Impéria: Banda é um gigante adormecido
Resenha - Em Dias Assim - Impéria
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Idéias
Postado em 29 de maio de 2015
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em Dias Assim, álbum de estreia do quarteto paulista Impéria e lançado em 2011, tem produção assinada por Fernando Magalhães, guitarrista do Barão Vermelho. Isso, por si só, já deveria dizer muito sobre o trabalho - mas não espere nada extraordinário. O som do Impéria não é algo muito exato, mas pega nítidas influências de hard rock, rock alternativo, heavy metal, grunge e um pouco de punk só para dar um gostinho. Riffs pesados e arranhadas bem-vindas no violão dividem espaço com vocais melódicos e rasgados. Mas o resultado geral é algo que não empolga.
O Impéria peca por duas coisas: primeiramente, a previsibilidade. Quando ouvi o álbum pela primeira vez, peguei-me adivinhando (e acertando) as palavras que seriam usadas para concretizar algumas das rimas. As letras poderiam ser melhor trabalhadas, pois soam óbvias sem serem diretas. Os vocais de Marcio Deliberalli replicam o problema que marca a maioria das novas bandas novas do rock nacional: não são marcantes, e o vocalista parece inseguro com alguma coisa.
A banda como um todo, aliás, não soa muito segura. Isso fica ainda mais evidente no clipe abaixo, em que os membros pouco se movimentam e pouco interagem com o ambiente e com eles mesmos. Sequer olham para a câmera. O som de Em Dias Assim é todo "para baixo", sem momentos de esplendor. Falta brilho.
Por outro lado, é louvável que a banda não tenha se rendido às baladinhas românticas e sem sal que as grandes gravadoras e emissoras adoram. Na verdade, os temas são menos fáceis e devem agradar a um público mais exigente. Como destaques, ficam a faixa título, "Dias de Paz" e "Trilhas Abertas".
É chato não ter como dar nota alta para uma banda iniciante do rock nacional, mas não é que estejamos tão carentes de bons grupos novos. É nítido que tem alguma coisa ali por debaixo do som recatado do quarteto, aguardando a oportunidade de ser liberado. O Impéria é exatamente como o país onde nasceu: um gigante adormecido;
Abaixo, o vídeo de "Eu Sou o que Eu Sou":
Track-list:
01. "K-Otica"
02. "Guerra Sem Sentido"
03. "Em Dias Assim"
04. "O Povo do Caos"
05. "Alta Voltagem"
06. "Dias de Paz"
07. "Nova Terra"
08. "Trilhas Abertas"
09. "Eu Sou o Que Sou"
10. "Eu Sou o Que Sou – Sole Novum"
Outras resenhas de Em Dias Assim - Impéria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
Judas Priest inicia a turnê Faithkeepers; confira setlist e vídeos
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
Tony Iommi agenda anúncio especial para a próxima quarta-feira
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
A curiosa origem da introdução de "Sweet Leaf", clássico do Black Sabbath
Andy LaRocque se pronuncia sobre saída do King Diamond
As bandas britânicas dos anos oitenta que decepcionaram o guitarrista do U2
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
A única música tocada no Festival de Woodstock que atingiu o primeiro lugar nas paradas
Os melhores bateristas de todos os tempos, na opinião de Charlie Benante
A música mais difícil do Angra, de acordo com o baixista Felipe Andreoli


"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



