Impéria: Banda é um gigante adormecido

Resenha - Em Dias Assim - Impéria

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Victor de Andrade Lopes, Fonte: Sinfonia de Idéias
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 6


Em Dias Assim, álbum de estreia do quarteto paulista Impéria e lançado em 2011, tem produção assinada por Fernando Magalhães, guitarrista do Barão Vermelho. Isso, por si só, já deveria dizer muito sobre o trabalho - mas não espere nada extraordinário. O som do Impéria não é algo muito exato, mas pega nítidas influências de hard rock, rock alternativo, heavy metal, grunge e um pouco de punk só para dar um gostinho. Riffs pesados e arranhadas bem-vindas no violão dividem espaço com vocais melódicos e rasgados. Mas o resultado geral é algo que não empolga.

Metal: adolescentes que ouvem o gênero fazem mais sexo?Two and a Half Men: Participações de astros do rock

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Impéria peca por duas coisas: primeiramente, a previsibilidade. Quando ouvi o álbum pela primeira vez, peguei-me adivinhando (e acertando) as palavras que seriam usadas para concretizar algumas das rimas. As letras poderiam ser melhor trabalhadas, pois soam óbvias sem serem diretas. Os vocais de Marcio Deliberalli replicam o problema que marca a maioria das novas bandas novas do rock nacional: não são marcantes, e o vocalista parece inseguro com alguma coisa.

A banda como um todo, aliás, não soa muito segura. Isso fica ainda mais evidente no clipe abaixo, em que os membros pouco se movimentam e pouco interagem com o ambiente e com eles mesmos. Sequer olham para a câmera. O som de Em Dias Assim é todo "para baixo", sem momentos de esplendor. Falta brilho.

Por outro lado, é louvável que a banda não tenha se rendido às baladinhas românticas e sem sal que as grandes gravadoras e emissoras adoram. Na verdade, os temas são menos fáceis e devem agradar a um público mais exigente. Como destaques, ficam a faixa título, "Dias de Paz" e "Trilhas Abertas".

É chato não ter como dar nota alta para uma banda iniciante do rock nacional, mas não é que estejamos tão carentes de bons grupos novos. É nítido que tem alguma coisa ali por debaixo do som recatado do quarteto, aguardando a oportunidade de ser liberado. O Impéria é exatamente como o país onde nasceu: um gigante adormecido;

Abaixo, o vídeo de "Eu Sou o que Eu Sou":

Track-list:
01. "K-Otica"
02. "Guerra Sem Sentido"
03. "Em Dias Assim"
04. "O Povo do Caos"
05. "Alta Voltagem"
06. "Dias de Paz"
07. "Nova Terra"
08. "Trilhas Abertas"
09. "Eu Sou o Que Sou"
10. "Eu Sou o Que Sou - Sole Novum"


Outras resenhas de Em Dias Assim - Impéria

Impéria: Um som rico em elementos e influências musicaisImpéria: Rock Nacional com nuances de Hard Rock e Heavy MetalImpéria: Rock Nacional passando pelo Hard e flertando com o MetalImpéria: com mais de 15 anos, somente agora lançam seu debutImpéria: Um Rock direto, sem rodeios e sem frescurasImpéria: Oferecendo rock and roll pesado e sem frescura




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Imperia"


Metal: adolescentes que ouvem o gênero fazem mais sexo?Metal
Adolescentes que ouvem o gênero fazem mais sexo?

Two and a Half Men: Participações de astros do rockTwo and a Half Men
Participações de astros do rock


Sobre Victor de Andrade Lopes

Victor de Andrade Lopes é jornalista (Mtb 77507/SP) formado pela PUC-SP com extensões em Introdução à História da Música e Arte Como Interpretação do Brasil, ambas pela FESPSP, e estudante de Sistemas para Internet na FATEC de Carapicuíba, onde mora. É também membro do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e responsável pelo blog Sinfonia de Ideias. Apaixonado por livros, ciências, cultura pop, games, viagens, ufologia, e, é claro, música: rock, metal, pop, dance, folk, erudito e todos os derivados e misturas. Toca piano e teclado nas horas livres.

Mais matérias de Victor de Andrade Lopes no Whiplash.Net.

adGoo336