Sepultura: como uma gravura do dinheiro brasileiro foi parar na capa de Roots?
Por Nacho Belgrande
Fonte: Blabbermouth
Postado em 30 de março de 2010
Desde 1910 músicos têm associado as artes visuais com sua produção fonográfica na forma da toda-poderosa capa de disco. E desde 1987, a [gravadora] ROADRUNNER RECORDS tem sido uma fonte de imagens visualmente deslumbrantes e perturbadoras no vasto mundo da arte em discos, ainda assim honrando a tradição. Seja usando uma imagem para dar o tom para o que há de seguir-se em seus falantes, ou como meio de marcar eternamente uma gravura com um título, não há dúvida da força da capa do disco – que é porque o selo revisou todo e cada disco lançado pela Roadrunner Records nos EUA para achar as maiores capas em sua comemorada história.

Em terceiro lugar ficou o último disco do grupo brasileiro de Death Metal SEPULTURA com o frontman Max Cavalera no microfone, "Roots", que saiu em 1996, enquanto a paisagem do Metal realmente começou a mudar em uma nova direção. Alinhado com as músicas de afinação baixa daqueles tempos e honrando as tradições experimentais do SEPULTURA, "Roots" basicamente impulsionou o retorno da banda a suas raízes brasileiras. Temperado pelos tons tribais ricos fortemente construídos na forma de percussões espessas, de várias camadas -até mesmo com a participação do músico brasileiro Carlinhos Brown tocando instrumentos em faixas como "Ratamahatta", o título foi bem apropriado para a oferenda sônica.
Com ênfase nas batidas e em músicos convidados (como Mike Patton, Jonathan Davis e DJ Lethal) à parte, esse disco eclético e caótico também deu ao SEPULTURA um clássico instantâneo na devastadoramente pesada faixa "Roots Bloody Roots".
Quanto ao visual, a insana 'arte achada' de Michael Whelan é explicada de maneira melhor pelo próprio Max Cavalera:
"Roots" é na verdade não muito mudado de uma extinta cédula de moeda Brasileira. È daí que eu a peguei – e de domínio público então qualquer um poderia usá-la e nós não tivemos que pagar nada. A cédula brasileira que tinha o rosto da índia nela. É na verdade originária de uma antiga cédula dos anos 80 que não está mais em circulação."
Quanto à colaboração de Whelan, Max explica:
"Tudo que Michael Whelan teve que fazer foi acrescentar o 'S' do Sepultura, o S tribal nela, e ele fez uma coisa ou outra no pano de fundo, como acrescentar umas raízes de árvore com um pouco de cor de fogo."
Sobre o impacto que ela teve, Max acrescenta e compartilha um fato pouco conhecido.
"Foi algo que, naquele disco, a coisa toda de voltar ao Brasil e gravar com os índios, ela se encaixa em toda a proposta do disco. Alguns anos depois teve um estilista que usou a capa inteira daquele disco [em sua coleção] – John (sic) Paul Gaultier."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
Bruce Dickinson relembra "Killers" e diz que gostaria de ter participado do álbum
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira

O grande problema dos australianos, brasileiros e ingleses, segundo ex-roadie do Sepultura
O primeiro encontro de Max Cavalera com Lemmy Kilmister - que não foi dos mais amigáveis
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
O álbum dos Titãs que foi entregue a Mike Patton do Faith No More na casa de Max Cavalera
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
A música do Motörhead que marcou Derrick Green, vocalista do Sepultura
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
O disco de hip-hop que fez a cabeça dos irmãos Cavalera nos anos 80
Site americano aponta curiosa semelhança entre Sepultura e Opeth que poucos notaram
Morre o técnico de som "Macarrão", que trabalhou com Raimundos, Sepultura, Mamonas e outros
Cinco discos ao vivo que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Fim da linha: 12 bandas que encerraram as atividades após a morte de algum integrante


