Austhral: Black Metal e música tradicional sulista
Resenha - Tocado a Vento - Austhral
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 12 de março de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É quase certo que qualquer banda que se prontifique a mesclar ritmos folclóricos ao Heavy Metal provavelmente fará uso das músicas tradicionais de seu país de origem. E é seguindo esta linha de raciocínio que o Austhral, natural de Florianópolis e na ativa desde 2004, estréia no cenário musical com "Tocado a Vento", disco conceitual que narra os conflitos bélicos ocorridos na região sul do Brasil no século 19, tendo como trilha sonora o chamado Folk Black Metal.

O nome Austhral já deixa clara a consideração de seus músicos pela cultura da região sul de nossa nação, consideração esta que fica ainda mais reforçada por honrarem a faceta folclórica de seu Black Metal com a música tradicional sulista, tão influenciada por ritmos europeus como a valsa, tango e flamenco, que foram digeridos por gerações de brasileiros até darem origem ao chote (schotish), chamamé (gaúcho), entre outros.
Estes ritmos intrigantes se fazem presentes em todas as faixas, seja de forma mais sutil ou em momentos realmente explícitos. E é aí, quando o tradicionalismo sulista aparece com força em meio à aspereza da música extrema que o Austhral realmente brilha, tanto que sua proposta musical é alcançada de forma plena em "September" (alusão a 20 de setembro de 1835, quando os farrapos tomaram Porto Alegre), com ritmos italianos e valsa; "Foresta Dell'Ombra" com tanta influência italiana, além de elementos hibéricos e árabes, típicos das misturas do sul, e também "The River's Farm", onde a valsa se faz presente.
Considerando que nomes como Finntroll, Thyrfing e tantos outros também tenham por influência ritmos das mais variadas regiões da Europa, o ouvinte desatento pode até assimilar o Austhral a alguns destes grupos... É algo compreensível e longe de ser um real problema, mas esta comparação seria superficial. "Tocado a Vento" é um bom debut, onde seus músicos têm espaço e possibilidades de sobra para trabalhar no futuro. E este é um desenvolvimento que merece ser acompanhado de perto pelos amantes do gênero.
Contato:
http://www.austhral.com
http://www.myspace.com/austhral
Formação:
Leonardo Chagas - voz e baixo
Cristian Derosa - guitarra
Salles de Moraes - teclados
Marlon Derosa - bateria
Austhral - Tocado a Vento
(2008 / Face The Abyss Records - nacional)
01. Forgotten Fields
02. Ruinland
03. Foresta Dell´Ombra
04. The River´s Farm
05. Conquered Nature
06. Sacred
07. Secret Cave
08. Tocada ao Vento
09. September
10. The Horn´s First Sound
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
O disco do Metallica que, para Cristina Scabbia, não deveria existir
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
Dogma anuncia três shows no Brasil durante turnê latino-americana de 2026
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
Quando Slash percebeu que Axl Rose era o vocalista que faltava pra fechar a banda
Fama de chato de Udo Dirkschneider se justifica? Brasileiro que toca na banda esclarece
A incrível música do Pink Floyd que David Gilmour tinha muita dificuldade para cantar
A música mais regravada do mundo que foi feita por um rockstar num carro em Portugal


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



