A única música tocada no Festival de Woodstock que atingiu o primeiro lugar nas paradas
Por Bruce William
Postado em 03 de fevereiro de 2023
O Woodstock Music & Art Fair de 1969, mais conhecido como Festival de Woodstock, foi um evento realizado entre 15 e 18 de agosto de 1969 na fazenda de Max Yasgur, situada na cidade de Bethel, no estado de Nova York, EUA. Apesar dos inúmeros problemas estruturais, de logística e diversos outros acontecidos naquele final de semana, o festival ficou marcado como um dos maiores momentos na história da música popular, tanto que nunca mais conseguiram repetir algo parecido.

Nada menos que 32 bandas e artistas passaram pelo palco do Woodstock, perante uma plateia estimada em 400 mil pessoas, com alguns nomes que se tornaram lendários ao longo dos anos e que hoje estão no panteão da história do Rock: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Crosby Stills Nash & Young, Santana, Creedence Clearwater Revival, The Who, Sly & The Family Stone, Jefferson Airplane, Joe Cocker e outros. Mas diferente do que pode parecer, conforme apurou a Far Out Magazine, durante todo o festival, somente uma única música das que foram tocadas atingiu o primeiro lugar das paradas.
Com certeza, alguém vai pensar imediatamente no Creedence Clearwater Revival. O grupo, capitaneado por John Fogerty, foi uma usina de hits no período entre 1968 e 1972, quando lançaram sete álbuns e criaram canções como "Proud Mary", "Green River", "Born on the Bayou", "Have you ever seen the rain" e inúmeras outras que até hoje são tocadas à exaustão em estações de Classic Rock e encontros de motociclistas. A banda, de fato, atingiu o topo das paradas cinco vezes, relata o Far Out. Mas em nenhuma delas esteve em primeiro lugar, o máximo que conseguiram foi o segundo posto.
Janis Joplin teve uma canção que atingiu o primeiro lugar: "Me and Bobby McGee". Mas a música foi lançada bem depois, quando a lendária cantora já havia falecido. Grateful Dead e Crosby Stills Nash & Young, apesar de serem lendas nos EUA, nunca tiveram uma canção em primeiro lugar. Apenas Neil Young emplacou, também depois do Woodstock, o primeiro posto com o single "Heart of Gold".
A única música tocada no Woodstock que atingiu o primeiro lugar das paradas norte-americanas foi "Everyday People", do Sly & Family Stone. Lançada como single em novembro de 1968, a canção esteve durante 9 de fevereiro e 8 de março no primeiríssimo posto da Billboard Hot 100. Curiosamente a versão tocada no festival não foi lançada na versão original da trilha sonora lá nos anos setenta, pois a canção que "puxou" o sucesso do Sly & Family Stone no Woodstock foi "I Want to Take You Higher".
Escrita por Sly Stone, "Everyday People" traz um alegre e dançante apelo pela paz e igualdade entre diferentes raças e grupos sociais, o que era apregoado pela própria banda, que tinha em sua formação pessoas de diferentes etnias. O órgão da versão original de estúdio foi tocado por Billy Preston, que colaborou ao longo dos anos com os Beatles e os Rolling Stones, além de ter seu próprio trabalho solo.
No player abaixo, o áudio oficial de "Everyday People" por Sly & The Family Stone no Woodstock Festival de 1969.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
O clássico do metal que foi criado em uma hora e fez a cabeça de James Hetfield
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
David Ellefson conta como está se sentindo no Metal Church
Mikkey Dee revela gravidade de doença que quase o matou um ano atrás
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"


A única música tocada no Festival de Woodstock que atingiu o primeiro lugar nas paradas


