Kamala: Thrash agora revestido por melodias mais refinadas
Resenha - Fractal - Kamala
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 16 de fevereiro de 2010
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando estreou com seu álbum auto-intitulado em 2007, o Kamala causou ótima impressão por fazer um monte de experimentações em seu Thrash Metal, tendo como resultado uma sonoridade muito agressiva e realmente moderna. Desde então, muitas portas se abriram para esse pessoal de Campinas (SP) que está chegando ao segundo disco, agora via Free Mind Records.
Estilisticamente, "Fractal" começa exatamente onde seu antecessor parou. Contando com o novo guitarrista Andreas Dehn, o Kamala continua investindo em experimentos, mas em uma proporção mais reduzida. O Thrash agora se apresenta revestido por melodias ainda mais refinadas e com um peso que chega a ser absurdo, onde, além da ótima seção instrumental, Raphael Olmos continua disparando rajadas de rugidos cada vez mais peçonhentos.
Em sua busca pela distinção, o Kamala constrói sua música cuidadosamente e avança por mudanças de ritmo com grande facilidade, mas nunca dando margem para a pretensão, o que é importantíssimo. O disco é preenchido com músicas da mais alta qualidade, desde a abertura "Consequences", passando por uma vibração quase alternativa em "The Fall" e culminando com a destruição definitiva proporcionada por "Stillbirth".
Devido aos bons resultados do álbum anterior, o Kamala novamente conta com a produção de Ricardo Piccoli, do Piccoli Studio, na própria Campinas – cada nota é absolutamente clara, destacando-se as nuances de dinâmica e tom. "Fractal" também apresenta um vídeo alucinante para a faixa "Consequences", que captura toda a beleza perturbadora e reflete bem o fascínio que a cultura oriental sempre exerceu sobre o Kamala.
Enfim, como não valorizar um conjunto que se influencia, mas sem copiar ninguém? Com "Fractal", o Kamala continua mostrando auto-afirmação e não vacila na direção que segue, proporcionando um Heavy Metal com uma torção tão especial que despertará emoções em um público bastante amplo neste universo tão cheio de subdivisões. Excelente!
Contato:
http://www.kamala1.net
http://www.myspace.com/kmlthrash
Formação:
Raphael Olmos - voz e guitarra
Andreas Dehn - guitarra
Adriano Martins - baixo
Nícolas Andrade - bateria
Kamala - Fractal
(2009 / Free Mind Records - nacional)
01. Consequences
02. Stand On My Manger
03. Purify
04. The Fall
05. Push
06. What Is That?
07. In Others Mind
08. Determination
09. No Turning Back
10. Fractal
11. Stillbirth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
O dia que Raul Seixas e Wanderléa foram ao programa da Hebe Camargo celebrar amizade
O pedido do Gojira que organização das Olimpíadas negou, segundo Mario Duplantier
Saiba mais sobre as visões religiosas de Derrick Green, vocalista do Sepultura


Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



