A lista definitiva das músicas favoritas de Paul McCartney, segundo a Far Out
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de novembro de 2023
Os Beatles, sem dúvida, mudaram o mundo. É um feito que coloca quatro rapazes da classe trabalhadora de Liverpool entre os maiores artistas da história humana. Capturar uma audiência tão grande foi um feito inédito na história humana. Mais de meio século depois, McCartney afirma (via Far Out em matéria de Tom Taylor): "Ainda acredito que o amor é tudo o que você precisa. Não conheço uma mensagem melhor do que essa."
Paul McCartney - Mais Novidades
Com isso em mente, a Far Out compilou uma lista de todas as músicas que inspiraram essa lenda. Desde suas faixas favoritas no vasto arsenal dos Fab Four até seu amor por músicas como 'God Only Knows', estas são todas as músicas que McCartney agraciou com seu elogiado louvor.
A música que Paul McCartney chama de "a maior música já escrita"
O Beatle declarou uma vez: "'God Only Knows' é uma das poucas músicas que me fazem chorar toda vez que a ouço. É realmente apenas uma música de amor, mas é brilhantemente feita. Mostra o gênio de Brian [Wilson]. Eu realmente a toquei com ele, e, receio dizer, durante o teste de som, eu desabei. Foi simplesmente demais ficar ali cantando essa música que mexe com minha cabeça e ficar ali cantando com Brian."
Claro, as coisas poderiam ter se desenrolado da mesma forma se 'God Only Knows' não existisse, mas na linhagem de seu legado, é preciso dizer que sem a música, não haveria Sgt. Peppers, e não foi apenas McCartney que a chamou de a maior música do mundo; até Lennon disse, quando foi lançada, que o "mundo se animou". E como Jackson Browne disse com um sorriso: "Imagine uma banda influenciando os Beatles!"
As três músicas que Paul McCartney gostaria de ter escrito
Quando você já escreveu e lançou mais de 500 músicas, e boa parte delas chegou ao topo das paradas, não deve haver muitas outras que você deseje ter criado. No entanto, quando lhe perguntaram isso, McCartney comentou: "Realmente não quero ter escrito as músicas de mais ninguém, mas, como uma pergunta fantasiosa, eu amo 'Stardust', de Hoagy Carmichael e Mitchell Parish", ele compartilhou. "É uma música linda. E eu me lembro de pensar que o primeiro sucesso de Billy Joel, 'Just The Way You Are', era uma música legal, eu gostaria de tê-la escrito também. 'Stardust' primeiro, no entanto."
E para uma boa medida, ele acrescentou uma balada clássica na paisagem campestre inglesa de Sting à mistura. "Eu gostei de 'Fields Of Gold' de Sting, e pensei: 'Sabe de uma coisa, eu deveria ter escrito isso'", disse McCartney. "Como ele se atreve? Eu disse a ele: 'Você roubou minha música'. Eu achei que era uma boa, sabe?" Tanto para aparentemente não ser o sentimental.
'Stardust' – Hoagy Carmichael & Mitchell Parish
'Just The Way You Are' – Billy Joel
'Fields Of Gold' – Sting
As músicas favoritas de Paul McCartney dos Beatles
De todos os companheiros de banda, McCartney era sem dúvida o maior fã. Enquanto seu parceiro de composição, John Lennon, colocava as garras para fora em qualquer ocasião para um pouco de auto-depreciação, Macca está sempre ansioso para destacar: "Há muitas músicas que eu amo dos Beatles".
Ele enumerou uma série que é mais cara a ele em uma entrevista a Zane Lowe, explicando: "Acho que 'Strawberry Fields' é uma ótima música; acho que 'Hey Jude' funcionou muito bem. Tenho muitas músicas favoritas: 'Blackbird' eu amo, 'Eleanor Rigby' eu amo."
Mas ele não está disposto a ficar apenas com os clássicos, pois também empilha suas memórias ao lado das faixas. "Eu sempre digo 'You Know My Name (Look Up The Number)', que é um lado B maluco, maluco, que ninguém conhece - mas nos divertimos muito fazendo. É como um pequeno disco de comédia. E eu só lembro da alegria de fazê-lo," ele explica de uma maneira indicativa de como ele olha carinhosamente para a banda. Na verdade, ao longo dos anos, ele citou 20 faixas separadas como suas favoritas firmes da banda, e as compilamos abaixo.
'You Know My Name (Look Up The Number)'
'Strawberry Fields Forever'
'Hey Jude'
'Blackbird'
'Eleanor Rigby'
'Across the Universe'
'Julia'
'From Me To You'
'This Boy'
'Here There and Everywhere'
'Yesterday'
'And Your Bird Can Sing'
'Rain'
'Fixing a Hole'
'A Day in the Life'
'Penny Lane'
'The Inner Light'
'Happiness Is A Warm Gun'
'Something'
'Let It Be'
As 14 músicas favoritas de todos os tempos de Paul McCartney
Em 2004, a Uncut compilou uma matéria de capa sobre McCartney enquanto ele se preparava para o lançamento de "Never Stop Doing What You Love" em 2005. Nele, o baixista enumerou uma lista de suas 14 faixas favoritas de todos os tempos. De maneira tipicamente eclética, ele colocou antigas canções de jazz ao lado de música clássica, pop e até uma raridade de seu antigo companheiro de banda.
No entanto, talvez mais notável do que as inclusões reais seja que sua lista não apresentou nada de seu "herói" pessoal, Bob Dylan, ou do homem que ele chama de "gênio", Stevie Wonder. Por outro lado, James Taylor sempre foi esperado, com Macca dizendo uma vez: "Fui ver James Taylor uma vez e comecei a chorar porque era simplesmente adorável! Eu estava pensando, 'Ah, eu amo esse cara' — estou ficando emocional até agora!"
James Taylor – 'Mean Old Man'
The Beach Boys – 'God Only Knows'
Chinmaya Dunster & Vidroha Jamie – 'Chance Meeting'
Nitin Sawhney – 'Sunset'
Nat King Cole – 'The Very Thought Of You'
Maria João Pires – 'Nocturne No. 2 In E Flat Major'
Colin Hay – 'Going Somewhere'
Steadman – 'Carried'
The Julian Bream Consort – 'Galliard'
George Harrison – 'Marwa Blues'
Glenn Aitken – 'The Way'
Donovan – 'Sunny Goodge Street'
Fred Astaire – 'Cheek To Cheek'
Frank Sinatra – 'A Lovely Way To Spend An Evening'
A música que inspirou pela primeira vez Paul McCartney
Uma música, em particular, foi a mais comovente para McCartney. "Foi Elvis quem realmente me deixou viciado em música pop", ele disse. "Quando ouvi 'Heartbreak Hotel', pensei, é isso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps