Facínora: Thrash Metal clássico e matador em estréia
Resenha - Born in Fear - Facínora
Por Fernão Silveira
Postado em 06 de abril de 2009
Se você procurar no dicionário, vai encontrar definições pouco gentis para a palavra "facínora" (um assassino perverso e cruel). Mas se você ouvir o EP "Born in Fear", trabalho de estréia da banda FACÍNORA, vai encontrar um thrash metal na medida, com peso e personalidade.

Impressiona o fato de a banda ser tão nova: tudo começou em 2006, "sem muitas pretensões, apenas para tomar uma cachaça e por diversão" – conforme definição do próprio grupo. Os primeiros acordes foram dedicados a covers de bandas como AC/DC, LED ZEPPELIN, BLACK SABBATH, SLAYER e EXODUS. Mas com o passar do tempo, o som dos caras se solidificou para o lado do bom e velho thrash metal.
Em 2008, os camaradas Igor Rodrigues (guitarra, baixo e vocal) e Allem Villela (bateria) gravaram "Born in Fear", EP de estréia com quatro músicas de autoria própria. O resultado é um thrashão competente, no qual ficam claríssimas as influências da Bay Area e, principalmente, do grande SEPULTURA.
"Empty Illusions", a faixa de abertura do EP, revela uma paulada muito bem trabalhada, que faz o ouvinte mais atento lembrar de "Fight Fire With Fire" (METALLICA). Se a guitarra de Igor chama a atenção na faixa 1, é a bateria de Allem que mata a pau em "War Between Selfish" – destaque ainda para um riff de entrada muito legal.
Em "Despair", o clima fica mais introspectivo e sombrio, ajudando a revelar melhor a competência dos músicos. A levada à la "Fade to Black" (olha o METALLICA aí de novo...) e as influências de Dave Mustaine (MEGADETH) na linha de guitarra dão a (agradável) impressão de que você já se deparou com esse som em algum bom álbum de thrash dos anos 80. Para encerrar, "The Evil" surpreende pela sua harmonia e deixa o ouvinte com vontade de pedir bis.
Hoje em dia, a banda cresceu numericamente e ganhou os reforços de Eder Nunes (guitarra) e Andersson Ferret (baixo), que não constam dos créditos de "Born in Fear". Mas é certo que os dois chegaram para desafogar o versátil Igor (que também é o letrista oficial do FACÍNORA) e permitir que eles partam para mais shows. Então, boa sorte aos rapazes!
"Born in Fear" - FACÍNORA
1 – Empty Illusions
2 – War Between Selfish
3 - Despair
4 – The Evil
Produção independente
Página da banda no MySpace:
http://www.myspace.com/facinorathrash
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
"Estou velho": Geoff Tate explica decisão de abandonar "Operation Mindcrime"
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
Guitarrista do Every Time I Die morre durante evento de wrestling
A lendária banda de heavy metal que nunca decepcionou Scott Ian, do Anthrax
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
Como Regis Tadeu contou ao próprio Tim "Ripper" Owens que odiou o som do KK's Priest?
As 2 bandas brasileiras que Regis Tadeu considera as mais injustiçadas do rock
Guitarrista diz que novo álbum do Soundgarden terá "canções de ninar psicodélicas"
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
Como o Dead Kennedys influenciou o Slayer, segundo Dave Lombardo
Dee Snider detona bandas que voltam sem membros clássicos após turnês de despedida
Guitarrista Tommy Thayer confirma que o Kiss gravou uma nova música
O músico considerado o deus da guitarra, mas que Neil Peart confessou que não curtia
O lendário vocalista de rock a quem Robert Plant fez crítica pesada: "Voz seca como osso"
Max Cavalera: A opinião de Lemmy, Kiko Loureiro, Vinnie Paul e outros


Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



