Por que Ira! nunca fez tanto sucesso quanto Capital Inicial, segundo Edgard Scandurra
Por Gustavo Maiato
Postado em 31 de agosto de 2023
O Ira! é uma das grandes bandas de rock nacional dos anos 1980, mas nunca obteve enorme sucesso igual outras da mesma época. Em entrevista em seu canal, João Gordo questionou o guitarrista Edgard Scandurra o motivo pelo qual seu grupo nunca foi tão popular quando o Capital Inicial.
Ira! - Mais Novidades
Em sua resposta, Scandurra explicou que a banda era mais dedicada ao pós-punk e a tentar quebrar barreiras e acabou não explorando sonoridades que poderiam trazer mais popularidade, como foi o caso da música "Flores em Você".
"No início da banda, éramos muito dedicados a esse ambiente do punk. Valorizávamos imensamente as apresentações, especialmente em locais como a Napalm, onde o pós-punk reinava. Era uma espécie de reação contra a cultura predominante, um espaço no qual nos inseríamos. O Ira! ocupava uma posição intermediária, não exatamente mainstream, mas também já não tão underground, já que tínhamos conquistado um público considerável. No entanto, acredito que essa dualidade sempre orientou o Ira! para uma trajetória mais alternativa.
Um exemplo é a música ‘Flores em Você’, que obteve sucesso. Poderíamos ter explorado ainda mais sua sonoridade. Em um momento seguinte, entretanto, optamos por um álbum experimental, buscando quebrar barreiras. Naquela época, havia recursos financeiros, as gravadoras investiam.
Lembro-me de passar dois meses no Rio de Janeiro, gravando no estúdio sensacional do Liminha, com equipamentos excelentes e uma equipe técnica espetacular. Amplificadores incríveis, tudo estava à disposição. É uma realidade que não existe mais, há muitos anos já".
Curiosidades sobre o Ira!
Em entrevista ao Inteligência Ltda., o vocalista Nasi explicou de onde surgiu o nome "Ira!" e disse que nada tem a ver com o movimento nacionalista irlandês de mesmo nome.
"Outubro de 1981 foi o primeiro show do Ira!. Nós éramos uma banda punk, então o nome veio daí: ira, cólera, raiva e indigestão. É tudo por aí, né? No primeiro cartaz do Ira!, usamos uma imagem que poderia dar a entender essa confusão com o Exército. Essa primeira fase foi muito particular. Pós-punk, sombria e dissonante, mas que nunca chegou a gravar um disco. Teve só um compacto. Ficou perdido no tempo. Graças a Deus a Nada Nada Records está resgatando essas coisas antiga", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
A lendária banda de heavy metal que ficou quase 7 anos seguidos sem fazer um único show
Jason Newsted deixou o Metallica por ter se tornado "um viciado terrível"
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Para Nicko McBrain, volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden estava "nos planos de Deus"
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
Rolling Stones anuncia novo álbum de estúdio, "Foreign Tongues"
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
Judas Priest escondeu por 10 anos que vivia sem dinheiro, segundo K.K. Downing
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra


