The Who: um DVD duplo no mínimo histórico
Resenha - Who at Kilburn 1977 - Who
Por Doctor Robert
Postado em 28 de dezembro de 2008
Você leitor, fã de The Who, com certeza já deve ter assistido pelo menos uma vez ao fantástico filme da banda, "The Kids Are Alright", documentário com várias cenas ao vivo acompanhando sua carreira, por uma coincidência infeliz lançado mais ou menos na época da morte do baterista Keith Moon. Um dos grandes destaques daquele registro era a inclusão das clássicas "Baba O’Riley" e "Won’t Get Fooled Again" gravadas em um show aparentemente espetacular. Durante muito tempo estas imagens ficaram engavetadas, pois conforme o próprio encarte nos conta, a banda (Pete Townshend, em especial) não ficou muito feliz com a performance como um todo. Mas, enfim, o tal show foi colocado no mercado, dando título a este mais recente lançamento dos lendários arruaceiros britânicos.

Temos em mãos um DVD duplo no mínimo histórico, capturando duas fases distintas do quarteto: o primeiro disco traz a apresentação de 1977, como o próprio título já diz; o segundo, uma preciosidade de 1969, gravada no Coliseum de Londres, casa tradicional de ópera da capital inglesa. Só por essa descrição já se tem uma idéia do que pode ser conferido e do valor deste lançamento, dada a raridade das gravações, até então pirateadas com qualidades bem aquém do merecido.
O show de Kilburn traz uma performance de uma banda já madura, segura de si mesma no palco, tocando bem como nunca. Temos um verdadeiro desfile de clássicos: além dos dois hinos já citados acima, podemos conferir "Can’t Explain", "Behind Blue Eyes", "Shakin’ All Over", a hoje esquecida "Dreaming From The Waist", a sempre divertida "My Wife", de John Entwistle, as obrigatórias "Pinball Wizard" e "My Generation", além de versões diferentes, mas muito boas, de "Join Together" e "Who Are You". Pena que acabe tão rápido (tem pouco mais de uma hora de duração).
No segundo disco, a verdadeira preciosidade. Um raríssimo concerto de 1969, que funciona muito bem como um complemento ao excepcional "Live At Leeds", para muitos o melhor disco ao vivo da história. Já começa com "Heaven and Hell" e a banda numa performance alucinada, especialmente o saudoso lunático, Keith Moon. Tem ainda a ótima "Young Man Blues", a singela "Tattoo" (pérola extraída do grande "The Who Sell Out"), os clássicos de sempre ("My Generation", "Can’t Explain") e uma das primeiras performances na íntegra de "Tommy" registradas em filme, que aparece separado como extra.
A banda havia chegado ao topo do estrelato e parecia estar curtindo ao máximo cada momento, como pode ser observado no beijo dado por Moon em Entwistle no começo da maravilhosa "A Quick One While He’s Away". A qualidade da filmagem não está grandes coisas, pois conforme explicado por legendas logo no começo da exibição, apenas a câmera central (distante, por sinal) registrou todo o show, e as demais tinham que ter seus rolos de filmes trocados o tempo todo. Sem falar no desgaste gerado pelo tempo. Mas tudo acaba servindo para dar um charme ainda maior e acrescentar o valor de relíquia.
Pena que ainda assim o lançamento não mereça uma nota dez. Mesmo com as imagens restauradas, o áudio remasterizado e tudo mais, só temos os shows e nada mais. Nenhum extra "verdadeiro", depoimento, documentário, comentário em áudio, nada... e isso em tempos onde existem lançamentos tão cheios de informações, como por exemplo a coleção "Kissology", do Kiss, é no mínimo inaceitável.
Classifiquemos assim então: nota 9,5 e item obrigatório na coleção de qualquer fã. E que venham mais boas surpresas...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
Assista ao trailer oficial de "Ozzy & Black Sabbath: Back to the Beginning"
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
Digão contesta versão de Tico Santa Cruz sobre a retomada dos Raimundos
O dia que Caetano Veloso gravou sozinho para que músicos vissem show histórico de rock
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
O "acordo de cavalheiros" que selou a entrada de Vivian Campbell na banda de Dio
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Horror Expo 2026 confirma presença do percussionista Chris Fehn, o número #3 do Slipknot
O músico que Jack Black sempre quis ser e pelo qual era "obcecado"
A música dos Beatles que Dave Grohl considera mais pesada que Black Sabbath e Motörhead
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
A surpreendente banda que vocalista do Offspring considera a "número 1" do Punk Rock
A banda de rock criticada por muitos que Rubinho Barrichello curte bastante
David Gilmour largou vício maléfico após ouvir erro em disco do Pink Floyd

A banda clássica que Pete Townshend descartou como uma "paródia do rock"
O misterioso nome que aparece nos créditos de "Tommy", clássico do The Who
10 rockstars que já estão na casa dos 80 anos de idade e seguem na estrada
A canção do The Who que Pete Townshend achava horrível e acabou vendendo mais de 1 milhão
A música que, para Pete Townshend, herdou o papel rebelde do rock and roll
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
"The Who nunca mais foi o mesmo após Keith Moon falecer", admite Roger Daltrey
A importância do The Who na formação musical de Tom G. Warrior, ícone do metal extremo
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



