Krucipha: O uso de batidas tribais é uma tônica
Resenha - Preemptive Uproars - Krucipha
Por Jackson Wójcik Pinto
Postado em 10 de dezembro de 2011
A banda curitibana Krucipha, formada em 2009, nos apresenta este seu primeiro registro, que vem na forma de um EP com três faixas onde pratica um thrash metal com nítidas e manifestas influências de Sepultura e Soulfly. O uso de batidas tribais é uma tônica e faz-se perceber em todas as faixas, ora com mais intensidade, ora com menos, porém está ali e complementa, com muita propriedade, o ritmo alucinante e visceral dos sons.
A música de abertura é a premiada "Afforddiction", que foi eleita como melhor música em 2010 no primeiro Prêmio Ivo Rodrigues (falecido vocalista da banda Blindagem), e mostra o porquê de tal honraria, vez que é muito rápida e empolgante. Ideal para formar rodas na platéia quando executada ao vivo.
Já "Tribal War", como o próprio nome já sugere, tem nas percussões o seu ponto alto, e é interessante ressaltar que a banda tem, além do baterista Felipe Nester, mais dois percussionistas (Caio Ribeiro e Jgor Nosnyo) e trás os vocais mais rasgados que na música inicial, mostrando todo o potencial e a versatilidade do vocalista e guitarrista Fabiano Guolo.
Encerrando o play, a música "Reason Lost" tem uma levada que nos remete ao Sepultura do "Chaos A.D.", com muitas variações e um toque de modernidade e experimentalismo atraente e pesado ao mesmo tempo.
Completam o time do Krucipha o baixista João Cavali e o guitarrista solo Luiz Gabriel. Gravado no Bunker Studio em Curitiba entre setembro e outubro de 2010, produzido pelo baterista Felipe Nester e por Alex Cegalla, este disco teve na arte final a participação pra lá de especial do Fábio Guolo, que além de irmão do Fabiano, também é escritor do excelente livro Draco Saga (www.dracosaga.com). Sem dúvida este EP dá uma mostra de toda a qualidade deste grupo que promete, e muito, no cenário do heavy metal nacional e sem dúvida é motivo de orgulho para os paranaenses.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
Mingau aparece sorrindo em vídeo de reabilitação e família atualiza recuperação do músico
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
Os 50 melhores discos de 2025, de acordo com a Metal Hammer
Filho e viúva de Chorão perdem direitos sobre a marca Charlie Brown Jr
Scott Ian conta como foi o dia que Dave mustaine foi demitido do Metallica
Kiko Loureiro comenta a ocasião em que Andre Matos queria tirá-lo do Angra
Steve Vai comenta suas cinco músicas preferidas de todos os tempos


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



