Brainchild: magia das guitarras com intrumentos de sopro

Resenha - Healing Of The Lunatic Owl - Brainchild

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Leonardo M. Brauna
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Pouco se sabe sobre essa espetacular banda de 'Jazz Rock' e 'Progressive Rock' que em 1970 lançou o seu "filho único", "Healing Of The Lunatic Owl". Antes de ouvi-lo pela primeira vez na casa do meu brother e "garimpeiro musical", Victor Hugo Severo, pensava não existir algo que aproximava tanto a magia das guitarras com os instrumentos de sopro tornando tudo tão simples e maravilhoso. Vamos aos fatos comprovados por BRAINCHILD!
5000 acessosPreços: quanto custa para contratar a sua banda favorita5000 acessosBruce Dickinson: vocalistas que ele respeita e admira

Os britânicos começam "queimar lenha" com "Autobiography" e de cara já expõem a sua proposta com os metais surgindo de mancinho acompanhados de uma guitarra sem efeitos distorcidos que geram a base para a música. A parada para a parte cadenciada é magnânima e os solos de Trompete e Saxofone enriquecem mais ainda o conteúdo.

A faixa título vem em seguida com uma execução voltada quase 100% para o 'Jazz' e com uma batida ritmada que lembra até mesmo a nossa 'Bossa Nova'. É uma música que lhe deixa relaxado após um dia intenso de trabalho, por exemplo.

A terceira faixa, "Hide From The Dawn", é outra das que acalmam a alma, tem um som de baixo muito definido e a guitarra segue o tom da canção junto com o vocalista. Um exemplo perfeito de entrosamento e magia. Se quiser ouvi-la inteira, é melhor que não esteja sonolento.

Outra das minhas preferidas é "She's Learning", essa música tem um acompanhamento "tímido" de um órgão "Hammond" e isso é o que me chama mais atenção, pois sou um grande apreciador desse "monstrengo". Essa música até que poderia ter servido para trilha sonora em seriados de ação dos anos 70. Perfeita!

"A Time For A Place" é a de maior duração e a técnica aplicada para essa execução empolga os ouvidos mais fechados, aqui atabaques, baixo, guitarra, metais, o grande Harmmond B3 e principalmente as viradas "lunáticas" de bateria fazem a festa sem precedentes.

Em "Two Bad Days" temos mais um show de sopros com belíssima interpretação do vocalista que também se encarrega das passagens de baixo fazendo a harmonia necessária para os companheiros mostrarem a segunda parte da arte.

"Sadness Of A Moment" como o próprio título sugere, é uma faixa que beira a "tristeza". É tocada com muita calmaria só com voz, violão e flauta. Um bom momento para quem procura tranqüilidade e um veneno para quem sofre a "dor de cotovelo".

O "Grand Finale" fica por conta de "To B". Um 'Jazz instrumental' que foi escolhido para "fechar as cortinas" desse espetáculo. Assim a banda termina o seu "unigênito" deixando esse grande registro cheio de maravilhas musicais que você, se ainda não conhece, deve procurar e abrir 2013 com extremo bom gosto. Até a próxima!

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Lançamento:
A & M Records (1970);
Second Harvest (remasterizado: 2008).

Line Up:
HARVEY COLES – baixo, vocal;
BILL EDWRDS – guitarra, vocal;
DAVE MULLER – bateria;
CHRIS JENNIGS – órgão, piano;
BRIAN WILSHAW – saxofone, flauta;
LLOYD WILLIAMS – trompete.

Track List:
01 - Autobiography 3:47
02 - Healing Of The Lunatic Owl 5:22
03 - Hide From The Dawn 7:13
04 - She's Learning 4:24
05 - A Time For A Place 9:18
06 - Two Bad Days 4:08
07 - Sadness Of A Moment 4:18
08 - To B 4:01

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Brainchild"

PreçosPreços
Quanto custa para contratar a sua banda favorita

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Os vocalistas que ele respeita e admira

Show de RockShow de Rock
As diferenças entre os anos 80 e 2000

5000 acessosLars Ulrich: jucando no camarim do Guns N' Roses5000 acessosEm 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil5000 acessosMetallica: as 10 melhores músicas segundo a Loudwire5000 acessosChris Cornell: cantor usou aparelho de escalada para tirar a vida5000 acessosBabymetal: O "kawaii metal" que conquistou o planeta5000 acessosRonnie James Dio: o insistente uso de "Night" pelo vocalista

Sobre Leonardo M. Brauna

Leonardo M. Brauna é cearense de Maracanaú e desde adolescente vive a cultura do Rock/Metal. Além do Whiplash, o redator escreve para a revista Roadie Crew e é assessor de imprensa da Roadie Metal. A sua dedicação se define na busca constante por boas novidades e tesouros ainda obscuros.

Mais matérias de Leonardo M. Brauna no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online