Impéria: Oferecendo rock and roll pesado e sem frescura
Resenha - Em Dias Assim - Impéria
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 09 de abril de 2012
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Passaram-se cerca de 15 anos, muitas trocas em sua formação e, consequentemente, ajustes na orientação musical para que surgissem as condições adequadas ao paulistano Impéria marcar sua estreia em disco. "Em Dias Assim" é um trabalho com arranjos bastante simples, lançado de forma independente, cantado no idioma português e focado no Hard Rock com várias pinceladas do Heavy Metal propriamente dito.
Neste sentido, "Em Dias Assim" revela um Impéria sem muita preocupação em mascarar a influência que sofre dos grandes ícones do rock pesado dos anos 70 e 80, em especial os de origem britânica. Os músicos se mostram esforçados, merecendo destaque os riffs e as letras otimistas e construtivas pelo teor crítico, mas, em linhas gerais, a audição se torna um pouco burocrática, o que é reforçado pela atuação do vocalista Marcio, que possui bom timbre, mas parece não conseguir se soltar.
Ainda que seja impossível não traçar alguns paralelos pelo repertório – atentem, por exemplo, para "Guerra sem Sentido" abraçando escancaradamente o Black Sabbath em sua fase áurea – o Impéria também mostra que pode chegar lá, tanto que "Alta Voltagem", "Trilhas Abertas" e a versão acústica para "Eu Sou o Que Sou" são exemplos bem sucedidos e com muita energia dentro de sua proposta.
Contando com a produção isenta de floreios de Fernando Magalhães (Barão Vermelho), o Impéria apresenta boas ideias ao longo das estruturas das canções, mas o maior entrave se torna a carência de algumas características próprias, e arrisco dizer que seu repertório foi construído ao longo dos anos, o que pode vir a explicar a falta de um estilo definido. Se este for o caso, o próximo álbum poderá ter uma sonoridade mais estabilizada. Ou não. Depende somente do que o Impéria almeja enquanto banda autoral.
Por ora, "Em Dias Assim" oferece rock and roll pesado e sem frescura, permanecendo indicado a quem aprecia Black Sabbath, Led Zeppelin, Deep Purple e similares. Confiram e tirem suas próprias conclusões.
Contato:
http://www.bandaimperia.com
http://www.myspace.com/bandaimperia
Formação:
Marcio Deliberalli - voz
Felippe Deliberalli - guitarra
Ricardo Ueno - baixo
Flavius Deliberalli - bateria
Impéria – Em dias assim
(2011 / independente – nacional)
01. K-Otica
02. Guerra Sem Sentido
03. Em Dias Assim
04. O Povo do Caos
05. Alta Voltagem
06. Dias de Paz
07. Nova Terra
08. Trilhas Abertas
09. Eu Sou o Que Sou
10. Eu Sou o Que Sou – Sole Novum
Outras resenhas de Em Dias Assim - Impéria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O filme de terror preferido de 11 rockstars para você assistir no Halloween
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
"Ace Frehley não teve qualquer influência sobre mim", diz George Lynch
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
Sarcófago: pioneirismo, polêmica e death metal
Os álbuns que Andreas Kisser mandou Derrick Green tirar pra ser guitarrista do Sepultura
O ponto fraco de Yngwie Malmsteen segundo Ronnie James Dio, em 1985


Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



