Temple Of Brutality: sopro de ar fresco no estilo Thrash
Resenha - Lethal Agenda - Temple Of Brutality
Por Glauco Silva
Postado em 20 de novembro de 2008
Eu acho que mais gente devia fazer igual ao Jason Newsted e o David Ellefson: os caras já ganharam dinheiro o suficiente pra 2 gerações e cruzaram o mundo todo com suas respectivas bandas mais famosas, depois se dedicam a projetos menos vultosos - o 1º com o super cultuado (mas não tão popular) Voivod, e o 2º com esse Temple Of Brutality (e participações no Soulfly). Apesar do CD já ter saído há um tempinho por aqui, ainda cabe a crítica.

Como a idéia principal aqui é dar vazão à sua criatividade, e sem o julgo de um "patrão" onipresente nos arranjos e composição, o resultado sonoro é extremamente agradável e mostra um lado menos sisudo do baixista. Acompanhado de Todd Barnes nos vocais, Peter Scheithauer nas guitarras e Stet Howland (que já andou com outro "chefe" barra-pesada: Blackie Lawless) nas baquetas, temos aqui um thrash que favorece mais o peso que a velocidade, um bom sopro de ar fresco no estilo.
A faixa-título do álbum abre esse passeio neurótico: a excelente produção já salta aos ouvidos nas primeiras batidas e acordes, aí o Todd abre a boca - vocal totalmente raivoso, rasgado mas com muita potência, vociferando principalmente contra política. Riffs criativos e levada algumas vezes beirando o hardcore mais groove, seguindo a mesma estrutura em 'Hammer'.
'Already Dead' já mostra uma banda mais solta e ampliando a gama de ritmos, refrão que cola na orelha na hora e Peter mostrando solos realmente inspirados, casando perfeito com as linhas da "cozinha" e o andamento geral do som. 'Doesn't Matter' abre com um riff fora-de-série, lembrando a escola Dimebag, e mais retilínea, perfeita pra uma roda de mosh.
Agora 'Hate Machine' é, disparada, a melhor do álbum: riffs tensos e uma levada, no meio da música, que não deixa nenhum pescoço incólume… são cavalgadas precisas, contagiantes, total naquela linha clássica à la Bay Area. Um som excelente, que emenda em 'Isabel', mais contida, até o nível de adrenalina subir de novo em 'Beating The Man': começo tribal e refrão forte, deixando espaço pra andamentos caoticamente pesados mais pro fim.
A receita segue mais ou menos a mesma até o encerramento com 'The Art Of War'. Não é nada de espetacular ou absurdamente inovador no thrash, mas sim uma banda que já mostra personalidade, músicas que pegam fácil e que tem bastante lenha pra queimar. Boa pedida aos que apreciam um thrash mais pesado do que porrada, com aquela cara tipicamente americana do meio/fim dos anos 90, e mostrando que o estilo ainda está aí forte, se reinventando e, principalmente, cada vez mais colérico.
Faixas:
1. Lethal Agenda (4:03)
2. Hammer (2:55)
3. Already Dead (4:56)
4. Doesn't Matter (3:22)
5. Hate Machine (2:41)
6. Isabel (3:47)
7. Beating The Man (3:41)
8. Built To Last (3:29)
9. Interlude (0:50)
10. The Art Of War (3:58)
2005, Hellion (BR). Tempo total - 33:42
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
O hit do Nightwish com que Anette Olzon não concordava e virava as costas no palco
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
Eluveitie, Soilwork e Kanonenfieber se apresentarão no Bangers Open Air 2027
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Anette Olzon diz que gostaria de ser amiga dos integrantes do Nightwish
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A canção do Led Zeppelin que Geddy Lee usa para mostrar o talento de John Paul Jones
As músicas do Pink Floyd que David Gilmour não suporta, incluindo algumas que ele mesmo fez
O álbum do U2 que foi considerado o pior erro já cometido por eles, segundo Bono
O maior nome do Rock brasileiro, segundo Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



