Resenha - Lethal Agenda - Temple Of Brutality
Por Fábio Faria
Postado em 26 de maio de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em janeiro de 2005, foi anunciada a criação de um novo projeto chamado Enemy Of God, cuja formação era capitaneada por Peter Scheithauer(Killing Machine, Belladonna, Stream, etc) e composta por nomes bem conhecidos, mais especificamente no cenário metálico underground. Junto ao guitarrista estavam o baterista Jon Dette(Evildead, Havochate, Killing Machine, Pushed, além de passagens nada significativas pelo Slayer e Testament) e o vocalista Todd Barnes(13-A). O que mais chamou a atenção sobre o Enemy Of God, no entanto, foi a presença de David Ellefson, ex-baixista do Megadeth, único músico com uma carreira sólida a nível mundial.

No mês de abril do mesmo ano, Dette é despedido e para seu lugar foi chamado Stet Howland(W.A.S.P, Carnival Of Souls, The Howlin' Dogs, Impellitter). A reformulação demanda uma troca de nome do conjunto - na época já com esse status -, que passou a ser chamado Temple Of Brutality. Em julho de 2005, as gravações ocorridas no estúdio Alternative Sound, em Fort Meyers, Flórida(EUA), já haviam sido concluídas e o disco de estréia já estava pronto.
Desde o início, o material era descrito como sendo bastante pesado, fato que pode ser comprovado sem contestação neste ‘Lethal Agenda’. O som é calcado no thrash metal do final dos anos 80 começo de 90, misturando de forma bastante crua dois expoentes do gênero: Slayer e Pantera. É possível ter uma idéia do que se encontra neste CD logo na faixa de abertura, ou seja, agressividade, agressividade e mais agressividade. Tudo é muito direto, a faixa mais longa, ‘Already Dead’, não chega a ter cinco minutos de duração.
E dá-lhe fraseados de guitarra bem ao estilo do falecido "Dimebag" Darrell Abbott e solos inspirados pela dobradinha Kerry King/Jeff Hanneman. O baterista Stet Howland é apenas competente, não chegando a ter a técnica de um Dave Lombardo ou Vinnie Paul. Vale citar ainda que Howland foi prejudicado pela produção despojada que privilegiou demais o instrumento de David Ellefson. O som do baixo está tão alto nas canções, embora as deixe com um peso extra, que também ofuscou o som da guitarra base.
Quem se beneficiou mais precisamente na mixagem do CD foi o vocalista Todd Barnes, que encontrou o espaço certo para vociferar as letras de uma maneira extrema. Barnes protesta, alerta, critica e "dá conselhos" para aqueles que estão inseridos na sociedade americana. O alvo principal, mesmo que de uma forma discreta, é a política com relação à guerra da atual administração federal na Terra do Tio Sam. Essa particularidade pode ser mais bem entendida na arte gráfica do encarte de ‘Lethal Agenda’ e também no clipe da faixa-título, que vem como bônus na versão nacional, lançada pela Hellion Records. O vídeo foi dirigido por Fabio Jafet, o mesmo do documentário ‘Waking Up Dead’(www.wakingupdeadmovie.com), que tem canções de ‘Lethal Agenda’ incluídas na trilha sonora.
O ‘debut’ do Temple Of Brutality parece não ter grandes pretensões, a não ser dar aos fãs de thrash metal um bom disco recheado com o melhor que o estilo tem a oferecer: porrada simples e pura.
Músicas:
01. Lethal Agenda
02. Hammer
03. Already Dead
04. Doesn't Matter
05. Hate Machine
06. Isabel
07. Beating The Man
08. Built To Last
09. Interlude
10. Art Of War
Formação:
Peter Scheithauer - Guitarra
Dave Ellefson - Baixo
Todd Barnes - Vocal
Stet Howland – Bateria
Web site: http://www.templeofbrutality.com
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Outras resenhas de Lethal Agenda - Temple Of Brutality
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
Krisiun celebra o aniversário do clássico "Apocalyptic Revelation", gravado em apenas uma semana

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


