Turisas: Folk/ sinfônico cada vez mais espetacular
Resenha - Stand Up And Fight - Turisas
Por Felipe Kahan Bonato
Postado em 27 de março de 2011
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Indubitavelmente, o TURISAS é uma das bandas mais trabalhadas e diferentes dentro do folk/ metal sinfônico. Com seu novo disco, "Stand Up And Fight", não se tem mudanças nesse aspect e a sonoridade surpreendente, típica de filmes, permanece mais firme do que nunca, embora um pouco mais leve.
Turisas - Mais Novidades
Seguindo essa linha, "The March Of The Varangian Guard" inicia o álbum ao melhor estilo do TURISAS em termos de orquestrações, mas soa um pouco mais branda que o costumeiro. Os vocais agressivos aparecem em "Take The Day", alternando com momentos menos vigorosos. Aqui se destacam novamente o instrumental grandioso e os coros.
"Hunting Pirates" mescla a típica sonoridade de roda que os folk mais batidos exploram, mas, além de fundir os instrumentos tradicionais com suas constantes orquestrações, é adicionada uma faceta mais teatral, em especial nos refrãos. Aliás, o disco todo toma essa esfera de espetáculo, vide a cinematográfica "Venetoi! – Prasinoi!".
"Stand Up And FIght", faixa título, tem um andamento sombrio até eclodir no refrão guerreiro, sinalizado já pelo nome da música. Sua sucessora, "The Great Escape", volta aos instrumentos mais convencionais do metal, que já começavam a fazer um pouco de falta. Vale ressaltar o bom trabalho de bateria, muito marcante.
"Fear The Fear", por sua vez, explora novamente uma base mais pesada, como na canção prévia, mas com um clima mais metal ópera, agora. A beleza retorna em "End Of An Empire", outra faixa teatral bem trabalhada, sendo uma das composições mais completas do disco, o qual é finalizado com "The Bosphorous Freezes Over", cujo mérito é justamente criar esse clima de despedida, deixando um gosto de "quero mais"
Em nove faixas, portanto, o TURISAS consegue romper qualquer barreira estilística imposta por termos como "folk", "sinfônico" ou até mesmo "power", em alguns instantes. Mesmo sem um grande solo de guitarra, ao meu ver, a banda consegue produzir um dos melhores álbuns de 2011. Álbum este cujo melhor rótulo para defini-lo é o de "espetacular". Criativo, variado e belo, "Stand Up And Fight" é um disco para se aplaudir de pé. Tomara que venham outros assim na quase perfeita discografia do TURISAS.
Integrantes:
Mathias D.G. "Warlord" Nygård – Vocais, Teclados, Programming
Jussi Wickström – Guitarras
Hannes "Hannu" Horma – Baixo, Backing Vocals
Tuomas "Tude" Lehtonen – Bateria, Djembê, Udu, Conga, Bongôs, Percussão
Olli Vänskä – Violino
Netta Skog – Acordeão
Faixas:
1. The March of the Varangian Guard
2. Take the Day!
3. Hunting Pirates
4. Venetoi! - Prasinoi! (Blue! - Green!)
5. Stand Up and Fight
6. The Great Escape
7. Fear the Fear
8. End of an Empire
9. The Bosphorus Freezes Over
Gravadora: Century Media
Outras resenhas de Stand Up And Fight - Turisas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
As seis músicas mais importantes do Judas Priest, segundo K.K. Downing
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
A banda de metal que Jerry Cantrell considera a maior e melhor de todos os tempos
Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
A música que a MTV "pegou emprestada" do Megadeth
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
Os 5 melhores guitarristas de todos os tempos, segundo Fernando Deluqui (ex-RPM)
Como o fim de um dos maiores supergrupos abriu caminho para um clássico que antecipou o metal
O clássico do Black Sabbath que questiona o Cristianismo
James Hetfield exibe o álbum do Iron Maiden que foi crucial para a carreira do Metallica
Os 11 maiores shows da história do Rock in Rio, segundo o Omelete

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



