At Vance: mantendo o nível do grupo em alta
Resenha - VII - At Vance
Por Maurício Dehò
Postado em 02 de março de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de fazer nome contando com vocalistas como Oliver Hartmann, que esteve na fundação em 1998, e Mats Levén, com passagem pelo Malmsteen, o At Vance segue firme com seu Power Metal e chega ao seu sétimo álbum de estúdio com o "criativo" título: "VII". Tudo bem, nem o nome do disco nem o som que os suecos fazem são um oceano de criatividade, mas não se pode desmerecer o trabalho que o guitarrista Olaf Lenk conseguiu ao lado do novo vocalista Rick Altzi (também do Frequency, Sandalinas e Thunderstone, ex- Treasure Land), mantendo o nível do grupo em alta.

O curioso do novo disco é a grande influência de uma banda que pouco tempo tem de estrada – apesar dos experientes integrantes –, os compatriotas alemães do Masterplan. A característica fica forte principalmente pelas linhas de voz de Altzi, que rapidamente remetem a nomes como Jorn Lande e David Coverdale. Apesar de preencher uma lacuna difícil, Altzi se sai bem na posição que estava com o renomado Levén.
Além do Power/Melódico, outra faceta forte trazida por Lenk é a da música clássica, como acontece, por exemplo, com Malmsteen. O guitarrista provou mais um pouco do seu lado egocêntrico (que teria motivado a saída de Hartmann após quatro discos). Desta vez, ele assina todos os intrumentos: baixo, bateria e teclados, além de fazer backing vocals e de ter produzido o play. E o resultado de todo este trabalho, tendo como companheiro apenas Altzi, foi muito bom.
O álbum começa com a cara típica do At Vance em "Breaking the Night". Bateria acelerada, riffs matadores e virtuosos, além de linhas muito boas de voz. Altzi tem um timbre matador, que consegue misturar as partes mais belas com outras bem rasgadas, como acontece nesta faixa. A exemplo desta, aparecem mais adiante a curtinha e agressiva "Truth", "Golden Leaves", com a velocidade elevada, e a intensa "Cold As Ice", mostrando o talento de Lenk nas seis cordas.
Há também momentos que vão mais para o Hard Rock, como em "Friendly Fire", com uma letra interessantes sobre guerras, ou "Answer Me", cheia de emoção. Aliás, a última faixa "Lost In Your Love" é daquelas em que o romantismo chega àquele ponto que é quase embaraçoso – isso não significa que a música não seja bonita!
No fim das contas, "VII" é mais um bom disco do At Vance. Não há invenções ou riscos tomados, mas para quem curte aquele tradicional Power Metal, terá suas necessidades supridas, já que Lenk e Altzi esbanjam talento – hoje a banda está completa com o baixista Manuel Walther (ex-Purple Haze) e o baterista Alex Landenburg (Annihilator). Mas, para quem procura algo novo no estilo, o melhor é seguir procurando.
Formação no CD:
Rick Altzi – vocal
Olaf Lenk – guitarra, baixo, teclado, bateria e produção
Track List:
1. Breaking The Night
2. Shiver
3. Cold As Ice
4. Victory
5. Friendly Fire
6. Golden Leaves
7. Answer Me
8. Shine
9. Truth
10. Lost In Your Love
Lançamento nacional – AFM Records / Rock Brigade / Laser Company
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O guitarrista americano que sozinho ofuscou todos os britânicos, segundo Carlos Santana
A última banda de rock nacional que conseguiu influenciar crianças, segundo Jéssica Falchi
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Bruno Sutter explica porque abandonou carreira de humorista
Fotos de Infância: Dave Mustaine, do Megadeth
O herói de Iggor Cavalera na bateria, de acordo com o próprio

Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



