God Dethroned: exemplo de como o Death/Black deve ser

Resenha - Ravenous - God Dethroned

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Christiano K.O.D.A.
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Em 2010, o underground perdeu uma das maiores bandas death/black do planeta, a God Dethroned, que no mesmo ano pariu o excelente “Under the Sign of the Iron Cross”, uma espécie de retorno às raízes do grupo. Entretanto aqui não falarei (hoje) desse trabalho, mas um que exemplifica essas tais raízes resgatadas – “Ravenous” - lançado há uma década.
5000 acessosHeavy Metal: Os 11 melhores álbuns dos anos 2000 segundo o Loudwire5000 acessosAs regras do Metal Neoclássico

Vale um pequeno parênteses sobre a banda. Não tinha me dado conta do tamanho da discografia dos holandeses: 9 full-lengths, além de demo, compilação, split, etc. Ou seja, os caras realmente têm (tiveram) muita estrada caminhada na carreira, passaram por fases, alguns experimentalismos, mas sempre se mantiveram fiéis ao underground.

“Ravenous” é um álbum fabuloso, cruel, violentíssimo, talvez o mais brutal da God Dethroned. As músicas, altamente inspiradas, fazem do grupo um verdadeiro exemplo de como uma banda death/black deve ser. Aqui, cada levada de bateria, cada riff de guitarra e de baixo, cada trecho vocalizado, é de cair (e quebrar) o queixo.

É interessante notar uma “fórmula” que percorre praticamente todas as faixas: partes brutais, depois grande melodia, e insanidade novamente. Se isso não acontece à risca, ainda sim, de alguma forma, existem em algum momento essas partes mais cadenciadas e melódicas. Nesse sentido, lembra bastante o que faz o Vital Remains, embora não com tanta profundidade. Vejam bem, quando falo em partes brutais, são realmente de implodir os tímpanos. Claro, tudo com uma precisão quase cirúrgica.

E aqui, quase todos os sons são destaque: “Swallow the Spikes”, “The Poison Apple (Eve and Serpentio In the Garden of Eden)” (linda), “The Mysteries That Make You Bleed” (petardo, que riffs e solos!), “The Crown For the Morbid” (a melhor) e a faixa-título. Ah, sim, e como não falar das covers de “Consumed By Darkness” (Macabre End) e “Evil Dead” (Death). Excepcionais. Sinceramente? Acho que a versão feita da banda do inesquecível Chuck Schuldiner ficou melhor que a original. Não me apedrejem!

A gravação, apesar de perfeitamente audível, não é lá 100%, mas a energia que os caras colocam nesse trabalho transcende qualquer falha do tipo.

Enfim, “Ravenous” apresenta a melhor fase da God Dethroned, assim como todas as suas faces (ou seriam facetas?). Arrume urgente esse disco e veja do que esses demônios são capazes. Lamentável uma banda desse quilate não mais existir. Para dar um nostálgico gostinho, aqui vai o clipe de “Villa Vampiria”:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

TRACKLIST
1.Swallow the Spikes
2.The Poison Apple (Eve and Serpentio In the Garden of Eden)
3.Villa Vampiria
4.Consumed by Darkness
5.The Mysteries That Make You Bleed
6.The Iconoclast Deathride
7.The Crown For the Morbid
8.Ravenous
9.Autumn Equinox / Winter Campaign 2002 (Part I)
10.Autumn Equinox / Winter Campaign 2002 (Part II)
11.Evil Dead (Death cover

God Dethroned – Ravenous
Metal Blade Records – 2001 – Holanda
http://www.myspace.com/villavampiria

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "God Dethroned"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "God Dethroned"

Heavy MetalHeavy Metal
Os 11 melhores álbuns dos anos 2000 segundo o Loudwire

Metal NeoclássicoMetal Neoclássico
As regras para se tornar uma estrela do gênero

Jimi HendrixJimi Hendrix
12 coisas que talvez você não saiba sobre ele

5000 acessosUltraje a Rigor: Roger diz que foi tratado como lixo pela equipe dos Stones5000 acessosFãs de Rock: você conhece o estilo de se vestir de cada um5000 acessosMichael Kiske: "O Iron Maiden vende a morte às pessoas!"5000 acessosGuns N' Roses: Steven Adler diz que já deu, encerrou o assunto5000 acessosKurt Cobain: Gay, Sexismo, Punk e Metal Oitentista4324 acessosTom Araya: "você pode ouvir que Jeff não era parte do disco"

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online