Shock: Retorno triunfal com um clássico Metal
Resenha - Shadows - Shock
Por Vitor Franceschini
Postado em 25 de outubro de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 2012 a Kill Again Records teve a brilhante ideia de relançar "Heavy Metal We Salute You", debut dos paraibanos do Shock que pode ser considerado um dos melhores álbuns de Heavy Metal brasileiro e foi originalmente lançado em 1991. A parceria e o relançamento deram certos, tanto que a banda entrou em estúdio e, 23 anos após seu debut, lança seu segundo álbum oficial (lembrando que neste tempo a banda lançou ainda um EP e um Split).
Incrivelmente na ativa desde 1978, é impressionante como a banda parece ter saído do movimento da New Wave Of British Heavy Metal, diretamente do Reino Unido, tal capacidade que a banda tem de reproduzir a sonoridade que marcou final dos anos 70 e início dos anos 90.
Em "Shadows" a banda mantém essa sonoridade e se você colocar o álbum sem ver que é uma banda brasileira vai jurar que é algo da época, além de teimar que é algo feito por uma banda estrangeira. Vários fatores contribuem com isso desde riffs muito bem elaborados e executado, a sutil melodia dos solos, a cozinha básica, mas coesa, além do bom inglês e interpretação do vocalista Américo Caldeira.
As composições são pegajosas (no bom sentido) e uma verdadeira viagem no tempo vem em mente ao ouvir músicas como The Disturbed, Nightmare, Hard To Say, Paradise e Shadows. É o tipo de música prazerosa em ouvir.
A produção do disco (a cargo de Giulian Cabral, no GC Studio ‘Promix’) também tentou buscar a essência dos tempos áureos do Metal, mas poderia soar um pouco menos datada dando mais peso às composições. É claro que esse pormenor não tirou o brilho deste grande lançamento. Memorável!
Outras resenhas de Shadows - Shock
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
O disco de metal extremo que é um dos preferidos de Rob Halford
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Os 5 músicos com quem Gene Simmons comprou algumas das maiores brigas de sua carreira
Brent Hinds tentou fazer o Mastodon abandonar o heavy metal
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
Álbum ao vivo de Scott Weiland será lançado no mês de outubro
O instrumento que Paulo Miklos quis tocar nos Titãs e foi vetado na hora
Ao eleger melhores discos de Rock do Brasil, Lobão aponta álbum "melhor que o Sgt.Peppers"
De AC/DC a ZZ Top: Origens dos nomes de bandas e artistas de rock
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



