A única música tocada no Festival de Woodstock que atingiu o primeiro lugar nas paradas
Por Bruce William
Postado em 03 de fevereiro de 2023
O Woodstock Music & Art Fair de 1969, mais conhecido como Festival de Woodstock, foi um evento realizado entre 15 e 18 de agosto de 1969 na fazenda de Max Yasgur, situada na cidade de Bethel, no estado de Nova York, EUA. Apesar dos inúmeros problemas estruturais, de logística e diversos outros acontecidos naquele final de semana, o festival ficou marcado como um dos maiores momentos na história da música popular, tanto que nunca mais conseguiram repetir algo parecido.

Nada menos que 32 bandas e artistas passaram pelo palco do Woodstock, perante uma plateia estimada em 400 mil pessoas, com alguns nomes que se tornaram lendários ao longo dos anos e que hoje estão no panteão da história do Rock: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Crosby Stills Nash & Young, Santana, Creedence Clearwater Revival, The Who, Sly & The Family Stone, Jefferson Airplane, Joe Cocker e outros. Mas diferente do que pode parecer, conforme apurou a Far Out Magazine, durante todo o festival, somente uma única música das que foram tocadas atingiu o primeiro lugar das paradas.
Com certeza, alguém vai pensar imediatamente no Creedence Clearwater Revival. O grupo, capitaneado por John Fogerty, foi uma usina de hits no período entre 1968 e 1972, quando lançaram sete álbuns e criaram canções como "Proud Mary", "Green River", "Born on the Bayou", "Have you ever seen the rain" e inúmeras outras que até hoje são tocadas à exaustão em estações de Classic Rock e encontros de motociclistas. A banda, de fato, atingiu o topo das paradas cinco vezes, relata o Far Out. Mas em nenhuma delas esteve em primeiro lugar, o máximo que conseguiram foi o segundo posto.
Janis Joplin teve uma canção que atingiu o primeiro lugar: "Me and Bobby McGee". Mas a música foi lançada bem depois, quando a lendária cantora já havia falecido. Grateful Dead e Crosby Stills Nash & Young, apesar de serem lendas nos EUA, nunca tiveram uma canção em primeiro lugar. Apenas Neil Young emplacou, também depois do Woodstock, o primeiro posto com o single "Heart of Gold".
A única música tocada no Woodstock que atingiu o primeiro lugar das paradas norte-americanas foi "Everyday People", do Sly & Family Stone. Lançada como single em novembro de 1968, a canção esteve durante 9 de fevereiro e 8 de março no primeiríssimo posto da Billboard Hot 100. Curiosamente a versão tocada no festival não foi lançada na versão original da trilha sonora lá nos anos setenta, pois a canção que "puxou" o sucesso do Sly & Family Stone no Woodstock foi "I Want to Take You Higher".
Escrita por Sly Stone, "Everyday People" traz um alegre e dançante apelo pela paz e igualdade entre diferentes raças e grupos sociais, o que era apregoado pela própria banda, que tinha em sua formação pessoas de diferentes etnias. O órgão da versão original de estúdio foi tocado por Billy Preston, que colaborou ao longo dos anos com os Beatles e os Rolling Stones, além de ter seu próprio trabalho solo.
No player abaixo, o áudio oficial de "Everyday People" por Sly & The Family Stone no Woodstock Festival de 1969.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
A música do Motörhead que marcou Derrick Green, vocalista do Sepultura
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Guitarrista do Megadeth homenageia o falecido Alexi Laiho; "Serei eternamente grato"
Rob Halford acha que Lemmy Kilmister era um compositor brilhante

A única música tocada no Festival de Woodstock que atingiu o primeiro lugar nas paradas


