vocals, piano, co-lead vocals on "Fat Bottomed Girls" and lead vocals on "Leaving Home Ain't Easy", bicycle bells on "Bicycle Race"
Roger Taylor: drums, percussion, backing vocals, electric guitar and bass guitar on "Fun It" and "More of That Jazz", lead vocals on "Fun It" and "More of That Jazz", bicycle bells on "Bicycle Race"
John Deacon: bass guitar, electric and acoustic guitar on "In Only Seven Days", bicycle bells on "Bicycle Race"
Sound engineers:
Geoff Workman and John Etchells

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Gustavo Godoi Alves | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Faixas:
01 Mustapha 3:00
02 Fat Bottomed Girls 4:16
03 Jealousy 3:14
04 Bicycle Race 3:01
05 If You Can’t Beat Them 4:16
06 Let Me Entertain You 3:02
07 Dead on Time 3:23
08 In Only Seven Days 2:28
09 Dreamer’s Ball 3:30
10 Fun It 3:29
11 Leaving Home Ain’t Easy 3:15
12 Don’t Stop Me Now 3:29
13 More of That Jazz 4:19

Em 2011 foi lançada uma versão em CD remasterizado com um EP bônus contendo uma versão apenas instrumental de Bicycle Race, a versão single de Fat Bottomed Girls, uma versão alternativa de Don’t Stop Me Now, uma ao vivo de Let Me Entertain You e uma tomada acústica de Dreamer’s Ball

O álbum foi lançado contendo um pôster com dezenas de garotas nuas antes da largada de uma corrida de bicicletas. O evento aliás foi promovido pela banda para o lançamento do single duplo que continha no lado A Bicycle Race e Fat Bottomed Girls.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Gustavo Godoi Alves | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Neimar Secco

Welcome to my nightmare. Sou professor de inglês e de português e também tradutor eventual. Rock sempre foi e continua sendo a minha trilha sonora de todas as horas. Minhas preferências são hard rock, progressivo e classic rock em geral (anos 60, 70 e 80). Bandas favoritas: Alice Cooper, Led Zeppelin, Black Sabbath, Ozzy Osbourne, Pink Floyd, Beatles, Creedence, The Doors, Dire Straits, entre muitas outras.
Mais matérias de Neimar Secco.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS