A banda amada por milhões que para Lemmy é "uma porcaria" se comparada com os Beatles
Por Bruce William
Postado em 02 de outubro de 2024
Os Beatles tiveram um impacto cultural e musical inigualável sobre a humanidade. Surgindo em Liverpool no início dos anos 1960, o quarteto revolucionou o cenário da música popular, transformando o Rock em um fenômeno global. Suas canções traziam uma combinação inovadora de melodias cativantes, harmonias vocais e experimentações sonoras que moldaram o curso da música moderna. Além disso, os Beatles ajudaram a redefinir a cultura jovem da época, influenciando não apenas o modo como as pessoas consumiam música, mas também a moda, o comportamento e até mesmo as ideologias sociais. A "Beatlemania" varreu o mundo, unindo diferentes gerações e criando um fenômeno cultural sem precedentes.
Dada a importância histórica dos Beatles, não há outra banda que possa ser verdadeiramente comparada a eles. Talvez Elvis Presley seja o único artista musical equivalente ao grupo em alguns aspectos. E embora muitas outras bandas tenham deixado sua marca na música, o impacto global dos Beatles e sua capacidade de transcender gêneros e eras é incomparável. A inovação constante do conjunto, nos poucos anos em que seus integrantes estiveram juntos, elevou-os a um patamar único na história da música popular, fazendo com que o quarteto de Liverpool seja considerado, por muitos, como a maior banda de todos os tempos.
Lemmy, do Motorhead, não pensava diferente, não havia como. E em seu livro de memórias, "White Line Fever", que no Brasil saiu sob o nome
"Lemmy Kilmister - A febre da linha branca: A autobiografia" (Link da Amazon), ele enaltece as qualidades do Fab Four sem o mínimo pudor, ao falar sobre os anos sessenta: "Naquela época, a banda mais impressionante, sem dúvidas, era os Beatles. Eles eram a melhor banda do mundo. Nunca haverá algo como os Beatles, e você realmente tinha que estar lá para entender o que estou dizendo. Hoje em dia, os jovens acham que os Beatles foram apenas uma banda, mas eles não foram apenas isso. Eles foram um fenômeno gigantesco em todo o mundo. Todo mundo mudou por causa dos Beatles, até os políticos."
"Os Beatles revolucionaram o rock 'n' roll e também mudaram a forma como todos se vestiam e se comportavam", prossegue. "Parece ridículo agora, mas para aqueles dias, eles tinham cabelos muito longos. Eu me lembro de pensar: 'Uau! Como um cara pode ter o cabelo tão comprido assim?' Na verdade, o cabelo deles era apenas penteado para frente, com uma franja leve sobre a gola. Naquela época, todos nós usávamos topetes - antes dos Beatles, o estilo era cabelo à Elvis, penteado para trás."
Lemmy Kilmister, do Motorhead, assistiu os Beatles no Cavern Club em Liverpool
Nesse ponto, Lemmy comenta algo que deixaria muitas pessoas com uma inveja colossal: "Tive a sorte de vê-los tocar no Cavern Club em Liverpool, no início de tudo. Eles eram muito divertidos, comendo sanduíches de queijo enquanto cantavam, e faziam muitas piadas. Eram hilários. Eles poderiam ter sido uma equipe de comédia". E mais adiante, ele coloca os integrantes da banda sob a perspectiva daqueles tempos: "E os Beatles também eram durões. Brian Epstein os 'limpou' para o consumo em massa, mas eles estavam longe de ser fracotes. Eles eram de Liverpool, que é como Hamburgo ou Norfolk, na Virgínia, uma cidade portuária difícil, cheia de estivadores e marinheiros por toda parte, que te espancariam se você sequer piscasse para eles. Ringo era do Dingle, que era como o Bronx."
Daí Lemmy fala sobre os contemporâneos dos Beatles: "Já os Rolling Stones eram os 'filhinhos da mamãe', todos estudantes universitários dos subúrbios de Londres. Eles foram passar fome em Londres, mas foi por escolha, para criar uma espécie de aura de rebeldia. Eu gostava dos Stones, mas eles nunca chegaram perto dos Beatles, nem em humor, nem em originalidade, nem em canções, nem em apresentação. Tudo o que eles tinham era Mick Jagger dançando. Tudo bem, os Stones fizeram grandes discos, mas sempre foram uma merda no palco, enquanto os Beatles eram os melhores."
Em outro trecho de fala do Lemmy resgatado pela Far Out, ele diz: "Fui ver os Rolling Stones no parque e eles estavam horríveis, completamente desafinados. Jagger estava usando um vestido", se referindo ao famoso show deles no Hyde Park em Londres, em 1968. "Os Beatles mudaram o mundo. Eles realmente mudaram. A geração que estava com eles, o que inclui a mim, nós acreditávamos que poderíamos tornar o mundo melhor e falhamos, porque o mundo está cheio de merda. Porque do jeito que o dinheiro funciona, você não pode lutar contra ele, mas pode roubá-lo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps