Facínora: Thrash Metal clássico e matador em estréia
Resenha - Born in Fear - Facínora
Por Fernão Silveira
Postado em 06 de abril de 2009
Se você procurar no dicionário, vai encontrar definições pouco gentis para a palavra "facínora" (um assassino perverso e cruel). Mas se você ouvir o EP "Born in Fear", trabalho de estréia da banda FACÍNORA, vai encontrar um thrash metal na medida, com peso e personalidade.

Impressiona o fato de a banda ser tão nova: tudo começou em 2006, "sem muitas pretensões, apenas para tomar uma cachaça e por diversão" – conforme definição do próprio grupo. Os primeiros acordes foram dedicados a covers de bandas como AC/DC, LED ZEPPELIN, BLACK SABBATH, SLAYER e EXODUS. Mas com o passar do tempo, o som dos caras se solidificou para o lado do bom e velho thrash metal.
Em 2008, os camaradas Igor Rodrigues (guitarra, baixo e vocal) e Allem Villela (bateria) gravaram "Born in Fear", EP de estréia com quatro músicas de autoria própria. O resultado é um thrashão competente, no qual ficam claríssimas as influências da Bay Area e, principalmente, do grande SEPULTURA.
"Empty Illusions", a faixa de abertura do EP, revela uma paulada muito bem trabalhada, que faz o ouvinte mais atento lembrar de "Fight Fire With Fire" (METALLICA). Se a guitarra de Igor chama a atenção na faixa 1, é a bateria de Allem que mata a pau em "War Between Selfish" – destaque ainda para um riff de entrada muito legal.
Em "Despair", o clima fica mais introspectivo e sombrio, ajudando a revelar melhor a competência dos músicos. A levada à la "Fade to Black" (olha o METALLICA aí de novo...) e as influências de Dave Mustaine (MEGADETH) na linha de guitarra dão a (agradável) impressão de que você já se deparou com esse som em algum bom álbum de thrash dos anos 80. Para encerrar, "The Evil" surpreende pela sua harmonia e deixa o ouvinte com vontade de pedir bis.
Hoje em dia, a banda cresceu numericamente e ganhou os reforços de Eder Nunes (guitarra) e Andersson Ferret (baixo), que não constam dos créditos de "Born in Fear". Mas é certo que os dois chegaram para desafogar o versátil Igor (que também é o letrista oficial do FACÍNORA) e permitir que eles partam para mais shows. Então, boa sorte aos rapazes!
"Born in Fear" - FACÍNORA
1 – Empty Illusions
2 – War Between Selfish
3 - Despair
4 – The Evil
Produção independente
Página da banda no MySpace:
http://www.myspace.com/facinorathrash
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As três músicas do AC/DC escolhidas por Brian Johnson entre as suas favoritas
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
System of a Down e Faith No More farão show no Maracanã em janeiro de 2027
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Nine Red Moons reúne músicos de Sepultura e Viper em "Archetypes"
Nergal está tocando sem o Behemoth porque a própria banda ficou cara demais
A resposta de Slash aos vendedores de guitarra que odeiam "Sweet Child O' Mine"
O melhor disco do Scorpions, segundo o guitarrista Rudolf Schenker
Tony Iommi coloca o papo em dia com Ian Anderson durante almoço
Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
A mensagem da viúva de Neil Peart para a baterista que assumiu seu lugar no Rush
Os 10 melhores discos do metal alemão, de acordo com a Metal Hammer
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
O membro mais subestimado do Guns N' Roses segundo Slash: "É metade do charme do 'Appetite'"
Iron Maiden: curiosidades sobre o "The Number Of The Beast"
O hit de Cazuza contra o capitalismo com letra considerada "boba e equivocada"

A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco



