O guitarrista que é "facilmente o melhor" que Jimmy Page já viu de perto, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de abril de 2025
Jimmy Page é um dos guitarristas mais influentes e que mais contribuíram para a evolução do rock. Dentro do Led Zeppelin, criou clássicos que até hoje são cultuados. Mas qual será o músico com maior habilidade na guitarra que ele já viu ao vivo em todos os tempos?
Em entrevista resgatada pela Far Out, Page se recordou de John McLaughlin, do Mahavishnu Orchestra. "Ele era instintivamente o melhor, dava pra perceber", afirmou o ex-Led Zeppeli ao lembrar de suas primeiras impressões ao ver McLaughlin tocar. "Eu não ouvia muito jazz — era algo bem seletivo — mas dava pra saber, pelo pouco que conhecia, que ele era facilmente o melhor que eu ouviria ou veria de perto. Com certeza, o melhor que eu veria ao vivo."


McLaughlin foi um dos grandes nomes da chamada fusão entre o jazz e o rock. Ganhou projeção ao tocar com Miles Davis e, depois, liderar a Mahavishnu Orchestra, grupo conhecido por composições complexas e passagens instrumentais que ainda desafiam guitarristas ao redor do mundo. Em meio a escalas intrincadas, acordes dissonantes e dinâmicas imprevisíveis, McLaughlin mostrou que o instrumento poderia ir muito além do blues e do hard rock tradicionais.

John McLaughlin e Jimmy Page
Ícone do jazz fusion e líder da Mahavishnu Orchestra, o guitarrista John McLaughlin revelou, em entrevista ao jornalista Dave Lawrence (via Ultimate Guitar), que deu aulas para dois nomes fundamentais do rock britânico antes de suas carreiras decolarem com o Led Zeppelin: Jimmy Page e John Paul Jones.
"Sim, eu dei aulas para o Jimmy Page. E também ensinei algumas coisas para o John Paul Jones, antes de formarem o Led Zeppelin", disse McLaughlin, ao comentar os primórdios de sua trajetória como músico e educador.

A revelação foi feita durante uma conversa sobre o cenário musical das décadas de 1960 e 70, quando os estilos eram mais abertos à mistura e à experimentação. Segundo McLaughlin, era comum que bandas completamente diferentes dividissem o mesmo palco, o que gerava experiências únicas para o público.
"Era uma outra vibe naquela época", explicou. "Você tinha uma banda principal, e o produtor pensava: ‘Quem seria o oposto disso? Vamos juntar os dois. Talvez o público descubra algo novo’."
Foi assim que a Mahavishnu Orchestra acabou dividindo shows com nomes como The Eagles, Aerosmith, James Taylor e até com Black Sabbath. McLaughlin relembrou com bom humor a experiência: "Estávamos sentados em um tapete com instrumentos acústicos, e havia alguns headbangers na plateia... Mas eles adoraram!"

Para o guitarrista, a disposição para escutar algo novo era maior no passado. "Hoje, tudo está segmentado. Se é banda de um estilo, coloca outra igual pra abrir. Ficamos conservadores como sociedade."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps