Turisas: Ainda Viking, porém seguindo linha mais melódica
Resenha - Stand Up And Fight - Turisas
Por Gustavo Todengel
Postado em 04 de março de 2011
Hail Vikings de todo o mundo, essa matéria é fria, sangrenta e cheira à àlcool (risos). Acaba de sair o novo CD do Turisas e, como já de costume da banda, está ótimo.
A marcha para luta se inicia com "The March Of The Varangian Guard", que tem um clima bem "Battle Metal", deixando bem evidente que é TURISAS. Gostei muito do trabalho de Olli Vänskä nessa música, o violino se destaca bastante, ao meio da música ouve se uma citação de Holmgard And Beyond (achei muito boa a música) que ficou bem legal.
Bem, seguindo em frente a bordo do nosso Drakkar (rsrs), "Take The Day!" começa num clima bem conhecido do TURISAS, mas se transforma num som um pouco diferente do já caracterizado pelos caras. Segue uma balada que se trasforma em um Power Metal marcado com vocais bem agressivos e vocalizações "Blind Guardianas". Arriscaram e deu certo. É uma música bem temática, bem épica, que você se sente no campo de batalha (risos).
A terceira faixa: "Hunting Pirates", já se apresenta pelo nome, também foi uma mudança do TURISAS que nessa faixa apresenta um Pirate Metal semelhante ao ALESTORM (apesar de parecidos os estilos são distintos: Viking X Pirate Metal). Eu gosto disso, quando a banda dá uma inovada.
A faixa "Venetoi! - Prasinoi!" me deixou "lokão" rsrsr, nossa! Digo sem peso na consciência: é a melhor música que o TURISAS já fez!!! A estrutura dela é maravilhosa, conseguiram juntar vários elementos nessa faixa que não pareciam dominar.
"Stand Up And Fight" nos traz de volta ao som que consagrou a banda, tem uma coisa ou outra na faixa que faz a gente ver que o TURISAS vai realmente apostar num som mais melódico, só que mantendo sua personalidade.
"The Great Escape", eu achei a música "estranha" do CD. Não consegui entender a proposta dela. Não me chamou a atenção, achei "forçada" demais, tapa buraco mesmo. "End Of An Empire" segue a mesma coisa da anterior, apenas passa pelo CD, neutra demais.
"The Bosphorus Freezes Over" fecha maravilhosamente bem o CD, o clima da música nos faz enxergar um final de filme épico, daqueles com aquele campo de batalha enorme cheio de corpos. Muito bem pensada essa música.
"Broadsword" e "Supernaut" do CD bônus são chatas demais. "Broadsword" tem um solo de synth totalmente forçado, a versão original tem solos "tímidos" que é o que a música pede, aqui eles erraram, e o clima do começo da música não tem aquele mesmo suspense que o JETHRO TULL colocou na original. "Supernaut" começa muito "infantil" e não consegue se desenvolver. Gosto de versões, mas essa ficou muito, mas muito longe daquele clássico do glorioso BLACK SABBATH.
No geral, podemos perceber que o TURISAS está direcionando o som para uma coisa mais melódica, eu particularmente gosto da proposta e achei que não perdeu a cara de Viking, só acrescentou ao som da banda. Recomendo esse CD para todos que gostam desse estilo, de Power Metal e acima de tudo uma boa música.
Outras resenhas de Stand Up And Fight - Turisas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
Os 10 melhores álbuns de death metal lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
King Diamond: o "Rei Satânico"
A maior banda de Heavy Metal de todos os tempos para David Ellefson
Two and a Half Men: Participações de astros do rock


Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



