Mutantes: muita psicodelia, mesmo não sendo inovadora como antes
Resenha - Fool Metal Jack - Mutantes
Por Felipe Alecrim de Morais Baião
Postado em 29 de maio de 2013
Após quatro anos desde o lançamento de seu último trabalho, Haih or Amortecedor, OS MUTANTES voltam aos holofotes com o seu mais novo disco "Fool Metal Jack", lançado no último dia 30 de abril pela "Krian Music".
No passado, a banda conseguiu sucesso internacional, atingindo principalmente os Estados Unidos e o Reino Unido com seu rock psicodélico misturado ao tropicalismo. Frente ao fracasso comercial de 2009, o grupo, que atualmente só carrega Sérgio Dias da formação original, parece ter jogado todas as suas cartas no marcado gringo, já que "Fool Metal Jack" foi lançado primeiramente nos EUA e o inicio de sua turnê também será para americano ver.
O disco contém 12 músicas das quais somente uma está em língua brasileira. Todas as outras estão em inglês, o que demonstra mais uma vez o direcionamento para longe das terras tupiniquins. E se você ficou curioso com relação ao título do disco, "Fool Metal Jack" é sim uma clara homenagem ao diretor de cinema Stanley Kubrick e seu filme homônimo lançado em 1987.
O mais importante ao escutar esta nova fase da banda é se despir de preconceitos ou saudosismos, afinal, um Sérgio Dias só não faz verão. É um ótimo disco, cheio de experimentações e por vezes bem setentista. As letras embarcam em temas amplamente abordados nos tempos de ouro dos hippies, como em "Ganja Man" e "Valse LSD".
A primeira audição do disco pode dar impressão de anarquia em uma mistura de "rock 'n roll", "folk", "rock progressivo" e até "reggae", sem muita lógica aparente, mas um elemento une todas: a psicodelia - não tão inovadora como no passado mas ainda trazendo boas lembranças a quem viveu a época e mostrando aos mais novos que nem tudo está perdido.
Para ler a resenha completa acesse:
http://www.fugaunderground.com/2013/05/os-mutantes-fool-metal-jack-2013.html#.UZ5UIqLMD_M
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
Judas Priest inicia a turnê Faithkeepers; confira setlist e vídeos
A canção do Pink Floyd que Roger Waters acha que teria cantado melhor que David Gilmour
O músico dos Beatles que Ringo Starr achava que não se encaixava na banda
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
5 bandas que superaram tragédia e fizeram mais sucesso após perder um integrante
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
A pior faixa de "Reign in Blood", do Slayer, segundo a Metal Hammer
Tony Iommi agenda anúncio especial para a próxima quarta-feira
As regras de Sharon na relação de Ozzy Osbourne com as groupies
O trocadilho picante que Ney fazia em "Pro Dia Nascer Feliz" que Cazuza gargalhava
O hit dos Paralamas que é uma indireta de Herbert para sua ex Paula Toller


5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar



