Angra: após a tormenta, o sétimo e tão aguardado álbum

Resenha - Aqua - Angra

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Desde que surgiu em 1991, o Angra provavelmente passou pela maior provação de sua carreira, amargando por quatro longos anos longe dos estúdios em função dos sempre desagradáveis entraves financeiros e judiciais que todos já devem estar cansados de saber. Mas, após a tormenta, temos "Aqua", o sétimo e tão aguardado álbum de uma das poucas bandas que conseguiu expressiva repercussão para além das fronteiras desse nosso talentoso Brasil.
375 acessosAngra: Aula de Bateria com Fabio Lione5000 acessosLemmy Kilmister fala de Sharon e Iron Maiden

Novamente temático, a inspiração recai sobre a derradeira obra de Shakespeare, "A Tempestade", escrita em 1613 e cujo drama envolve amor, conspirações oportunistas e, naturalmente, a vingança, ambientados numa ilha habitada pelo mago Próspero e sua filha, Miranda. Musicalmente, o novo disco marca o retorno de todas as características que fizeram com que o Angra se sobressaísse no cenário mundial, mesclando à distorção do Power Metal Melódico os muitos arranjos típicos da música clássica, não temendo pisar em território mais acessível e, o melhor, espalhando muito da diversidade da música étnica brasileira pelo repertório.

Com muitos detalhes aparecendo de forma discreta, a forma como exploram, amarram e entrelaçam tantos elementos, por vezes tão díspares, sem exageros e de forma homogênea, oferece um caráter todo progressivo a várias canções. Mas, curiosamente, mesmo com esses atributos, optou-se por iniciar a audição com “Arising Thunder”, que, mesmo repleta de guitarras neoclássicas, se revela uma canção apenas convencional em sua proposta.

De qualquer forma, “Aqua” preza pela diversidade e oferece muito, mas muito mais do que isso. É com a beleza das percussões de “Awake From Darkness” ou “The Rage Of The Waters” que a energia primitiva do Heavy Metal se transforma em objeto de exportação para causar impacto em qualquer gringo. Desde as baladas – “Spirit Of The Air” se destaca por ser quase angelical – até as mudanças de andamento de “Hollow” oscilando harmoniosamente entre o muito pesado e o ameno; e culminando na etérea “Ashes” que encerra a audição de forma um tanto quanto obscura, o Angra injeta o necessário apelo emocional, estimulando e segurando as atenções do ouvinte com uma sempre bem vinda imprevisibilidade.

Novamente contando com o baterista Ricardo Confessori, “Aqua” certamente não muda os rumos do Heavy Metal, mas possui uma estética tão versátil e exótica que mantém o Angra entre os mais expressivos nomes do Power Metal Melódico mundial. E, como não poderia deixar de ser, fatalmente agradará ao público que vem acompanhando o conjunto paulista em sua fase pós-André Matos. Nada soa forçado, apenas flui... como água.

Contato:
http://www.myspace.com/angraofficial
http://www.angra.net

Formação:
Eduardo Falaschi - voz
Kiko Loureiro - guitarra
Rafael Bittencourt - guitarra
Felipe Andreoli - baixo
Ricardo Confessori - bateria

Angra - Aqua
(2010 - Voice Music / Die Hard Records - nacional)

01. Viderunt Te Aquæ
02. Arising Thunder
03. Awake From Darkness
04. Lease Of Life
05. The Rage Of The Waters
06. Spirit Of The Air
07. Hollow
08. A Monster In Her Eyes
09. Weakness Of A Man
10. Ashes

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Aqua - Angra

5000 acessosAngra: O Aqua é um álbum injustiçado?5000 acessosAngra: Não há mais nada que a banda precise provar4813 acessosAngra: "Aqua" não faz feio na bela discografia do grupo5000 acessosAngra: o metal é um terreno fértil para projetos complexos5000 acessosAngra: seguindo para o futuro, sem deixar o passado de lado

AngraAngra
Rafael explica situação sobre a turnê Angra Years de Falaschi

375 acessosAngra: Aula de Bateria com Fabio Lione801 acessosKiko Loureiro: vídeo completo de workshop online do guitarrista0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Angra"

HangarHangar
Os discos que marcaram o baterista Aquiles Priester

Guns N RosesGuns N' Roses
O brasileiro que quase assumiu a guitarra

CoversCovers
Blog elege Top 5 por bandas brasileiras de Rock/Metal

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Angra"

MotörheadMotörhead
"Sharon equivale a três Iron Maidens. É como um homem!"

NirvanaNirvana
Site elege as dez melhores músicas do grupo

RamonesRamones
Perguntas e respostas e curiosidades

5000 acessosIron Maiden: Bruce Dickinson revela sua "canção de merda"5000 acessosGuitarra: em vídeo, o solo mais destrutivo que você já viu5000 acessosIron Maiden: "Tenho inveja dos fogos do Slipknot",diz Bruce5000 acessosIron Maiden: Nicko caiu de joelhos e rezou por Bruce5000 acessosBlack Metal: lista de cinco bandas do lado sinfônico do satanismo5000 acessosAC/DC: bandas similares, algumas mais, outras menos

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online