Angra: após a tormenta, o sétimo e tão aguardado álbum
Resenha - Aqua - Angra
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 14 de setembro de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde que surgiu em 1991, o Angra provavelmente passou pela maior provação de sua carreira, amargando por quatro longos anos longe dos estúdios em função dos sempre desagradáveis entraves financeiros e judiciais que todos já devem estar cansados de saber. Mas, após a tormenta, temos "Aqua", o sétimo e tão aguardado álbum de uma das poucas bandas que conseguiu expressiva repercussão para além das fronteiras desse nosso talentoso Brasil.
Novamente temático, a inspiração recai sobre a derradeira obra de Shakespeare, "A Tempestade", escrita em 1613 e cujo drama envolve amor, conspirações oportunistas e, naturalmente, a vingança, ambientados numa ilha habitada pelo mago Próspero e sua filha, Miranda. Musicalmente, o novo disco marca o retorno de todas as características que fizeram com que o Angra se sobressaísse no cenário mundial, mesclando à distorção do Power Metal Melódico os muitos arranjos típicos da música clássica, não temendo pisar em território mais acessível e, o melhor, espalhando muito da diversidade da música étnica brasileira pelo repertório.
Com muitos detalhes aparecendo de forma discreta, a forma como exploram, amarram e entrelaçam tantos elementos, por vezes tão díspares, sem exageros e de forma homogênea, oferece um caráter todo progressivo a várias canções. Mas, curiosamente, mesmo com esses atributos, optou-se por iniciar a audição com "Arising Thunder", que, mesmo repleta de guitarras neoclássicas, se revela uma canção apenas convencional em sua proposta.
De qualquer forma, "Aqua" preza pela diversidade e oferece muito, mas muito mais do que isso. É com a beleza das percussões de "Awake From Darkness" ou "The Rage Of The Waters" que a energia primitiva do Heavy Metal se transforma em objeto de exportação para causar impacto em qualquer gringo. Desde as baladas – "Spirit Of The Air" se destaca por ser quase angelical – até as mudanças de andamento de "Hollow" oscilando harmoniosamente entre o muito pesado e o ameno; e culminando na etérea "Ashes" que encerra a audição de forma um tanto quanto obscura, o Angra injeta o necessário apelo emocional, estimulando e segurando as atenções do ouvinte com uma sempre bem vinda imprevisibilidade.
Novamente contando com o baterista Ricardo Confessori, "Aqua" certamente não muda os rumos do Heavy Metal, mas possui uma estética tão versátil e exótica que mantém o Angra entre os mais expressivos nomes do Power Metal Melódico mundial. E, como não poderia deixar de ser, fatalmente agradará ao público que vem acompanhando o conjunto paulista em sua fase pós-André Matos. Nada soa forçado, apenas flui... como água.
Contato:
http://www.myspace.com/angraofficial
http://www.angra.net
Formação:
Eduardo Falaschi - voz
Kiko Loureiro - guitarra
Rafael Bittencourt - guitarra
Felipe Andreoli - baixo
Ricardo Confessori - bateria
Angra - Aqua
(2010 - Voice Music / Die Hard Records - nacional)
01. Viderunt Te Aquæ
02. Arising Thunder
03. Awake From Darkness
04. Lease Of Life
05. The Rage Of The Waters
06. Spirit Of The Air
07. Hollow
08. A Monster In Her Eyes
09. Weakness Of A Man
10. Ashes
Outras resenhas de Aqua - Angra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
A banda de disco music que Tatiana Shmayluk, do Jinjer, adora
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O cantor que Bob Dylan chamou de "o maior dos maiores"


Angra: seguindo para o futuro, sem deixar o passado de lado
Angra: dez anos do mais injustiçado álbum
O que vai acontecer com o Angra? Quando seria bom voltar do hiato? Marcelo Barbosa opina
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
O motivo que levou Fabio Lione a quase sair do Angra em 2023, segundo Marcelo Barbosa
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
5 to Rock: escolhas e histórias de Aquiles Priester
O melhor álbum de metal nacional lançado em cada ano entre 1990 e 2025
Luis Mariutti anuncia seu próprio podcast e Rafael Bittencourt é o primeiro convidado
Principal reclamação de Fabio Lione sobre Angra faz sentido? Especialista em Angraverso opina
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


