At Vance: reciclando boas idéias que deram certo

Resenha - VII - At Vance

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

7


O alemão At Vance, na ativa desde 1998 e capitaneado pelo guitarrista Olaf Lenk, apresenta a tendência de alterar sua formação frequentemente, mas esta instabilidade parece não prejudicar a qualidade de seus discos, tanto que "Only Human" (02) ou "Chained" (05) conquistaram de vez os fãs de vários países do globo. Agora, contando com o vocalista sueco Rick Altzi (Treasure Land), o grupo está chegando com seu mais novo álbum, batizado como "VII", aportando no Brasil via Rock Brigade Records.

A perda de Mats Levén, que fez um trabalho espetacular nos dois últimos discos da banda, realmente não comprometeu em nada o bom trabalho vocal que o At Vance sempre apresentou. Rick Altzi se mostra um substituto à altura, interpretando com garra e dono de uma voz extraordinária, lembrando até mesmo David Coverdale (Whitesnake). Quanto ao restante dos instrumentos, todos foram tocados pelo onipresente Olaf, que ainda assumiu a produção. A fórmula musical, que foi se solidificando ao longo dos nove anos de existência da banda, continua a mesma, dona daquele Power Metal com toneladas de melodias requintadas que beiram o Hard Rock europeu, bem tocado e estruturado.

publicidade

Mas isso não faz de "VII" um álbum matador. É inegavelmente um bom trabalho, as 10 faixas integram distorção e melodia na medida exata. Aliás, tudo é tão exato que acaba se mostrando previsível e, em várias ocasiões, isento da inspiração – afora algumas guitarras realmente engenhosas – que eram abundantes em alguns de seus discos do passado. É como se a criatividade estivesse preste a se esgotar, e a saída foi reciclar as boas idéias que já deram certo.

publicidade

Mas, como já foi dito, ainda assim é um álbum que possui seus encantos, que podem ser divididos em momentos velozes e outros mais lentos. "Cold As Ice" é um Hard Rock cativante e até mesmo simples, sendo uma forte candidata para se tornar o grande hit, onde o novo vocalista mostra muito de seu potencial, o cara é realmente excelente. As velozes "Breaking The Night", "Golden Leaves" e "Victory" são clássicas composições do At Vance; e "Truth" também fisga o ouvinte em função de sua agressividade. Vale mencionar a bonita balada acústica "Lost In Your Love", que fecha a audição de forma bastante apropriada.

publicidade

Se por um lado os fãs talvez não achem "VII" tão interessante quanto poderiam esperar, por outro também não encontrarão muitos motivos para reclamações. Agora, o ouvinte mais exigente que procura por ousadia que adicione algum tipo de inovação nas canções, com certeza não terá muitos atrativos neste disco, e arrisco a dizer que poderá até mesmo soar enfadonho em várias ocasiões. Confira e tire suas próprias conclusões...

publicidade

At Vance – VII
(2007 / AFM Records - Rock Brigade Records - nacional)

01. Breaking The Night
02. Shiver
03. Cold As Ice
04. Victory
05. Friendly Fire
06. Golden Leaves
07. Answer Me
08. Shine
09. Truth
10. Lost In Your Love

Homepage: www.at-vance.com


Outras resenhas de VII - At Vance

At Vance: mantendo o nível do grupo em alta




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Heavy Metal: quais as 10 melhores vozes da história?Heavy Metal
Quais as 10 melhores vozes da história?

Meet & Greet: Como os roqueiros de verdade se comportamMeet & Greet
Como os roqueiros de verdade se comportam


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin