Impéria: Oferecendo rock and roll pesado e sem frescura

Resenha - Em Dias Assim - Impéria

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 6


Passaram-se cerca de 15 anos, muitas trocas em sua formação e, consequentemente, ajustes na orientação musical para que surgissem as condições adequadas ao paulistano Impéria marcar sua estreia em disco. "Em Dias Assim" é um trabalho com arranjos bastante simples, lançado de forma independente, cantado no idioma português e focado no Hard Rock com várias pinceladas do Heavy Metal propriamente dito.

Rodolfo Abrantes: "Raimundos como banda não me interessa"Zakk Wylde: cinco momentos insanos do guitarrista

Neste sentido, "Em Dias Assim" revela um Impéria sem muita preocupação em mascarar a influência que sofre dos grandes ícones do rock pesado dos anos 70 e 80, em especial os de origem britânica. Os músicos se mostram esforçados, merecendo destaque os riffs e as letras otimistas e construtivas pelo teor crítico, mas, em linhas gerais, a audição se torna um pouco burocrática, o que é reforçado pela atuação do vocalista Marcio, que possui bom timbre, mas parece não conseguir se soltar.

Ainda que seja impossível não traçar alguns paralelos pelo repertório - atentem, por exemplo, para "Guerra sem Sentido" abraçando escancaradamente o Black Sabbath em sua fase áurea - o Impéria também mostra que pode chegar lá, tanto que "Alta Voltagem", "Trilhas Abertas" e a versão acústica para "Eu Sou o Que Sou" são exemplos bem sucedidos e com muita energia dentro de sua proposta.

Contando com a produção isenta de floreios de Fernando Magalhães (Barão Vermelho), o Impéria apresenta boas ideias ao longo das estruturas das canções, mas o maior entrave se torna a carência de algumas características próprias, e arrisco dizer que seu repertório foi construído ao longo dos anos, o que pode vir a explicar a falta de um estilo definido. Se este for o caso, o próximo álbum poderá ter uma sonoridade mais estabilizada. Ou não. Depende somente do que o Impéria almeja enquanto banda autoral.

Por ora, "Em Dias Assim" oferece rock and roll pesado e sem frescura, permanecendo indicado a quem aprecia Black Sabbath, Led Zeppelin, Deep Purple e similares. Confiram e tirem suas próprias conclusões.

Contato:
http://www.bandaimperia.com
http://www.myspace.com/bandaimperia

Formação:
Marcio Deliberalli - voz
Felippe Deliberalli - guitarra
Ricardo Ueno - baixo
Flavius Deliberalli - bateria

Impéria - Em dias assim
(2011 / independente - nacional)

01. K-Otica
02. Guerra Sem Sentido
03. Em Dias Assim
04. O Povo do Caos
05. Alta Voltagem
06. Dias de Paz
07. Nova Terra
08. Trilhas Abertas
09. Eu Sou o Que Sou
10. Eu Sou o Que Sou - Sole Novum


Outras resenhas de Em Dias Assim - Impéria

Impéria: Um som rico em elementos e influências musicaisImpéria: Banda é um gigante adormecidoImpéria: Rock Nacional com nuances de Hard Rock e Heavy MetalImpéria: Rock Nacional passando pelo Hard e flertando com o MetalImpéria: com mais de 15 anos, somente agora lançam seu debutImpéria: Um Rock direto, sem rodeios e sem frescuras




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Imperia"


Rodolfo Abrantes: Raimundos como banda não me interessaRodolfo Abrantes
"Raimundos como banda não me interessa"

Zakk Wylde: cinco momentos insanos do guitarristaZakk Wylde
Cinco momentos insanos do guitarrista


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adClioIL