Para James Hetfield, refrão de "Master of Puppets" era comercial demais
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de maio de 2026
O Metallica é um dos maiores nomes da história do thrash metal. Esse status se deve, em grande parte, aos primeiros trabalhos do grupo, com destaque especial para "Master of Puppets" (1986), frequentemente apontado como a obra-prima do estilo.
Metallica - Mais Novidades
Terceiro álbum de estúdio da banda, "Master of Puppets" reúne peso, fúria, melodia e refinamento musical - combinação que resultou em grandes composições. A mais popular, sem dúvida, é a faixa-título.
Com mais de oito minutos de duração, "Master of Puppets" é uma obra épica, que evidencia o talento e a criatividade do quarteto. Entre seus pontos altos está o refrão, curto, direto e impactante.
Apesar de figurar entre os momentos mais marcantes da discografia do Metallica, o refrão de "Master of Puppets" inicialmente não agradou seu autor, James Hetfield. O guitarrista e vocalista relembrou a história em trecho de "Back to the Front", livro escrito por Matt Taylor, resgatado pela Metal Hammer.
"Lembro-me de escrever o refrão de 'Master of Puppets' na nossa sala de estar e achar que era comercial demais, óbvio demais. 'Se for fácil demais, tem algo errado'. Esse era meio que o mantra do Metallica. O Lars [Ulrich, baterista] disse: 'Não, não, está muito bom, é cativante'. Eu pensei: 'Bem, talvez eu seja o cara das melodias cativantes, e tudo bem'."
Quatro décadas após seu lançamento, "Master of Puppets" permanece como um clássico atemporal. No Spotify, a música já superou a marca de 1 bilhão de reproduções, número que comprova sua relevância.
Sucessor de "Ride the Lightning" (1984), "Master of Puppets" foi gravado por James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Cliff Burton (baixo) e Lars Ulrich (bateria). A produção ficou a cargo de Flemming Rasmussen.
"Master of Puppets" é o último registro de estúdio gravado por Cliff Burton. O baixista morreu no dia 27 de setembro de 1986, em um acidente com o ônibus do Metallica. Leia mais sobre a tragédia na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
O álbum em que Geddy Lee acredita que o Rush finalmente encontrou seu equilíbrio
Em 1994, Bruce Dickinson esculachou videoclipe do Aerosmith
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Kirk Hammett relembra o dia que Cliff Burton foi esquecido em posto de gasolina
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
A curiosa reação de Billy Corgan ao ouvir "Smells Like Teen Spirit" pela primeira vez
A canção polêmica que o Guns N' Roses tocou só duas vezes e abandonou; "Ninguém entendeu"
"Master of Puppets", do Metallica, ultrapassa 1 bilhão de plays no Spotify
Lars Ulrich revela ter perdido a virgindade com ajuda de Dave Mustaine
O que significa o termo "Big Four do thrash metal"?
Jamey Jasta (Hatebreed) fala sobre conselho de James Hetfield ao parar de beber
O disco do Metallica que está entre os álbuns que mudaram a vida de Richie Faulkner
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
O álbum do Megadeth que parecia ser do Metallica, até que um fã enquadrou Mustaine
A fortuna que Robert Trujillo recebeu só para se juntar ao Metallica


