Shock: Mantendo a pegada Heavy Metal de vinte anos atrás
Resenha - Shadows - Shock
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Postado em 11 de janeiro de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Pra começar, podemos dizer que ouvir um novo disco da pioneira banda pioneira SHOCK é uma alegria (e uma honra resenhá-lo). É como voltar no tempo, para aquele tempo em que fitas cassetes e revistas em quadrinhos eram raridades (não mundo afora, mas nas nossas mãos de jovens interioranos ou operários suburbanos) e não havia internet com seus arquivos MP3 e PDF para ouvir ou ler hoje à tarde o que foi lançado pela manhã no outro lado do mundo. Quem sabe, talvez por isso mesmo, dividíamos felizes essas raridades entre nossos amigos e vizinhos.
Quando a SHOCK surgiu na Paraíba, fazia bem pouco tempo que, no distante Pará, tão distante quanto o eixo Rio-Sampa, também o STRESS tinha dado os primeiros passos no Heavy Metal brasileiro, com demos ainda em português até o excelente debut ¨Heavy Metal We Salute You¨, lançado em 1991 por um selo potiguar. Infelizmente, este segundo full length levou talvez a idade de alguns de vocês para ser lançado, mas não se trata de nenhum ¨Chinese Democracy¨. Ao contrário, é um disco com composições mais amadurecidas, incorporando um pouco do som que os caras ouviram nesses vinte anos, só que sem perder a pegada heavy metal do primeiro. Alias, ainda sobre ¨Heavy Metal We Salute You¨, procure a versão em CD lançada há alguns anos atrás, com a íntegra do disco original, mais alguns bônus (procure, vale a pena). Leia uma resenha dele no link abaixo.
A banda foi formada inicialmente pelos irmãos Carlos Roque (bateria e vocal), Paulo Roque (baixo), Edgard e Marcos Roque nas guitarras (que coincidência, uma família que tem rock até no nome). Marcos deixou a banda no início dos anos 80, enquanto Carlos deixou os vocais sob a responsabilidade de Américo Caldeira. O presente artefato veio ao mundo através das mãos da MMB Records, com capa e encarte desenhados pelo sempre competente Alcides "Burn", que já ilustrou muitas outras joias do metal nacional.
A bolacha abre com "The Disturbed", uma bela intro, mas que em nada denuncia a pauleira que há por vir. É em "Nightmare" que o Heavy Metal começa de verdade, uma faixa com riffs de guitarra oitentista pontuados pelo excelente baixo de Paulo Roque. E vai ser assim praticamente até o fim do play, como em "Train of Life", segunda faixa, e "Hard To Say" (mais lenta, culminando em um solo matador), com o baixo de Paulo Roque pontuando o peso que virá das guitarras de Edgard e da bateria de Carlos. As melodias casam bem com a voz Halfordiana de Américo e ficam nos ouvidos como qualquer outra canção da NWOBHM, especialmente SAXON e IRON MAIDEN. Tudo culmina na grandiloquente "Send Me A Sign", iniciada por uma não menos que matadora levada de baixo. O conteúdo lírico não é nada shakespeareano, mas os caras não derrapam no inglês como fazem algumas outras bandas brazucas.
O duelo entre a guitarra de Edgard e o baixo de Paulo são, sem dúvida alguma, o ponto alto do trabalho. A bateria de Carlos faz bem o seu trabalho, mas é esse duelo incessante que vai te fazer querer ouvir o disco uma vez após a outra. A temperatura cai um pouco na faixa-título, uma balada, mas volta a subir a galope em "Dethrone The Tyrants", seguida por "Lady of The Night", que não esconde a inspiração provável em "Princess of The Night", do SAXON. O disco se encerra com a pesadíssima "Blackmail". E o que se pode esperar é que o SHOCK venda muito, faça muitos shows, para continuar nos brindando com petardos dessa natureza.
O que podemos dizer é que, a exemplo de bandas novas (como ENFORCER e SKULL FIST) e de antigas lançando novos discos (como a própria SHOCK), o New Wave of British Heavy Metal pode até não ter nada de "new" e há muito tempo deixou se ser exclusivamente "British", mas, vai muito bem, obrigado.
Track List
The Disturbed
Nightmare
The Train of Life
Hard to Say
I Never Surrender
Meaningless Life
Paradise
Send Me A Sign
Shadows
Dethrone The Tyrants
Lady Of The Night
Blackmail
http://www.metalshock.net/
[email protected]
https://www.facebook.com/metalshockpb
Outras resenhas de Shadows - Shock
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
Dave Grohl toca "Highway to Hell" com o AC/DC em Nova Jersey
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
O guitarrista extraordinário que Alex Lifeson admirava, mas cuja banda não o emocionava
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
Nicko McBrain gostaria de ser enterrado no caixão "mais estranho do mundo"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Rudy Sarzo sobre Rhoads x Van Halen: "Pessoas não sabem diferença entre opinião e fato"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O clássico do Led Zeppelin que deve seu sucesso a "Stairway to Heaven"
Hard Rock: Aqueles que ficaram para trás - Parte 1
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos
O guitarrista preferido de Lars Ulrich, do Metallica; "impossível tirar o olho"
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



