Facínora: Thrash Metal clássico e matador em estréia
Resenha - Born in Fear - Facínora
Por Fernão Silveira
Postado em 06 de abril de 2009
Se você procurar no dicionário, vai encontrar definições pouco gentis para a palavra "facínora" (um assassino perverso e cruel). Mas se você ouvir o EP "Born in Fear", trabalho de estréia da banda FACÍNORA, vai encontrar um thrash metal na medida, com peso e personalidade.

Impressiona o fato de a banda ser tão nova: tudo começou em 2006, "sem muitas pretensões, apenas para tomar uma cachaça e por diversão" – conforme definição do próprio grupo. Os primeiros acordes foram dedicados a covers de bandas como AC/DC, LED ZEPPELIN, BLACK SABBATH, SLAYER e EXODUS. Mas com o passar do tempo, o som dos caras se solidificou para o lado do bom e velho thrash metal.
Em 2008, os camaradas Igor Rodrigues (guitarra, baixo e vocal) e Allem Villela (bateria) gravaram "Born in Fear", EP de estréia com quatro músicas de autoria própria. O resultado é um thrashão competente, no qual ficam claríssimas as influências da Bay Area e, principalmente, do grande SEPULTURA.
"Empty Illusions", a faixa de abertura do EP, revela uma paulada muito bem trabalhada, que faz o ouvinte mais atento lembrar de "Fight Fire With Fire" (METALLICA). Se a guitarra de Igor chama a atenção na faixa 1, é a bateria de Allem que mata a pau em "War Between Selfish" – destaque ainda para um riff de entrada muito legal.
Em "Despair", o clima fica mais introspectivo e sombrio, ajudando a revelar melhor a competência dos músicos. A levada à la "Fade to Black" (olha o METALLICA aí de novo...) e as influências de Dave Mustaine (MEGADETH) na linha de guitarra dão a (agradável) impressão de que você já se deparou com esse som em algum bom álbum de thrash dos anos 80. Para encerrar, "The Evil" surpreende pela sua harmonia e deixa o ouvinte com vontade de pedir bis.
Hoje em dia, a banda cresceu numericamente e ganhou os reforços de Eder Nunes (guitarra) e Andersson Ferret (baixo), que não constam dos créditos de "Born in Fear". Mas é certo que os dois chegaram para desafogar o versátil Igor (que também é o letrista oficial do FACÍNORA) e permitir que eles partam para mais shows. Então, boa sorte aos rapazes!
"Born in Fear" - FACÍNORA
1 – Empty Illusions
2 – War Between Selfish
3 - Despair
4 – The Evil
Produção independente
Página da banda no MySpace:
http://www.myspace.com/facinorathrash
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
Tarja detalhou o inesperado e público pedido de desculpas de Marko Hietala
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
Jeff Young aceitaria participar da tour de despedida do Megadeth? O próprio responde
The Cure: O clipe que o vocalista Robert Smith considera "horrível"
David Bowie sobre como um conselho de John Lennon mudou o rumo de sua carreira
O épico de Bob Dylan que "alterou a composição musical para sempre", segundo Bono do U2
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



