Matérias Mais Lidas

imagemEngenheiros do Hawaii e as tretas com Titãs, Lulu Santos, Lobão e outros

imagemEdu Falaschi descobriu que seu primo famoso tem mais seguidores que ele no Instagram

imagemIggor Cavalera diz que reunião da formação clássica do Sepultura seria incrível, mas...

imagemGregório Duvivier: "Perto de Chico Buarque, Bob Dylan é uma espécie de Renato Russo!"

imagemJoão Gordo diz que não torce pela seleção brasileira de futebol

imagemQuando Jimi Hendrix chamou Eric Clapton para subir no palco e afinar sua guitarra

imagemNovo clipe do Megadeth foi filmado no litoral de São Paulo, veja fotos

imagemTravis Barker, do Blink-182, é hospitalizado às pressas e filha pede orações

imagemAvenged Sevenfold e o álbum do Guns N' Roses que deveria ser mais valorizado

imagemCinco nomes do heavy metal que já gravaram músicas do ABBA

imagemVeja diz que David Coverdale só passa vergonha nas redes sociais

imagemCuecão de couro: Rob Halford posa com suas "great balls of fire" em camarim

imagemMustaine diz que novo álbum tem uma das músicas mais rápidas que o Megadeth escreveu

imagemO clássico dos Paralamas que Gilberto Gil escreveu a letra e ditou pelo telefone

imagemKerry King explica por que não assumiu o posto de guitarrista do Megadeth


Sirenia: Oscilando entre o gótico e o sinfônico

Resenha - Enigma of Life - Sirenia

Por Felipe Kahan Bonato
Em 01/02/11

Nota: 7

O SIRENIA é uma das bandas pela qual sempre nutri grande admiração pelos primeiros trabalhos, mas acabei não acompanhando toda trajetória da banda, mais pelo estilo muito estrito de seu gênero. Em 2011, chega ao mercado "The Enigma of Life", álbum que mantém Ailyn no posto de vocalista da banda. Até então uma desconhecida para mim, consigo entender o motivo de o mentor da banda, Morten Veland, optar por mantê-la. Ótima vocalista (vide a faixa título), enquadra-se muito bem ao que é proposto no álbum, que se desvincula um pouco do gótico mais agressivo, passando a se concentrar no lado sinfônico.

Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Exatamente por essa mudança, o SIRENIA tem sido acusado de se tornar pop demais, a exemplo do NIGHTWISH, até por excluir os vocais masculinos rasgados, que geralmente alternam com o lírico feminino no gênero. No entanto, muitos daqueles que não são fãs de metal, acabam repudiando tais conjuntos por se aproximarem de guturais, algumas vezes. Não sei se intencionalmente ou não, o conjunto norueguês tornou mais límpido seu som, apresentando algo quase próximo do rock inglês quando Veland é solicitado, como em "Darkened Days To Come", restringindo os vocais mais agressivos a meras pontes.

Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva

As composições, por outro lado, conseguem manter passagens instrumentais profundas e pesadas, como em "A Seaside Serenade" e na própria "The End Of It All", em que o contraste com a voz suave de Ailyn produz um resultado muito interessante. Em "Coming Down", o peso é trazido simultaneamente à melodia, em uma faixa realmente muito bem intrincada e que resgata um pouco o gótico mais vibrante. Definitivamente, há também um flerte com o prog, na criatividade de algumas passagens inseridas, como na introdução de "All My Dreams" e "This Darkness".

No entanto, realmente parece que o SIRENIA deixou de ser gótico para se concentrar em um metal sinfônico muito bem feito. Aliás, as canções parecem compostas originalmente em um estilo mais convencional, ou seja, concebidas como músicas pop ou rock, como "Winter Land". A partir daí, parecem ter sido adicionados os elementos que sempre marcaram o som gótico. Isso pode ser percebido também com refrãos um pouco deslocados de outras partes da faixa, como em "Fallen Angel", que ainda é uma grande faixa, muito bem orquestrada. Nesse lado de harmonização, o disco não deixa a desejar, com bom entrosamento dos músicos e boas participações dos corais, cujo ápice se dá em "Fading Star", cujo solo de guitarra merece igual destaque.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ainda nessa nova vertente em que está investindo, o SIRENIA precisa aprimorar, haja vista a mesmice e a falta de paixão das faixas. Mesmo assim, não atribuo um péssimo resultado ao álbum, até por gostar muito desse novo estilo no qual a banda se aventura. Além disso, "The Enigma of Life" mostra boas músicas, sem exceções, com a ressalva de contradizer o passado do grupo, apesar de, com méritos, finalmente se desvincular do som do TRISTANIA.

Analogamente, pode-se dizer que o SIRENIA parece ter produzido o que o "Chinese Democracy" foi para o GUNS N’ ROSES, ou que a banda se tornou um PAIN OF SALVATION, imprevisível. Assim como deve ser analisado nas mencionadas bandas, o contexto de "The Enigma of Life" depende um pouco também do caminho que a banda tomará, o que, por ora, é outro enigma.

Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Integrantes:
Ailyn (Pilar Giménez García) – Vocais
Morten Veland – Vocais, Guitarra, Baixo, Bateria, Teclado
Michael S. Krumins – Guitarra, Vocais
Jonathan A. Perez – Bateria, Percussão

Faixas:
01. The End Of It All
02. Fallen Angel
03. All My Dreams
04. This Darkness
05. The Twilight In Your Eyes
06. Winter Land
07. A Seaside Serenade
08. Darkened Days To Come
09. Coming Down
10. This Lonely Lake
11. Fading Star
12. The Enigma Of Life

Gravadora: Nuclear Blast Records


Outras resenhas de Enigma of Life - Sirenia

Resenha - Enigma Of Life - Sirenia

Resenha - Enigma Of Life - Sirenia

Resenha - Enigma of Life - Sirenia

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Stamp
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Symphonic Metal: As dez cantoras mais influentes e impressionantes



Sobre Felipe Kahan Bonato

Felipe Kahan Bonato: Nascido em 88, há mais de 10 anos - por enquanto - escuta praticamente qualquer subgênero de rock e metal, explorando principalmente bandas mais desconhecidas. Teve contato tardio com a guitarra, seu instrumento preferido, optando então em seguir a carreira de Engenheiro de Produção e em contribuir esporadicamente com resenhas no Whiplash.

Mais matérias de Felipe Kahan Bonato.