Matérias Mais Lidas

Iron Maiden: vaquinha para ajudar Paul Di'Anno a fazer cirurgia ainda não atingiu 25%Iron Maiden
Vaquinha para ajudar Paul Di'Anno a fazer cirurgia ainda não atingiu 25%

Joe Biden: evento de posse terá Foo Fighters, Jon Bon Jovi, Springsteen e maisJoe Biden
Evento de posse terá Foo Fighters, Jon Bon Jovi, Springsteen e mais

Kiss: Gene Simmons diz que a falta de dinheiro é a raiz de todo o malKiss
Gene Simmons diz que a falta de dinheiro é a raiz de todo o mal

Titãs: o clipe censurado de Pelados em Santos, com topless de Bárbara PazTitãs
O clipe censurado de "Pelados em Santos", com topless de Bárbara Paz

Kiss: análise vocal de Detroit Rock City explica grande alcance de Paul StanleyKiss
Análise vocal de "Detroit Rock City" explica grande alcance de Paul Stanley

Dave Grohl: ele ficou chocado ao ver Lemmy com cueca bizarra em um apartamento nojentoDave Grohl
Ele ficou chocado ao ver Lemmy com cueca bizarra em um apartamento nojento

Nicko McBrain: pedal duplo é pra caras como Aquiles PriesterNicko McBrain
Pedal duplo é pra caras como Aquiles Priester

Pantera: e se Vulgar Display Of Power fosse gravado pelo Metallica?Pantera
E se "Vulgar Display Of Power" fosse gravado pelo Metallica?

Lars Ulrich: Eu era o maior fã do Iron MaidenLars Ulrich
"Eu era o maior fã do Iron Maiden"

Quiet Riot: quebrando disco de banda brasileira em 1985Quiet Riot
Quebrando disco de banda brasileira em 1985

Iced Earth: promotores pedem que Jon Schaffer não seja solto sob fiançaIced Earth
Promotores pedem que Jon Schaffer não seja solto sob fiança

Greta Van Fleet: Robert Plant odeia aquele vocalistaGreta Van Fleet
Robert Plant "odeia" aquele vocalista

Clássicos: papagaio acompanha o dono cantarolando Guns, Led e U2Clássicos
Papagaio acompanha o dono cantarolando Guns, Led e U2

Pantera: as cinco melhores músicas da banda, segundo leitores da RevolverPantera
As cinco melhores músicas da banda, segundo leitores da Revolver

Andreas Kisser: os álbuns que marcaram o guitarristaAndreas Kisser
Os álbuns que marcaram o guitarrista


Matérias Recomendadas

As novas caras do metal: + 40 bandas que você deve conhecerAs novas caras do metal
+ 40 bandas que você deve conhecer

Heavy Metal: Os 11 melhores álbuns dos anos 2000 segundo o LoudwireHeavy Metal
Os 11 melhores álbuns dos anos 2000 segundo o Loudwire

Time Magazine: os 100 maiores álbuns de todos os temposTime Magazine
Os 100 maiores álbuns de todos os tempos

Van Halen: o constrangedor encontro de Eddie com o NirvanaVan Halen
O constrangedor encontro de Eddie com o Nirvana

Bruce Dickinson: A esposa o traiu com Nikki Sixx, do Motley Crue?Bruce Dickinson
A esposa o traiu com Nikki Sixx, do Motley Crue?

Stamp
Tunecore

Iced Earth: Um ótimo disco de heavy metal do começo ao fim

Resenha - Dystopia - Iced Earth

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Thiago Pimentel, Fonte: Hangover Music
Enviar Correções  


"06/08/2011". Facilmente identificada pelos fãs do Iced Earth, esta foi a data em que a banda americana despediu-se, pela segunda vez, do vocalista Matt Barlow. Falar da importância do cantor para a banda é 'chover no molhado' já que, apesar do guitarrista Jon Schaffer responder pela grande maioria das ações da banda, a característica interpretação dramática e agressiva de Barlow - sempre fortalecida o uso tanto de vocalizações graves como agudas - moldou o som do "Iced Earth".

