Coldworker: Dinamismo sem conspurcar o Metal extremo
Resenha - Doomsayer's Call - Coldworker
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 06 de maio de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ainda que tenha iniciado a carreira em 2006 de forma relativamente discreta, foi com o lançamento de seu segundo álbum, "Rotting Paradise" (08), que o sueco Coldworker passou a ser bastante comentado na cena do Heavy Metal extremo. Assim, muitos aguardavam ansiosamente pelo novo disco, "The Doomsayer's Call", que inclusive está aportando no mercado brasileiro através da iniciativa da Shinigami Records.
E as expectativas acerca de "The Doomsayer's Call" tinham total fundamento... Com uma execução impecável, é perceptível a preocupação dos músicos em explorar formas para destilar boas doses do sempre importante dinamismo, mas sem nunca conspurcar os valores fundamentais do Heavy Metal extremo, que são levados na mais alta conta pelo underground. Ou seja, os caras continuam agressivos até o osso.
Neste sentido, são várias as faixas que atingiram este objetivo em meio às estruturas esmagadoras do Grindcore e Death Metal. O Coldworker trabalha muito bem, seja na velocidade absurda, seja no groove, ou ambas as características em uma mesma composição, resultando em vários destaques como a abertura "A New Era", a excelente "The Reprobate", "Monochrome Existence" e "The Walls Of Eryx".
Ainda assim, mesmo com a infinidade de riffs criativos dos afiadíssimos Bertilsson e Schröder, e de um Anders Jakobson (Nasum) que muda os tempos de suas batidas com uma facilidade invejável, alguns poderão considerar a audição de "The Doomsayer's Call" por vezes não muito estimulante. E esta é uma sensação compreensível, em especial pela atuação unidimensional do vocalista Joel Fornbrant e os ritmos acelerados que são predominantes ao longo dos 45 minutos de audição.
Com uma produção moderna e que define perfeitamente cada instrumento em meio a tanta pancadaria, o Coldworker não está fazendo nada de particularmente novo, mas consegue misturar suas influências de maneira muito inteligente. Ok, algumas comparações serão inevitáveis, mas os caras são bons, tanto que este disco poderá cair nas graças dos admiradores do Napalm Death, Cannibal Corpse, Malevolent Creation, Suffocation ou Nasum. Um belo terceiro álbum!
Contato:
http://www.coldworker.com/
http://www.myspace.com/coldworker
Formação:
Joel Fornbrant - voz
Anders Bertilsson - guitarra
Daniel Schröder - guitarra
Oskar Pålsson - baixo
Anders Jakobson - bateria
Coldworker - The Doomsayer's Call
(2012 / Shinigami Records – nacional)
01. A New Era
02. The Reprobate
03. The Glass Envelope
04. Flesh World
05. Murderous
06. Pessimist
07. Monochrome Existence
08. Vacuum Fields
09. Living Is Suffering
10. The Walls Of Eryx
11. Violent Society
12. Becoming The Stench
13. The Phantom Carriage
Outras resenhas de Doomsayer's Call - Coldworker
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O Megadeth tentou um guitarrista mas ele não sabia solar, então contrataram o professor dele
Quando Kiss e Queen decepcionaram, mas o AC/DC salvou a lavoura
Como o tempo provou que o desapego do Lynyrd Skynyrd fazia todo o sentido
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
O único instrumento que Gerson Conrad, do Secos & Molhados, era proibido de tocar
O cantor que Keith Richards admite ter talento, mas é "calculado demais" e "superdimensionado"

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo


