O álbum do Soundgarden que inspirou a criação de "Enter Sandman", do Metallica
Por Igor Miranda
Postado em 24 de fevereiro de 2021
O Metallica passou por uma grande mudança em seu som com o lançamento do álbum autointitulado de 1991, também conhecido como "Black Album". Esse aspecto é notado com facilidade logo na primeira música do disco, "Enter Sandman", também divulgada como o single inicial do trabalho.
Em entrevista à revista Metal Hammer, concedida em 2017 e resgatada recentemente, o guitarrista Kirk Hammett relembrou uma grande influência para a composição de "Enter Sandman". O músico disse que teve as ideias que formataram a canção após uma madrugada ouvindo "Louder Than Love", segundo álbum de estúdio do Soundgarden, lançado em 1989.
"Eram umas duas ou três da manhã. Eu tinha acabado de ouvir 'Louder Than Love', o álbum do Soundgarden. Ouvi aquele álbum, fiquei inspirado. Peguei minha guitarra e saiu aquele riff", disse Hammett.
Aquela sonoridade acabaria por influenciar o Metallica em todo o "Black Album", que trazia uma pegada mais hard rock e menos metal. "Enter Sandman" foi a primeira música feita para o disco, então, é natural que tenha sido o fio condutor para o processo de composição.
A banda, aliás, estava em constante mudança na sua orientação artística - basta notar a evolução dos trabalhos lançados na década de 1980. O ápice veio com o último álbum daqueles anos, "...And Justice For All" (1988), que soava mais progressivo e complexo.
Em entrevista à Uncut, em 2020, o baterista Lars Ulrich reconheceu: "Quando terminamos o ciclo de '...And Justice For All', não havia lugar para ir. Batemos na parede. Após tocarmos todas aquelas músicas na estrada por alguns anos, falamos: 'nós precisamos de um reinício'".
Além de uma "volta ao básico", ainda que um pouco mais distante do metal, o Metallica contou com outro ingrediente para chegar ao resultado obtido no "Black Album". Trata-se do produtor Bob Rock, que já havia trabalhado com Mötley Crüe, The Cult, Blue Murder e outros nomes do hard rock.
Também à Metal Hammer, mas em 2009, o vocalista e guitarrista James Hetfield falou sobre os julgamentos que o Metallica enfrentou por parte dos fãs devido ao envolvimento com Bob Rock. O produtor construiu sua carreira um pouco distante do metal - após o "Black Album", ele ainda trabalharia com Aerosmith, Bon Jovi e Bryan Adams.
"Algumas pessoas acham que Bob nos fez soar muito comercial, tipo: oh, Bob trabalha com o Bon Jovi e com o Mötley Crüe. Mas se Flemming Rasmussen (produtor dos álbuns anteriores do Metallica) trabalhasse em um disco do Bon Jovi, o Bon Jovi de repente soaria como o Metallica?", pontuou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps