Kalmah: aula de melodia, velocidade, peso e sinfonia
Resenha - Seventh Swamphony - Kalmah
Por Gisela Cardoso
Postado em 11 de agosto de 2013
Eis o retorno do Kalmah, o quinteto finlandês conhecido pelo seu legítimo e consagrado "Swamp Metal". Após o sucesso do "12 Gauge" (2010), era esperado que o Kalmah lançasse um sucessor à altura. E superar expectativas foi o que a banda exatamente fez em seu novo e sétimo álbum de carreira, "Seventh Swamphony".
Então eis a sétima sinfonia do pântano. "Seventh Swamphony" nada mais é do que uma verdadeira aula de melodia, velocidade, peso e sinfonia, e em outras palavras, tudo o que o bom Death Metal finlandês tem a oferecer.
Mais uma vez, os irmãos Pekka (vocal/guitarra) e Antti Kokko (guitarra) realizaram um trabalho impecável na construção de saudosos solos e riffs de guitarra, além do poderoso vocal do Pekka, que apresenta uma notável variação do gutural ao rasgado, e também desta vez, o limpo. As linhas de baixo do Timo Lehtinen também são bem precisas no álbum em geral. E novamente, o baterista Janne Kusmin teve um desempenho incrível, o que vem sendo um marco no grupo desde a sua estreia no "They Will Return" (2002). Mas o destaque vai para o tecladista Veli-Matti Kananen: mal foi anunciada a sua entrada no Kalmah no ano passado, e logo de cara, encarou uma complexa e técnica composição, fazendo um trabalho muito bem feito, e correspondendo às expectativas dos fãs e amantes do Melodic Death Metal.
Entre as oito faixas que compõe o trabalho, as que merecem uma notável atenção: a faixa-título, que é dotada de um riff memorável e uma ótima evolução em sua composição; a "Deadfall", mais rápida e pesada, comparada à sua anterior; "Pikemaster", uma verdadeira viagem musical e os backing vocals são bem explorados; "Hollo", talvez seja a mais lenta e melódica do disco, e contém vocal limpo (o que é consideravelmente raro no Kalmah); e a "Windlake Tale", uma perfeita obra-prima que traz épicos solos de guitarras e teclados, resultando uma verdadeira "velocidade sinfônica".
Seria imprudência não mencionar que, apesar das evoluções ao longo dos anos, o Kalmah sempre se manteve fiel ao seu estilo, o qual consiste em criar uma sonoridade única e marcante aos moldes do Melodic Death Metal, e enraizado em sua cultura local.
Em suma, conforme dito anteriormente, melodia, velocidade, peso, evolução, sinfonia, e até mesmo um pouco de teatralidade, são o que compõe basicamente o "Seventh Swamphony". Vale ressaltar que a competência e dedicação desempenhadas e exigidas por todos os cinco integrantes são muito evidentes, o que já são marcas registradas na banda. Agora só resta esperar ansiosamente pela oitava sinfonia do pântano.
Tracklist:
01. Seventh Swamphony
02. Deadfall
03. Pikemaster
04. Hollo
05. Windlake Tale
06. Wolves On The Throne
07. Black Marten's Trace
08. The Trapper
Line-up:
Pekka Kokko - vocal/guitarra
Antti Kokko - guitarra
Timo Lehtinen - baixo
Janne Kusmin - bateria
Veli-Matti Kananen
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Rock in Rio: algumas das maiores vaias em edições nacionais
Dream Theater: os segredos do álbum Octavarium
Gil disse que Paralamas são apenas três e fazem som melhor do que os oito Titãs



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



