Kamala: longe do lugar comum do Thrash Metal nacional
Resenha - Fractal - Kamala
Por Jackson Wójcik Pinto
Postado em 18 de abril de 2010
O termo Kamala refere-se a uma deusa hindu que representa força e sabedoria, e no que diz respeito a esta banda formada em 2003 na cidade de Campinas (SP), adapta-se como uma luva, pois neste, que é o terceiro registro da banda, temos toda a força do seu já habitual thrash metal aliado a experimentações e melodias refinadas e de um bom gosto incrível.
"Fractal", como já frisei, é o sucessor de dois lançamentos, que são o CD demo "Corrosive" (2005) e o CD "full" Kamala (2007), sendo que nesse último, lançado pela Overload Records, a banda já dava indícios de que iria utilizar-se de uma sonoridade moderna no seu som, sem perder a agressividade e o peso. As mudanças de ritmo, aliadas à extrema qualidade musical dão uma noção bastante peculiar do porquê esta banda se distingue do lugar comum no thrash metal nacional, demonstrando uma auto-afirmação digna de respeito, com a emoção exalando de cada poro de seus componentes.
Os responsáveis por tanto bom gosto e qualidade do presente CD são: Raphael Olmos - voz e guitarra, Andreas Dehn – guitarra, Adriano Martins – baixo e Nícolas Andrade – bateria, sob a batuta do produtor Ricardo Piccoli (Venin Noir, Dead Nature e Scars Souls), do Piccoli Studio, de Campinas, que já trabalhou no último CD da banda e contribuiu sobremaneira para que o resultado fosse tão claro e emocionante.
Num total de pouco mais de 47 minutos de fúria e rapidez, dividido em onze faixas matadoras, este lançamento esbanja criatividade, com um clima insano e visceral. Destaque há que ser feito à faixa de abertura, "Consequences", que mereceu até mesmo o lançamento de um vídeo clipe produzido por Leonardo Alves e Thiago Pinheiro e gravado no Studio Kaiowas, que capta com maestria o estigma oriental que já é marca registrada da banda. Cabe ressaltar que o presente clipe já está na programação para ser exibido em breve no Programa Rocktime. Peso e cadência estão presentes com muita propriedade nos petardos "The Fall" e "Push". As variações e viradas da instrumental faixa título também são incríveis, sendo que a bateria e baixo pulsantes de Stillbirth dão um toque à parte, com uma selvageria avassaladora. Os vocais de Raphael são muito bem encaixados nas melodias, dando-lhes um ar insano e moderno, isso sem falar no excelente trabalho de guitarras, feito com muita garra e competência.
Também tenho que destacar o esmero que a banda despendeu à arte gráfica do CD, criada pelo designer Luiz Moura. Foi usado muito capricho e cuidado na apresentação, sempre tendo por base tanto o hinduísmo como o próprio nome do CD, pois o termo "Fractal" refere-se a uma forma geométrica que tende ao infinito e representa graficamente a teoria do caos. Teoria essa que tem tudo a ver com um trabalho de peso e energia destes jovens músicos que esbanjam vigor e criatividade com o sua visão promissora do metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A última grande cantora de verdade que existiu, segundo Regis Tadeu
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
A resposta que James LaBrie gostaria de dar para quem critica sua voz
David Gilmour diz o que achou de assistir O Mágico de Oz com "Dark Side of the Moon"
Slipknot: Qual é o significado e a tradução do nome da banda?
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior



Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



