Mutantes: muita psicodelia, mesmo não sendo inovadora como antes
Resenha - Fool Metal Jack - Mutantes
Por Felipe Alecrim de Morais Baião
Postado em 29 de maio de 2013
Após quatro anos desde o lançamento de seu último trabalho, Haih or Amortecedor, OS MUTANTES voltam aos holofotes com o seu mais novo disco "Fool Metal Jack", lançado no último dia 30 de abril pela "Krian Music".
No passado, a banda conseguiu sucesso internacional, atingindo principalmente os Estados Unidos e o Reino Unido com seu rock psicodélico misturado ao tropicalismo. Frente ao fracasso comercial de 2009, o grupo, que atualmente só carrega Sérgio Dias da formação original, parece ter jogado todas as suas cartas no marcado gringo, já que "Fool Metal Jack" foi lançado primeiramente nos EUA e o inicio de sua turnê também será para americano ver.
O disco contém 12 músicas das quais somente uma está em língua brasileira. Todas as outras estão em inglês, o que demonstra mais uma vez o direcionamento para longe das terras tupiniquins. E se você ficou curioso com relação ao título do disco, "Fool Metal Jack" é sim uma clara homenagem ao diretor de cinema Stanley Kubrick e seu filme homônimo lançado em 1987.
O mais importante ao escutar esta nova fase da banda é se despir de preconceitos ou saudosismos, afinal, um Sérgio Dias só não faz verão. É um ótimo disco, cheio de experimentações e por vezes bem setentista. As letras embarcam em temas amplamente abordados nos tempos de ouro dos hippies, como em "Ganja Man" e "Valse LSD".
A primeira audição do disco pode dar impressão de anarquia em uma mistura de "rock 'n roll", "folk", "rock progressivo" e até "reggae", sem muita lógica aparente, mas um elemento une todas: a psicodelia - não tão inovadora como no passado mas ainda trazendo boas lembranças a quem viveu a época e mostrando aos mais novos que nem tudo está perdido.
Para ler a resenha completa acesse:
http://www.fugaunderground.com/2013/05/os-mutantes-fool-metal-jack-2013.html#.UZ5UIqLMD_M
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
Judas Priest e Pantera farão turnê juntos na América Latina, segundo Summa Inferno
O problema de Billy Joel, Mötley Crüe e Paul Stanley, segundo Michael Sweet
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
Bruce Dickinson acha que igreja católica irá se incomodar com seu novo videoclipe
Após anunciar turnê de despedida do Journey, tecladista muda de ideia
A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
Dave Stewart entende ser "tarde demais" para um reencontro do Eurythmics
Aerosmith realiza segundo show comemorativo; veja setlist, convidados e vídeos
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
Alcione: "Peguei Axl Rose logo pela cintura, ele me abraçou, me chamou de 'amazing'"
Depressão: 10 músicas que devem ser evitadas
O hit do AC/DC cuja letra passa mensagem séria sobre ganância e trapaça

O álbum dos Mutantes que é uma vergonha completa, segundo Regis Tadeu
O motivo que fez Liminha definitivamente perder o encanto pelos Mutantes
O guitarrista brasileiro que estava anos-luz à frente dos outros, segundo Liminha
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