Foto da chamada: Alex Cardoso

Caracterizou de uma forma que até o, relativamente, famoso vocalista Tim Ripper Owens - conhecido por sua passagem no gigante "Judas Priest" - sofreu com o 'fantasma' de Barlow durante sua curta estadia na banda, pois além da performance vocal em si, um atributo faltou a Ripper: o carisma de Barlow. Tim Ripper saiu e, para felicidade da maioria dos fãs, Barlow retornou realizando turnês (com uma passagem no Brasil) e gravou um disco - "Crucible of Man" (2008) - mas, surpreendendo a todos, anuncia sua (segunda) saída da banda. Bem, e agora?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O vocalista Stu Block (Into Eternity) fora anunciado como substituto antes mesmo da turnê de despedida (de Barlow) acabar. Enquanto isso, "Dystopia" - anunciado como um disco direto, agressivo... uma volta as raízes - era gravado com o novo cantor. Para matar a 'sede' dos curiosos, uma incrível versão do épico "Dante's Inferno" - do álbum Burnt Offerings (1995) - e, posteriormente, duas (ótimas) canções, até então inéditas, desse "Dystopia" foram lançadas em uma edição especial da revista alemã RockHard.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As músicas em questão foram as faixas 02 e 08 desse disco - "Anthem" e "Days of Rage", respectivamente. Duas ótimas composições que surpreenderam muita gente que, antes mesmo de ouvir, criticava Block. Mas que estavam longe de mostrar todo o potencial do disco que, desde a introdução em marcha da primeira música ("Dystopia"), prende o ouvinte. Confesso que a semelhança do vocal de Stu com Barlow, em príncipio, me espantou. Mas, quem se importa? Na primeira faixa destaca-se o grande refrão e as linhas vocais, em falsetto, realizadas por Stu. Troy Seele finalmente mostra a que veio, com a guitarra solo deixando de ser mera figurante no som da banda e voltando a ter um certo destaque.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A próxima, e já conhecida, música apresenta uma introdução extra, não presente na primeira versão. "Anthem" é uma faixa bem melódica, centrada no grande refrão e não possui um foco grande no peso. Eis que, em oposição, surge "Boiling Point" - que peso! Nessa faixa Stu consegue reunir as principais características de Ripper e Barlow em uma grand, e furiosa, interpretação. Riffs galopantes, refrões pegajosos, peso aliado a melodia e performance vocal forte. Sim, o Iced Earth voltou! Nada de exageros nos arranjos, orquestras e megalomanias conceituais... apenas heavy metal direto.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O disco segue com a balada "Anguish of Youth" e com o heavy metal direto de "V". A primeira, de autoria exclusiva de Schaffer, surpreende em dois pontos: a introdução acústica, com muita dose de groove - algo incomum na banda -, e a performance vocal de Stu. Aqui ele canta de uma forma mais solta, mais própria que nas faixas anteriores. A música peca por, além da sua previsibilidade, não possuir um 'climax'. Diferente de "V" que, apesar de também possuir uma estrutura 'básica', apresenta um refrão tão bom e empolgante que te faz esquecer de analisar isso e apenas querer apertar 'replay'! Tudo, obviamente, completado com riffs criativos e grudentos. Bem, não apenas o refrão é grudento: a música inteira é.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As 'maidenianas' "Dark City" - com passagens que me lembraram, também, "Prophecy", do disco "Something Wicked This Way Comes" (1998) - e "Equilibrium" mantém o nível de "Dystopia" alto. A violenta, e já citada, "Days of Rage" mostra toda a agressividade de Stu, além de matar a saudade dos fãs das composições pesadas e rápidas da banda com pouco mais de dois minutos de duração.

A oitava música, e penúltima faixa na versão normal do disco, é uma balada bem clássica ao estilo do grupo. "End of Innocence" teve sua letra escrita por Stu como uma forma de prestar tributo a sua mãe - que sofre de câncer, em estado terminal. É uma música bem emocionante que não cai no marasmo, como corre em certos trechos da, também balada, "Anguish of Youth", por exemplo. Na quesito interpretação, aqui foi onde Stu Block mais se aproximou da emoção dada por Matthew Barlow.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Dystopia" tem seu encerramento em "Triumph and Tragedy". Trata-se de uma canção melódica que, novamente evoca o Iron Maiden - Jon Schaffer deve ter resolvido tirar a poeira do "Powerslave" (1984) e do Piece of Mind" (1983)! - , e é desenvolvida em riffs, lembrando o estilo mais clássico da banda - como uma época de um Night of the Stormrider (1992), pra citar um exemplo. A música ainda conta com um final, escondido poucos minutos após seu encerramento.

Nota: Na versão especial, e limitada, do disco incluem-se as seguintes faixas: "Soylent Green" - que conta com uns riffs bem grudentos -, "Iron Will" - com um estilo bem tradicional - e uma versão extra (String Mix) de "Anthem".

Enfim, o Iced Earth não reinventou a roda: "Dystopia" é um ótimo disco de heavy metal do começo ao fim. Sim, há novos elementos, mas o que se nota é a banda (Jon Schaffer?) objetivando a volta do seu estilo de origem em busca de um recomeço. O regresso de alguns solos e pequenos 'leads' também foi um ponto positivo. Troy Seele é um guitarrista mediano, mas que em estúdio cumpriu bem seu papel. Já a 'cozinha' permanece bem sólida: Brent Smedley é um ótimo baterista, pode não ser o melhor que já passou pela banda - bem, é difícil ser melhor considerando que o Richard Christy já passou pelo Iced - e Freddie Vidales é um ótimo baixista, pena que as quatro cordas não possua destaque no álbum. Já Schaffer segue como um ótimo compositor e um dos melhores guitarristas rítmicos no metal...

