Iced Earth: Parece que o grupo está de volta aos eixos!
Resenha - Dystopia - Iced Earth
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 01 de janeiro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Pois é, parece que a Iced Earth está de volta aos eixos! É claro que os álbuns anteriores possuem inegável qualidade, mas depois de entranças e saídas e vocalistas e alguns experimentalismos que marcaram um som mais trabalhado dos caras nos últimos anos, o time parece estabilizado, com um novo cantor à altura dos anteriores e muita habilidade para prosseguir.
Apenas resumindo o rolo todo: o então responsável pela voz, Matt Barlow saiu do grupo, dando lugar ao talentoso Tim "Ripper" Owens (ex-Judas Priest), que também abandonou o posto para o retorno meio inesperado de Barlow. Contudo, ele novamente saiu e em 2011, contrataram Stu Block, que parece ter chegado para ficar. Será? Bom, competência, está mais do que provado que o cara tem.
E para quem é fã da banda desde seu início, a volta às raízes na sonoridade do quinteto parece bem clara. Agora, as composições estão mais diretas e agressivas. A faixa-título, por exemplo, que abre o CD, é bem "na cara", com riffs pesados e uma pegada forte.
O álbum é uma autêntica aula de heavy, com um gostinho thrash, evidenciadas pelas guitarras de Jon Schaffer e Troy Seele, além do próprio timbre do novo vocalista, quando canta de forma mais raivosa.
Além da citada "Dystopia", a ótima "Boiling Point" é outro destaque, com uma levada realmente empolgante. E os vocais de Block variam do mais grave ao agudo de forma impressionante. Ao lado delas, "V" também se sobressai com sua solidez. Heavy metal até o talo, com bumbos duplos bem encaixados perto do final da música!
Embora todos saibam, é bom relembrar: o grupo tem uma boa influência de Iron Maiden. E a homenagem aos britânicos é evidenciada nos riffs cavalgados de "Equilibrium", para citar apenas uma das composições. Além do mais, convenhamos, o monstro na capa não é a cara do Eddie? Mas sem se apegar a isso, a arte gráfica, como de praxe em se tratando de Iced Earth, é lindíssima! Cores e detalhes fascinantes.
Ainda dentro desse assunto, é bom dizer: que digipack fantástico esse aqui! Sim, a Shinigami Records (www.shinigamirecords.com.br) lançou esse material nacional com uma espécie de capa dupla em edição limitada! Portanto, é correr atrás desse grande disco! Aliás, uma curiosidade nesse material: duas das três músicas bônus (SIM, a versão nacional da Shinigami vêm com bônus!) – "Soylent Green" e "Iron Will" - apresentam suas letras diretamente inseridas no digipack, enquanto as demais canções estão com as letras no encarte do disco.
Se alguém temia que o novo disco fosse insatisfatório, o receio acabou. "Dystopia" é fantástico e de alto nível, impecável. É partir para o abraço e para as batidas de cabeça. Aí embaixo, o clipe de "Dystopia".
Iced Earth – Dystopia
Shinigami Records – 2011 – Estados Unidos
http://www.icedearth.com/
http://www.myspace.com/icedearth
Track List:
01. Dystopia (5:49)
02. Anthem (4:55)
03. Boiling Point (2:47)
04. Anguish of Youth (4:42)
05. V (3:39)
06. Dark City (5:42)
07. Equilibrium (4:31)
08. Days Of Rage (2:17)
09. End Of Innocence (4:07)
10. Soylent Green (Bonus Track) (4:20)
11. Iron Will (Bonus Track) (4:15)
12. Tragedy And Triumph (7:44)
13. Anthem (String Mix) (4:52)
Outras resenhas de Dystopia - Iced Earth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
O hit da Legião Urbana que fala sobre o polêmico "grande relacionamento gay da Bíblia"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro
A condição de Rafael Bittencourt para que Edu Falaschi seja convidado no Amplifica

Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer



