Sirenia: Gothic cheio de arranjos belíssimos e variação

Resenha - Enigma Of Life - Sirenia

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Vitor Franceschini
Enviar Correções  

publicidade

9


A Laser Company nos agracia com o sexto trabalho dos noruegueses do Sirenia, que, para quem não sabe, é uma banda capitaneada por Morten Veland (guitarrista e vocalista, ex-Tristania) que aqui ataca em todos os instrumentos. Veland faz duo com a vocalista espanhola Ailyn, que já apareceu no trabalho anterior "The 13th Floor" (2009).

"The Enigma Of Life" demonstra todo o talento de Morten em compor um Gothic Metal cheio de arranjos belíssimos e variação, que dá ênfase para as guitarras, fato esquecido pela maioria das bandas do estilo. O espaço dado para Ailyn - que ocupa a maior parte das linhas vocais se intercalando pouco com os guturais do guitarrista – caiu muito bem para as canções. Aliás, é de se destacar a interpretação da cantora no trabalho. O vocal de Ailyn possui uma junção de simplicidade com uma voz angelical, sem técnica exacerbada, mas com muito equilíbrio e ótimo timbre.

publicidade

Outro fator que chama atenção são os refrãos pegajosos (no bom sentido) da maioria das composições, o que tirou um pouco a obscuridade das músicas, mas as deixou bem melancólicas, como o estilo pede.

Logo de cara, a primeira e a segunda faixa, The End Of It All e Fallen Angel respectivamente, já demonstram refrãos grandiosos, sendo que a primeira possui uma áurea mais sinfônica e a última pende para o Gothic bem clichê. A Seaside Serenade, além de mostrar um grande trabalho de guitarras, conta com um belíssimo e épico coro de dar arrepios, além de um trabalho sensacional de teclados e sintetizadores.

publicidade

Em Darkened Days To Come, Morten investe em um vocal limpo alternando com os de Ailyn e segue uma linha influenciada mais pelo Gothic Rock. Isso prova a versatilidade para compor do norueguês. Todas as faixas possuem suas qualidades impares, mas a faixa título que fecha o disco é magnífica! Com um arranjo perfeito unindo teclado e violino (executado no álbum por Stephanie Valentin), clima extremamente triste, solos muito bem executados, belíssimos coros e uma ótima interpretação da vocalista, a faixa conquista facilmente. Simplesmente maravilhosa!

publicidade

O trabalho ainda conta com duas faixas bônus, sendo que uma é a versão em espanhol para This Darkness, que se tornou Oscura Realidad e uma versão acústica para The Enigma Of Life (tão boa quanto à original). O álbum foi produzido pelo próprio Morten Veland e conta com ilustração do brasileiro Gustavo Sazes. Se você acha que o Gothic Metal está saturado, ouça "The Enigma Of Life" e reveja seus conceitos.

publicidade


Outras resenhas de Enigma Of Life - Sirenia

Sirenia: Primando pela acessibilidade em novo álbum

Sirenia: Boas músicas que formam um todo bem interessante

Sirenia: Oscilando entre o gótico e o sinfônico




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metalhead: as mulheres mais sexys do Heavy MetalMetalhead
As mulheres mais sexys do Heavy Metal

Symphonic Metal: As dez cantoras mais influentes e impressionantesSymphonic Metal
As dez cantoras mais influentes e impressionantes


Guns e Sabbath: semelhança entre Zero the Hero e Paradise CityGuns e Sabbath
Semelhança entre "Zero the Hero" e "Paradise City"

Batom, laquê...: Como formar uma banda de Hard Rock em 69 liçõesBatom, laquê...
Como formar uma banda de Hard Rock em 69 lições


Sobre Vitor Franceschini

Jornalista graduado tem como principal base escrever sobre Rock e Metal, sua grande paixão. Ex-editor do finado Goredeath Zine, atual comandante do blog Arte Metal, além de colaborador de diversos veículos do underground.

Mais matérias de Vitor Franceschini no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin