Austhral: Black Metal e música tradicional sulista
Resenha - Tocado a Vento - Austhral
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 12 de março de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É quase certo que qualquer banda que se prontifique a mesclar ritmos folclóricos ao Heavy Metal provavelmente fará uso das músicas tradicionais de seu país de origem. E é seguindo esta linha de raciocínio que o Austhral, natural de Florianópolis e na ativa desde 2004, estréia no cenário musical com "Tocado a Vento", disco conceitual que narra os conflitos bélicos ocorridos na região sul do Brasil no século 19, tendo como trilha sonora o chamado Folk Black Metal.

O nome Austhral já deixa clara a consideração de seus músicos pela cultura da região sul de nossa nação, consideração esta que fica ainda mais reforçada por honrarem a faceta folclórica de seu Black Metal com a música tradicional sulista, tão influenciada por ritmos europeus como a valsa, tango e flamenco, que foram digeridos por gerações de brasileiros até darem origem ao chote (schotish), chamamé (gaúcho), entre outros.
Estes ritmos intrigantes se fazem presentes em todas as faixas, seja de forma mais sutil ou em momentos realmente explícitos. E é aí, quando o tradicionalismo sulista aparece com força em meio à aspereza da música extrema que o Austhral realmente brilha, tanto que sua proposta musical é alcançada de forma plena em "September" (alusão a 20 de setembro de 1835, quando os farrapos tomaram Porto Alegre), com ritmos italianos e valsa; "Foresta Dell'Ombra" com tanta influência italiana, além de elementos hibéricos e árabes, típicos das misturas do sul, e também "The River's Farm", onde a valsa se faz presente.
Considerando que nomes como Finntroll, Thyrfing e tantos outros também tenham por influência ritmos das mais variadas regiões da Europa, o ouvinte desatento pode até assimilar o Austhral a alguns destes grupos... É algo compreensível e longe de ser um real problema, mas esta comparação seria superficial. "Tocado a Vento" é um bom debut, onde seus músicos têm espaço e possibilidades de sobra para trabalhar no futuro. E este é um desenvolvimento que merece ser acompanhado de perto pelos amantes do gênero.
Contato:
http://www.austhral.com
http://www.myspace.com/austhral
Formação:
Leonardo Chagas - voz e baixo
Cristian Derosa - guitarra
Salles de Moraes - teclados
Marlon Derosa - bateria
Austhral - Tocado a Vento
(2008 / Face The Abyss Records - nacional)
01. Forgotten Fields
02. Ruinland
03. Foresta Dell´Ombra
04. The River´s Farm
05. Conquered Nature
06. Sacred
07. Secret Cave
08. Tocada ao Vento
09. September
10. The Horn´s First Sound
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
A mensagem profunda que Dave Mustaine deixou na última música da carreira do Megadeth
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
O clássico do Dream Theater cujo título original era bizarro
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
A música dos Rolling Stones que Mick Jagger tem vergonha, mas ainda canta
A música do Guns N' Roses com que Slash nunca se sentiu confortável: "Muito perturbadora"
As inesperadas duas pessoas para quem Frejat não tirou o chapéu no programa do Raul Gil


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



