Carro Bomba: Com justiça, no topo do Heavy Metal brasileiro
Resenha - Carcaça - Carro Bomba
Por Ricardo Seelig
Postado em 01 de setembro de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ricardo Batalha, o mais importante jornalista de hard rock e heavy metal do país, classificou o Carro Bomba como "a melhor banda de heavy metal cantado em língua portuguesa". Esse comentário, naturalmente, faz com que qualquer pessoa que vá ouvir o novo álbum do quarteto paulista encare o disco com grande expectativa. E quer saber? Ela é plenamente alcançada!
Em seu quarto disco, o Carro Bomba alcançou um nível de qualidade que o coloca, com justiça, no topo do heavy metal brasileiro. Composições inspiradas e muito bem construídas, todas amparadas por riffs pesadíssimos, garantem a satisfação do mais exigente fã. O timbre extremamente pesado e grave dos instrumentos salta aos ouvidos, e é um dos principais diferenciais de "Carcaça". Para alguém que cresceu ouvindo Black Sabbath – principalmente da fase Dio – como eu, o ato de não se empolgar com o que sai dos alto-falantes é impossível.
Entrosadíssima e extremamente fiel aos seus princípios, a banda gravou em Carcaça o seu melhor disco. Não há nada negativo no álbum – tudo bem, a voz de Rogério Fernandes pode dividir opiniões, mas casa perfeitamente com a proposta do grupo -, uma avalanche sucessiva de canções empolgantes que pegam o ouvinte de jeito e o fazem bater cabeça compulsivamente.
Faixas mais cadenciadas como "Combustível" e "Mondo Plástico" tornam evidente a influência de Tony Iommi e companhia, enquanto composições como "Bala Perdida" e "Queimando a Largada" são heavy metal puro da melhor estirpe. A veia blues dos caras surge forte em "Blueshit", uma das melhores faixas do álbum e um convite explícito ao 'banging'. Vale uma menção especial às letras, inteligentes e sempre explorando temas urbanos e comuns nas grandes cidades, saindo totalmente do lugar comum.
Ao final da audição de "Carcaça" chega-se a uma conclusão pura e simples: se esse disco tivesse sido gravado por uma banda gringa a repercussão em nosso mercado seria muito maior do que está sendo. E mais: "Carcaça" tem qualidade de sobre para cair no gosto de qualquer fã de metal em qualquer parte do mundo, e receber críticas positivas em qualquer publicação do planeta.
Vou concordar com Ricardo Batalha, o Eddie Trunk brasileiro, e assinar embaixo, mas com um adendo: o Carro Bomba não é apenas a melhor banda de heavy metal cantado em português do Brasil. O quarteto formado por Rogério Fernandes (vocal), Marcello Schevano (guitarra), Fabrizio Micheloni (baixo) e Heitor Shewchenko (bateria) é responsável, hoje, pelo melhor metal produzido em nosso país, sem sombra de dúvida.
Nasceu um novo clássico, e seu nome é "Carcaça"!
Outras resenhas de Carcaça - Carro Bomba
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Turnê que Michale Graves faria pelo Brasil é cancelada um dia antes do início
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
A banda punk que fez John Lennon pensar "Era assim que os Beatles eram no começo"
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
Cogumelo Records: 46 anos no coração do rock pesado de Belo Horizonte
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Ozzfest confirma segundo país que receberá o evento em 2027
A banda que pouca gente conhece que juntou membros do Angra e Biquini Cavadão
Seven Crossroads Festival anuncia oito atrações, seis delas inéditas no Brasil
O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Tuomas Holopainen afirma que Nightwish poderia continuar sem ele
O clássico do hard rock dos anos 1980 que banda achou tão ruim que regravou
Existe uma banda de metal para cada tipo de chefe e você vai reconhecer o seu
Rick Wakeman revela quais são os dois guitarristas que ele mais admira
5 álbuns que salvaram carreiras: Artistas em declínio que ressurgiram das cinzas
A melhor banda de todos os tempos, de acordo com Joey Ramone; "Não existe ninguém tão bom"

Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



