A canção do Fleetwood Mac usada para estruturar um dos maiores clássicos do Led Zeppelin
Por Bruce William
Postado em 27 de janeiro de 2025
Durante uma conversa com Clemente Magalhães, do podcast Corredor 5, Charles Gavin contou de forma emocionante como "Black Dog" do Led Zeppelin mudou sua vida, e certamente foi o estopim que acendeu sua paixão por música, que seria força motriz de sua vida, seja tocando com bandas como os Titãs ou atuando na produção e em outras áreas ligadas.
Led Zeppelin - Mais Novidades
"Eu estava até ali seguro no meu centro gravitacional. Quando ouvi essa gravação eu me senti totalmente desequilibrado, no bom sentido, aquilo me tirou do meu centro, me desorientou", contou Charles, teorizando em seguida o que o teria cativado tão intensamente quando ainda era um adolescente. "Eu acho que essa faixa, o jeito que ela foi arranjada pelo Led Zeppelin, as pausas - isso é interessante na música, a banda toca e para de tocar, o Led sai tocando e para de tocar, depois tem um momento de música contínua, mas basicamente a parada da bateria, a parada da banda, só fica a voz falando, de alguma forma isso me chamou a atenção, eu não tinha equipamento artístico para avaliar o extraordinário baterista que estava lá, o extraordinário guitarrista que estava lá, enfim, eu acho que essa sonoridade, de alguma forma, provocou um desequilíbrio aqui dentro deste cérebro."

Lançada no quarto álbum do Led Zeppelin, "Black Dog" é um dos maiores clássicos da banda, famosa também por seu riff marcante e estrutura complexa. A música, criada em parte por John Paul Jones, destaca um padrão rítmico desafiador que mescla diferentes assinaturas de tempo. Apesar da dificuldade, John Bonham encontrou uma solução ao tocar em 4/4 enquanto o restante da banda seguia os tempos variáveis , o que consolidou a base para a canção.
A ideia inicial de Jones foi complementada por Jimmy Page, que propôs uma estrutura de pergunta e resposta para a música. E a CheatSheet destaca que, para isso, ele buscou inspiração em um grande sucesso de 1969 escrito por Peter Green. "Eu sugeri que construíssemos uma música com uma estrutura similar à de 'Oh Well', do Fleetwood Mac", disse Page, explicando que queria criar uma dinâmica semelhante à do clássico Blues-Rock da banda, mantendo o diálogo entre os instrumentos e o vocal como elemento central.
Embora o Fleetwood Mac seja mais conhecido pela fase com Stevie Nicks, liderando hits como "Dreams", a formação original da banda, com Peter Green, era focada no Blues. Segundo Page, essa era a melhor representação do Blues Britânico. "A original Fleetwood Mac com Peter Green interpretava o Blues de artistas como Elmore James de maneira brilhante", afirmou o guitarrista, destacando também o talento de Green, dizendo que sua sensibilidade em faixas como "Stop Messing Around" era "fabulosa ao estilo de B.B. King."
Voltando a Charles Gavin, na fala ao podcast ele diz ainda sobre "Black Dog": "Ela despertou, ela semeou alguma coisa ali naquele momento que foi crescendo, crescendo, germinando, o interesse por música foi se multiplicando, a partir daquele momento eu reconheci que a música era um grande meio de expressão, e uma coisa se encaixou na outra, fui prestar mais atenção nas bandas do colégio, no pessoal mais velho do colégio." Assim como para Charles, "Black Dog" continua a ser uma música que desperta novas paixões e inspira músicos ao redor do mundo. É um lembrete do impacto duradouro que canções bem elaboradas podem ter ao atravessar gerações.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
A banda que fez George Martin desistir do heavy metal; "um choque de culturas"
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas


3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
O que Jimmy Page e Steve Lukather conversaram na única vez em que se encontraram
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
O grande problema do filme "Becoming Led Zeppelin", segundo André Barcinski
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
Steven Tyler: "nunca esquecerei a audição para o Led Zeppelin"
Planet Rock: as maiores vozes da história do rock


