Padrinho de luxo: canal lista 5 bandas de hard rock que Bon Jovi deu "ajudinha" na carreira
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de novembro de 2024
Em um mercado competitivo, especialmente na cena do hard rock dos anos 80, muitos músicos enfrentaram obstáculos para ganhar reconhecimento. Com esse contexto, o canal Alma Hard destacou cinco bandas que, de alguma forma, receberam uma "ajuda" do vocalista Jon Bon Jovi, seja na produção de álbuns, seja na indicação para contratos com gravadoras ou em contribuições artísticas e logísticas que ajudaram a alavancar suas carreiras.
A reportagem inicia com uma das bandas de maior destaque da época, o Skid Row. A amizade de longa data entre Bon Jovi e o guitarrista Dave "The Snake" Sabo abriu portas para a banda quando, em meio ao sucesso de seu álbum "Slippery When Wet", Bon Jovi convidou o grupo para abrir shows da turnê.
Antes mesmo de Sebastian Bach se tornar vocalista, a banda já atraía interesse, muito devido ao apadrinhamento do vocalista de Bon Jovi. Segundo o canal, o apoio não parou por aí: Bon Jovi não só foi importante no início da carreira do Skid Row, mas a relação entre o mentor e os "pupilos" gerou polêmicas, com rumores de benefícios comerciais de Bon Jovi sobre as vendas de álbuns do Skid Row, devido ao selo criado especificamente para sua distribuição.
Outro exemplo mencionado pelo Alma Hard é Aldo Nova, cuja carreira sofreu uma interrupção após o fracasso de vendas de seu terceiro álbum. Bon Jovi interveio em 1991, relançando a carreira de Aldo com o álbum "Blood on the Bricks", que teve produção, co-autoria e distribuição coordenadas por Bon Jovi. O trabalho trouxe de volta Aldo Nova à cena musical e reuniu músicos renomados, como o baixista Randy Jackson e o baterista Kenny Aronoff.
A história do FireHouse também foi abordada. A banda, formada na Virgínia em 1984, contou com uma ajuda de bastidores: enquanto tentavam um contrato, conseguiram entregar uma fita demo a Bon Jovi, que teria ficado impressionado e elogiado a qualidade do som. A famosa balada "Love of a Lifetime" quase ficou de fora do álbum, após Bon Jovi sugerir que a música não seria um hit.
Para o Cinderella, que somou milhões de discos vendidos, a história também passou por Bon Jovi. Ele apresentou a banda ao executivo Derek Shulman, que, a princípio, duvidou do potencial do grupo, mas mudou de opinião ao assistir a um show. O álbum "Night Songs", lançado em 1986, tornou-se referência no glam metal.
Por fim, o Alma Hard menciona o grupo russo Gorky Park, que marcou presença no Moscow Music Peace Festival, um evento promovido para fortalecer a relação entre Estados Unidos e União Soviética. Além da contribuição de Bon Jovi, Sambora também auxiliou a banda, levando-a a fechar um contrato com a PolyGram Records. O primeiro álbum do Gorky Park foi lançado inicialmente nos EUA, e hits como "Bang" e "Try to Find Me" alcançaram paradas internacionais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps