A opinião de Ritchie Blackmore sobre Eddie Van Halen e sua técnica de tapping
Por André Garcia
Postado em 08 de outubro de 2022
Ritchie Blackmore é uma lenda viva da guitarra por conta de seu trabalho no Blackmore's Night e Rainbow, mas principalmente o Deep Purple. Formado por ele em 1968, fez sucesso na década seguinte com álbuns como "In Rock" (1970) e "Machine Head" (1972), ambos grandes influências para o surgimento do heavy metal.
De uma lenda da guitarra para outra, Eddie Van Halen surgiu na segunda metade dos anos 70 com a banda que levava seu sobrenome. Seu acrobático uso de técnicas até então pouco difundidas foi revolucionário, e causou um impacto comparado ao provocado por Jimi Hendrix anos antes. Assim como Hendrix, depois de Van Halen tocar guitarra jamais foi a mesma coisa.
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista de 1991 para a Guitar World, Ritchie Blackmore foi perguntado sobre Eddie Van Halen e a técnica de tapping — que, embora não tenha criado, difundiu pelo mundo.
Guitar World: O que você acha de tapping?
Ritchie Blackmore: Graças a Deus aquilo passou. A primeira pessoa que vi fazer aquelas coisas foi Harvey Mandel, no Whisky A Go-Go, em 68. Eu fiquei pensando 'Que diabos ele está fazendo?' Foi muito engraçado [risos], Jim Morrison foi colocado para fora porque estava gritando insultos para a banda. Jimi Hendrix estava lá, nós estávamos todos bêbados. Então, quando Harvey Mandel começou a fazer aquilo [imita tapping]... 'O que ele está fazendo?', tudo mundo se perguntou. Até a plateia parou de dançar."
Guitar World: Obviamente, Eddie Van Halen deve ter assimilado alguma coisa daquilo. O que você acha dele?
Ritchie Blackmore: Depende do meu humor. Ele é provavelmente o músico mais influente dos últimos 15 anos, porque todo mundo foi comprar uma daquelas [guitarras de microafinação]. Todo mundo pirou com alavanca! Então ele obviamente deixou uma marca. Ele é um grande guitarrista. Mas eu fico mais impressionado com suas composições recentes, e seu trabalho no teclado. Eu acredito que ele será lembrado — ele pode ser o próximo Cole Porter.
Pouco após sua morte, em 2020, Eddie Van Halen foi exaltado por Blackmore como "o guitar hero definitivo".
"Eddie Van Halen foi um guitarrista brilhante que deu início a um estilo de tocar guitarra imitado por toda uma geração de guitarristas", disse ele à Classic Rock. "Ele foi um dos músicos mais agradáveis que eu conheci na indústria musical: muito tímido, e nada convencido com suas habilidades como guitarrista. Frank Zappa disse que [Eddie] reinventou a guitarra. Eu concordo! Ele infelizmente fará falta, mas seu legado brilhante será lembrado para sempre. O guitar hero definitivo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps