Austhral: Black Metal e música tradicional sulista
Resenha - Tocado a Vento - Austhral
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 12 de março de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É quase certo que qualquer banda que se prontifique a mesclar ritmos folclóricos ao Heavy Metal provavelmente fará uso das músicas tradicionais de seu país de origem. E é seguindo esta linha de raciocínio que o Austhral, natural de Florianópolis e na ativa desde 2004, estréia no cenário musical com "Tocado a Vento", disco conceitual que narra os conflitos bélicos ocorridos na região sul do Brasil no século 19, tendo como trilha sonora o chamado Folk Black Metal.

O nome Austhral já deixa clara a consideração de seus músicos pela cultura da região sul de nossa nação, consideração esta que fica ainda mais reforçada por honrarem a faceta folclórica de seu Black Metal com a música tradicional sulista, tão influenciada por ritmos europeus como a valsa, tango e flamenco, que foram digeridos por gerações de brasileiros até darem origem ao chote (schotish), chamamé (gaúcho), entre outros.
Estes ritmos intrigantes se fazem presentes em todas as faixas, seja de forma mais sutil ou em momentos realmente explícitos. E é aí, quando o tradicionalismo sulista aparece com força em meio à aspereza da música extrema que o Austhral realmente brilha, tanto que sua proposta musical é alcançada de forma plena em "September" (alusão a 20 de setembro de 1835, quando os farrapos tomaram Porto Alegre), com ritmos italianos e valsa; "Foresta Dell'Ombra" com tanta influência italiana, além de elementos hibéricos e árabes, típicos das misturas do sul, e também "The River's Farm", onde a valsa se faz presente.
Considerando que nomes como Finntroll, Thyrfing e tantos outros também tenham por influência ritmos das mais variadas regiões da Europa, o ouvinte desatento pode até assimilar o Austhral a alguns destes grupos... É algo compreensível e longe de ser um real problema, mas esta comparação seria superficial. "Tocado a Vento" é um bom debut, onde seus músicos têm espaço e possibilidades de sobra para trabalhar no futuro. E este é um desenvolvimento que merece ser acompanhado de perto pelos amantes do gênero.
Contato:
http://www.austhral.com
http://www.myspace.com/austhral
Formação:
Leonardo Chagas - voz e baixo
Cristian Derosa - guitarra
Salles de Moraes - teclados
Marlon Derosa - bateria
Austhral - Tocado a Vento
(2008 / Face The Abyss Records - nacional)
01. Forgotten Fields
02. Ruinland
03. Foresta Dell´Ombra
04. The River´s Farm
05. Conquered Nature
06. Sacred
07. Secret Cave
08. Tocada ao Vento
09. September
10. The Horn´s First Sound
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Rush faz homenagem a Rocky Balboa em cartaz de shows na Filadélfia
O clássico do Queen em que Freddie Mercury alcançou a nota mais alta de sua carreira
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
A música do Rush que Geddy Lee disse ter sido a gravação mais difícil da carreira
A música do Pearl Jam que Eddie Vedder escreveu após perder Johnny Ramone
Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
O megahit do hard rock que Regis Tadeu odeia apesar de adorar tocar na bateria
A opinião de percussionista brasileiro que gravou com o The Doors
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
O disco "perfeito" que é o melhor do Morbid Angel, segundo a Metal Hammer
Steve Vai considera Brian May um gênio que está em um patamar superior
Por que Roger Waters cortou Paul McCartney em "Dark Side of the Moon"?
Kiss: 15 bandas que abriram shows deles e se tornaram famosos
Les Claypool elege a linha de baixo mais difícil de nossa era, um clássico do prog rock
As duas bandas clássicas que, para Lemmy, deveriam ter encerrado atividades



A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco



