Astro Zombies: um refresco para quem já está enjoado do "mesmo"

Resenha - Are Coming... - Astro Zombies

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Ver Acessos

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


A mistura freak de rockabilly, filmes de terror classe Z e muita, mas muita insanidade, deu ao rock n'roll, no final da década de 70, um gênero musical tão divertido quanto subvalorizado - o pshychobilly, estilo que nunca se pretendeu sério, intelectual ou algo do tipo - e deu a música sua parcela de diversão ao colacionar clichê e misturá-los ao imaginário da cultura marginal de múmias e vampiros de segunda classe. Nessa leva, THE CRAMPS, THE GUN CLUB, MOJO NIXON e outros deram seu recado; e as influências de sua crueza sonora podem ser sentidas em bandas como FLAT DUO JETS e WHITE STRIPES.

Galeria de fotos: 13 motivos para gostar de Rock N RollMetal Sucks: Top 25 vocalistas do metal moderno

Em 1996, um trio francês que, mesmo após dezessete anos permanece no "under-underground", inicia suas atividades e, inspirados no título de uma canção do MISFITS (que, por sua vez, havia sido inspirada em um filme B - e hoje cult- dos anos 60), "cospe" ao mundo o "THE ASTRO ZOMBIES". Se em termos de novidade o álbum de estréia, "The Astro Zombies Are Coming"(1997) não acrescenta nada, em termos de diversão é um refresco para quem já está enjoado do "mais do mesmo" do mainstream.

A vinheta ao estilo rádio noticiário do anos cinquenta que abre a faixa título já flerta com as produções cinematográficas de ED WOOD, seguida de um delicioso instrumental que traz a consagrada mistura do estilo entre o punk, a surf music e o rock cru dos primórdios. "The Devil on Arrival" começa com um riff que lembra "I Wanna Be Your Dog" do STOOGES e, mudando a cadência logo em seguida, pode-se ouvir o vocal meio soturno-meio fanfarrão do guitarrista/vocalista BOBBY- única identificação encontrável sobre esse cidadão. "Love you so" é o resultado entre um improvável encontro entre JELLO BIAFRA e GENE VICENT e traz aquele som inconfundível de guitarras semi-acústicas encharcadas de reverb. "I'm All right" muda um pouco o estilo do jogo trazendo uma levada country-jurássica; "Barcelona" é punk-flamenco (!!) e a sugestiva "Manson Family" tem pés tão fincados no pshyco quanto no horror punk do MISFITS e THE UNDEAD. Vai mudar o mundo? Não. Mas que diverte, diverte.

Track list:
1.The Astro Zombies Are Coming...
2. The Devial On Arrival
3. Magnetic Man
4. Love You So
5. I'm All Right
6. I'll Never Be Your Friend
7. Barcelona 8. Bertha Lou
9. No Other Girl
10. Manson Family
11. Suicide
12. The Usual Suspects




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Astro Zombies"


Galeria de fotos: 13 motivos para gostar de Rock N RollGaleria de fotos
13 motivos para gostar de Rock N Roll

Metal Sucks: Top 25 vocalistas do metal modernoMetal Sucks
Top 25 vocalistas do metal moderno

Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interiorPreconceito
Dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior

AC/DC: as 10 melhores músicas da banda com Bon ScottHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1981Dave Mustaine: "Taekwondo mudou a minha vida"Bruce Dickinson: deixando o cabelo crescer novamente em ato de rebeldia

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n'roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.