...e Stu Block? Sinceramente, nunca vi uma resposta tão positiva, no que se refere a reposição de um vocalista clássico. Alguns se sentirão incomodados pelo fato do músico, em muitas ocasiões, soar como o Barlow, talvez uma imposição de Schaffer, mas tudo flui no contexto da música. Em vários momentos Block mostra partes do seu estilo mostrando que possui uma versatilidade imensa de vocalizações. Analisando os créditos da obra, vê-se que Stu contribuiu muito nas letras do álbum. Outro ponto positivo. Esperemos sua evolução em disco posteriores, nesse, mesmo com toda a cobrança ele já alcançou um feito: a aprovação entre boa parte dos fãs do "Iced Earth"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Músicas-chave:

Despedida de Matt Barlow durante o Wacken Open Air:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Formação:
Stu Block - vocais
Jon Schaffer - guitarras, vocais de fundo
Brent Smedley - bateria
Troy Seele - guitarra solo
Freddie Vidales - baixo

Tracklist:

1. Dystopia 05:49
2. Anthem 04:54
3. Boiling Point 02:47
4. Anguish of Youth 04:41
5. V 03:39
6. Dark City 05:42
7. Equilibrium 04:31
8. Days of Rage 02:17
9. End of Innocence 04:07
10. Tragedy & Triumph 07:44
11. Anthem (String Mix) 04:51


Outras resenhas de Dystopia - Iced Earth

Iced Earth: Parece que o grupo está de volta aos eixos!

Iced Earth: Um álbum excelente, envolvente do início ao fimIced Earth
Um álbum excelente, envolvente do início ao fim

Iced Earth: Com velocidade, groove ou baladas, é puro Metal

Iced Earth: Dystopia é Heavy Metal até a medulaIced Earth
Dystopia é Heavy Metal até a medula

Iced Earth: Existe um futuro muito promissor pela frenteIced Earth
Existe um futuro muito promissor pela frente


Malvada
Receba novidades de Rock e Heavy Metal por Whats App
Anunciar no Whiplash.Net


Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Iced Earth: Jon Schaffer se entrega e é preso por estar em invasão ao CapitólioIced Earth
Jon Schaffer se entrega e é preso por estar em invasão ao Capitólio

Iced Earth: Fãs que apoiaram vaquinha de Schaffer querem dinheiro de voltaIced Earth
Fãs que apoiaram vaquinha de Schaffer querem dinheiro de volta

Jon Schaffer: Todd La Torre se diz chocado, mas não surpreso com atos do guitarristaJon Schaffer
Todd La Torre se diz chocado, mas não surpreso com atos do guitarrista

Iced Earth: Jon Schaffer ainda não foi acusado de crime federal por invadir CapitólioIced Earth
Jon Schaffer ainda não foi acusado de crime federal por invadir Capitólio

Iced Earth: em post apagado, Stu Block apoia invasão ao Capitólio; ele se retrataIced Earth
Em post apagado, Stu Block apoia invasão ao Capitólio; ele se retrata

Iced Earth: em nota sem Schaffer, membros se posicionam sobre invasão ao CapitólioIced Earth
Em nota sem Schaffer, membros se posicionam sobre invasão ao Capitólio

Demons & Wizards: Hansi Kürsch fala sobre invasão ao Capitólio, na qual Schaffer esteveDemons & Wizards
Hansi Kürsch fala sobre invasão ao Capitólio, na qual Schaffer esteve

Iced Earth: Tim Ripper diz que nunca falou de política com Jon SchafferIced Earth
Tim Ripper diz que nunca falou de política com Jon Schaffer

Jon Schaffer: músico está na mira do FBI por ter participado de invasão ao CapitólioJon Schaffer
Músico está na mira do FBI por ter participado de invasão ao Capitólio

Jon Schaffer: ele afirma que bandidos e criminosos sequestraram os Estados UnidosJon Schaffer
Ele afirma que bandidos e criminosos sequestraram os Estados Unidos


Iced Earth: Schaffer responde por que a banda não se tornou grandeIced Earth
Schaffer responde por que a banda não se tornou grande

Iced Earth: Jon Schaffer fala sobre troca de vocalistasIced Earth
Jon Schaffer fala sobre troca de vocalistas


Sepultura: Pavarotti gravou uma versão de Roots Bloody Roots?Sepultura
Pavarotti gravou uma versão de "Roots Bloody Roots"?

Guns N' Roses: a famosa trilogia de clipes do grupoGuns N' Roses
A famosa trilogia de clipes do grupo


Sobre Thiago Pimentel

Tenta, desde meados de 2010, escrever textos que abordem as vertentes da mais peculiar - em seu ponto de vista - manifestação artística do ser humano, a música. Para tal, criou o blog Hangover-Music e contribui no Whiplash.Net. Além disso, é estudante de jornalismo, guitarrista e acredita que se algum dia o Deus metal existira, ele morreu em 13/12/2001.

Mais matérias de Thiago Pimentel no Whiplash.Net.