A única música tocada no Festival de Woodstock que atingiu o primeiro lugar nas paradas
Por Bruce William
Postado em 03 de fevereiro de 2023
O Woodstock Music & Art Fair de 1969, mais conhecido como Festival de Woodstock, foi um evento realizado entre 15 e 18 de agosto de 1969 na fazenda de Max Yasgur, situada na cidade de Bethel, no estado de Nova York, EUA. Apesar dos inúmeros problemas estruturais, de logística e diversos outros acontecidos naquele final de semana, o festival ficou marcado como um dos maiores momentos na história da música popular, tanto que nunca mais conseguiram repetir algo parecido.
Nada menos que 32 bandas e artistas passaram pelo palco do Woodstock, perante uma plateia estimada em 400 mil pessoas, com alguns nomes que se tornaram lendários ao longo dos anos e que hoje estão no panteão da história do Rock: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Crosby Stills Nash & Young, Santana, Creedence Clearwater Revival, The Who, Sly & The Family Stone, Jefferson Airplane, Joe Cocker e outros. Mas diferente do que pode parecer, conforme apurou a Far Out Magazine, durante todo o festival, somente uma única música das que foram tocadas atingiu o primeiro lugar das paradas.
Com certeza, alguém vai pensar imediatamente no Creedence Clearwater Revival. O grupo, capitaneado por John Fogerty, foi uma usina de hits no período entre 1968 e 1972, quando lançaram sete álbuns e criaram canções como "Proud Mary", "Green River", "Born on the Bayou", "Have you ever seen the rain" e inúmeras outras que até hoje são tocadas à exaustão em estações de Classic Rock e encontros de motociclistas. A banda, de fato, atingiu o topo das paradas cinco vezes, relata o Far Out. Mas em nenhuma delas esteve em primeiro lugar, o máximo que conseguiram foi o segundo posto.
Janis Joplin teve uma canção que atingiu o primeiro lugar: "Me and Bobby McGee". Mas a música foi lançada bem depois, quando a lendária cantora já havia falecido. Grateful Dead e Crosby Stills Nash & Young, apesar de serem lendas nos EUA, nunca tiveram uma canção em primeiro lugar. Apenas Neil Young emplacou, também depois do Woodstock, o primeiro posto com o single "Heart of Gold".
A única música tocada no Woodstock que atingiu o primeiro lugar das paradas norte-americanas foi "Everyday People", do Sly & Family Stone. Lançada como single em novembro de 1968, a canção esteve durante 9 de fevereiro e 8 de março no primeiríssimo posto da Billboard Hot 100. Curiosamente a versão tocada no festival não foi lançada na versão original da trilha sonora lá nos anos setenta, pois a canção que "puxou" o sucesso do Sly & Family Stone no Woodstock foi "I Want to Take You Higher".
Escrita por Sly Stone, "Everyday People" traz um alegre e dançante apelo pela paz e igualdade entre diferentes raças e grupos sociais, o que era apregoado pela própria banda, que tinha em sua formação pessoas de diferentes etnias. O órgão da versão original de estúdio foi tocado por Billy Preston, que colaborou ao longo dos anos com os Beatles e os Rolling Stones, além de ter seu próprio trabalho solo.
No player abaixo, o áudio oficial de "Everyday People" por Sly & The Family Stone no Woodstock Festival de 1969.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
O "melhor ao vivo do rock" pode não ser tão ao vivo, sugere Humberto Gessinger
Mastodon se pronuncia sobre ação movida por espólio de Brent Hinds
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Mike Portnoy relembra álbum do Dream Theater que traz Torres Gêmeas em chamas na capa
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Dave Mustaine fala sobre sequelas do tratamento contra o câncer
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire

A única música tocada no Festival de Woodstock que atingiu o primeiro lugar nas paradas
O músico que John Corabi considera "o Prince original"


