God Dethroned: uma espécie de retorno à fase mais extrema
Resenha - Under the Sign of the Iron Cross - God Dethroned
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 09 de abril de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O canto do cisne da banda é simplesmente uma obra-prima! Ao mesmo tempo em que o trabalho fascina, ele também entristece, no sentido de lembrar que se trata do último dos holandeses, tão admirados no underground. Como consolo, vale seu lançamento nacional pela grande Shinigami Records (www.shinigamirecords.com.br).
Quem acompanhou a trajetória do grupo sabe de suas mudanças no direcionamento musical, envolto no Death Metal ora brutal, ora melódico. "Under the Sign of the Iron Cross" é uma espécie de retorno à fase mais extrema do conjunto. E põe extrema nisso. Para os fãs da fase do disco "Ravenous" (perfeito!), esse aqui é um prato transbordando!
Após a abertura com cadência marcial em "The Declaration of War", entra a sanguinária e maravilhosa "Storm of Steel", que mostra que a velocidade continua intacta na banda.
E para não restar dúvidas sobre a afirmação, é bom checar a faixa seguinte, "Fire Storm", tão (ou mais) violenta quanto a anterior. Sem descanso, sem partes lentas!
A monstruosidade continua, agora com "The Killing is Faceless", com destaque, em determinado momento, para os bumbos ultra-rápidos do baterista Michiel van der Plicht: ignorante o menino!
Uma veia Black Metal, que também sempre acompanhou os caras, ganha contornos mais firmes na faixa-título, com riffs caprichados, que parecem invocar o tinhoso. O belo final, com direito a piano e melodias melancólicas, enriquece ainda mais a canção.
Depois, vem "Chaos Reigns at Dawn" e – lógico – traz o apocalipse para os ouvidos. Só porradaria, também com mais evidências Black. Fantástica!
O momento mais trabalhado vem com "Through Byzantine Hemispheres". São arranjos bem legais, regados a muito peso e bom gosto.
O tempo passa rápido: já estamos na penúltima composição, "The Red Baron", que volta a metralhar os tímpanos. E o solo.... ah, o solo... de tirar o chapéu e encher os olhos" Outra preciosidade desse disco fabuloso, também com um lado Black mais acentuado.
Pra acabar com tudo, a belíssima "On Fields of Death & Desolation", inspirada, grandiosa, magnífica. As alternâncias de clima, em momentos mais lentos e outros mais absurdamente rápidos, tornam esse som um dos melhores do CD.
O timbre das guitarras se assemelham um pouco ao do da Morbid Angel, o que, em dados momentos, remete ao quarteto da Flórida, nos Estados Unidos. Mas a semelhança não vai muito além disso.
Parte gráfica lindíssima e gravação fabulosa. Simples assim. O álbum merece estar tranquilamente entre os melhores lançamentos da God Dethroned. Escutando-o, fica a inconformidade de tanto talento cessar suas atividades. Injusto. No entanto, uma coisa é certa: esses deuses aqui, que nos abandonaram, jamais serão destronados.
God Dethroned - Under the Sign of the Iron Cross
Metal Blade Records/Shinigami Records – 2010/2013 (relançamento) - Holanda
http://www.goddethroned.com/
http://www.facebook.com/goddethronedofficial
http://www.myspace.com/goddethroned
Tracklist:
1. The Declaration of War 00:57 instrumental
2. Storm of Steel 03:41
3. Fire Storm 03:09
4. The Killing is Faceless 04:54
5. Under the Sign of the Iron Cross 05:15
6. Chaos Reigns at Dawn 04:05
7. Through Byzantine Hemispheres 03:04
8. The Red Baron 03:51 Show lyrics
9. On Fields of Death & Desolation 07:29
Total: 36:25
Outras resenhas de Under the Sign of the Iron Cross - God Dethroned
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
John Bush realiza primeiro show solo tocando material do Anthrax
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses
Dez ótimas baladas gravadas por bandas de Thrash Metal, em lista do Loudwire
Nando Reis ia com frequência até a casa de Cássia Eller, mas não sabia o endereço dela


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



