O álbum que Nick Mason do Pink Floyd disse ter "mudado a indústria fonográfica"
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de fevereiro de 2024
Nick Mason é amplamente conhecido como o lendário baterista da banda de rock progressivo Pink Floyd. Nascido Nicholas Berkeley Mason em 27 de janeiro de 1944, em Birmingham, Inglaterra, ele desempenhou um papel fundamental na formação e evolução do som característico do Pink Floyd ao longo de décadas.
Em entrevista publicada pela Far Out, Mason comentou sobre a importância do disco "Sgt. Pepper Lonely Heart Club Band", dos Beatles. Ele explicou que foi justamente aí que a indústria passou a valorizar mais o álbum do que os singles.
"Sgt. Pepper's foi o álbum que realmente mudou a face da indústria fonográfica. Até então, tudo se tratava de singles. ‘Sgt. Pepper's’ foi o primeiro álbum que superou as vendas de singles, e isso permitiu que bandas como a nossa tivessem mais tempo de estúdio e mais liberdade para fazer o que queríamos", disse.
O Pink Floyd acabaria utilizando essa abordagem de pensar o álbum como conceito ao longo de sua carreira, como em "Dark Side of the Moon". A banda sempre disse que é preciso ouvir esse registro do início ao fim para obter a melhor experiência possível.
Quem é Nick Mason?
Nick Mason tornou-se parte integrante do Pink Floyd desde a sua fundação em 1965, e foi um dos integrantes icônicos do grupo junto com Syd Barrett, Roger Waters, Richard Wright e David Gilmour.
Ao longo de sua extensa carreira com a banda, Mason contribuiu de maneira significativa para a criação de álbuns clássicos que marcaram época, como "The Dark Side of the Moon", "Wish You Were Here", "Animals" e "The Wall".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps