RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O lado ruim de ser integrante de uma banda, segundo vocalista do Soilwork

Billy Corgan define Tony Iommi como "pioneiro e visionário"

Incrível, porém real... Max Cavalera tocará com dois Igor Cavalera na próxima tour

Brian Johnson e Lady Gaga cantam juntos "Highway to Hell" em especial de Natal

Dr. Sin anuncia pausa nas atividades, anuncia clipe inédito e informa data do último show

Lady Gaga revela que participou de clipe clássico do AC/DC quando adolescente

A técnica adotada pelo Heavy Metal que o Kiss já usava desde o começo, conforme Gene Simmons

Michael Kiske fala sobre como é trabalhar com "dois vocalistas e meio" no Helloween

System of a Down anuncia turnê de estádios no Brasil para 2025

O motivo geopolítico que fez Ritchie, no auge do sucesso nos anos 80, ser rejeitado na Argentina

O hit do Metallica que é parecido com hit do Smashing Pumpkins, segundo Billy Corgan

Ozzy Osbourne revela o que o sequenciamento de seus genes disse sobre ele

Vocalista do The Cure sobre ter parado de fumar: "A coisa mais importante que eu fiz"

O álbum de Raul Seixas que ele considera doutrinário: "Já reparou meu dedo na capa?"

O espírito de quinta série na letra do Kiss que fez Sebastian Bach se apaixonar pela banda


Comitiva
Stamp

Titãs: Primeiro passo para a recuperação de sua relevância

Resenha - Nheengatu - Titãs

Por Alisson Caetano
Postado em 10 de setembro de 2014

Nota: 7 starstarstarstarstarstarstar

A importância que os TITÃS tiveram para a música brasileira pode ser comparada ao que os Beatles significam para a música inglesa. Discos como Cabeça Dinossauro (1986), Jesus Não tem Dentes no País dos Banguelas (1987) e Õ Blesq Blom (1989) dominaram as rádios da época com muita criatividade, discursos sobre temas "proibidos" e, acima de tudo, qualidade e competência dos nove integrantes que compunham o grupo. Um orgulho para os brasileiros.

Titãs - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Todo esse legado quase foi jogado no lixo depois de anos lançando discos no mínimo questionáveis, onde a outrora banda inquieta e com "sangue nos olhos" dava lugar para uns tiozões que só compunham pops execráveis para novelas da Rede Globo, sendo o fundo do poço dessa fase o ridículo Sacos Plásticos (2009).

Talvez inspirados por toda essa onda de protestos que tomaram as ruas brasileiras em 2013, ou talvez caindo na real de que a abordagem dos últimos anos já não vendia mais, os remanescentes TITÃS (hoje resumidos a quatro membros originais) ensaiam, com Nheengatu, 14º disco de estúdio, uma volta ao rock mais primitivo e digno de nota, além da abordagem mais ácida e politizada das letras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Partindo da afinação mais baixa das guitarras, a menor ênfase nos "teclados de formatura de colegial" e a ausência total de baladas, Nheengatu é um verdadeiro lapso de criatividade dos dinossauros que muitos davam como mortos há anos. Toda essa agressividade e simplicidade vista em arranjos e letras parece ser resgatado dos subestimados Tudo ao Mesmo Tempo Agora (1991) e Titanomaquia (1991) e até mesmo algumas das músicas deste disco não fariam feio aos irmãos mais velhos, caso de "Fardado", que abre os trabalhos similarmente a "Será que é isso que eu Necessito", até mesmo na cadência, no peso dos riffs e nos vocais rasgados de Sérgio Britto, que aqui canta sobre a agressividade do poder militar contra a população, quem eles deveriam proteger.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

As primeiras músicas mostram uma banda com muita vontade de apagar o que fora feito nos últimos discos, destacando "Mensageiro da Desgraça", com os teclados fazendo um bom contra ponto aos riffs pesados de Tony Bellotto, e "República das Bananas", mais descontraída por conta dos vocais de Branco Mello. "Fala Renata" é uma direta aos que muito falam sem ter nada a dizer em letra simples e outro exemplo de teclados muito bem encaixados.

"Cadaver Sobre Cadáver" e seu clima marcial passa batida pela falta de um clímax para arrematá-la. Já o cover de "Canalha" (original de Walter Franco) é a surpresa e a melhor do disco, com um clima semi-hipnótico e riff cavalar no refrão a lá BLACK SABBATH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

O restante do disco segue com músicas que, se não são excelentes, não comprometem, caso de "Pedofilia" e uma interpretação dramática por parte de Sérgio Britto. "Eu me Sinto Bem" tem um clima a lá surf music, como se fosse uma versão mais obscura de "Sonífera Ilha". "Flores para Ela", única contribuição de Mário Fabre (novo baterista) nas composições é outro destaque, com sua letra sobre violência contra a mulher.

Em um saldo geral, da para dizer que este é um disco que dá vida nova aos TITÃS, que pareciam gravar discos no piloto automático desde Domingo (1995). Na parte instrumental, cada um parece bem adaptado a desempenhar sua função, com destaque para a evolução de Branco Mello na função de baixista, assim como Mário Fabre, que tira de letra o abacaxi de ter de substituir Charles Gavin no posto de baterista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Muito longe de ser um novo "Cabeça Dinossauro", como tem sido promovido, Nheengatu é, sem dúvida, um disco que possui força e que merece a sua atenção. Que este seja o primeiro passo para que a banda volte a nos orgulhar, como o fez brilhantemente anos atrás.

Tracklist:

1. Fardado
2. Mensageiro da Desgraça
3. República dos Bananas
4. Fala, Renata
5. Cadáver Sobre Cadáver
6. Canalha
7. Pedofilia
8. Chegada ao Brasil (Terra à Vista)
9. Eu Me Sinto Bem
10. Flores pra Ela
11. Não Pode
12. Senhor
13. Baião de Dois
14. Quem São os Animais?

Lineup:

Paulo Miklos - vocal (faixas 2, 5, 10, 13) / guitarra
Branco Mello - vocal (3, 6, 8, 12) / baixo
Sérgio Britto - vocal (1, 4, 7, 9, 11, 14) / teclados / baixo (faixas 3, 6, 8, 12)
Tony Belotto - guitarra

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air
Pierce The Veil


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Alisson Caetano

Reside no município de Santo Antônio da Platina, PR. Apreciador de música de qualidade, independente do estilo (com maior ênfase nos sons extremos). Redator no blog iniciante The Freak Zine, além de enviar alguns materiais para o Whiplash.
Mais matérias de Alisson Caetano.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS