Krokus: o rock suiço é mais que o Gotthard
Resenha - Hellraiser - Krokus
Por Ricardo Seelig
Postado em 03 de outubro de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formado em 1974 na Suíça, o Krokus infelizmente nunca alcançou o reconhecimento que sempre fez por merecer. Fiéis ao Hard Rock desde o seu início, flertaram com o Heavy Metal (principalmente durante os anos oitenta), atravessaram turbulências, compuseram álbuns notáveis (ouça "Headhunter", de 1983, e comprove), e, ao contrário de grupos surgidos na mesma época, ainda estão repletos de energia e tesão. Isso quer dizer que ao ouvir um álbum atual do Krokus você irá ouvir um som poderoso, repleto de energia e melodia, e não uma banda se auto referenciando e compondo baladas açucaradas para conquistar uma nova geração de ouvintes (alguém aí falou Aerosmith?).

Sem medo de parecer exagerado, o fato é que "Hellraiser", lançado originalmente em 2006 e que agora chega ao Brasil, é um dos melhores trabalhos do grupo liderado pelo vocalista Marc Storace. Suas quatorze faixas mostram uma banda revigorada, com uma pegada e uma malícia que só quem passou a maior parte da vida em cima de um palco possui.
É claro que a referência ao AC/DC está presente, seja pela incrível semelhança da voz de Storace com a de Bon Scott, seja na própria estrutura de algumas músicas, como fica evidente na faixa-título e em "Turning Inside Out". Mas quem conhece o grupo sabe que o som do Krokus não se limita a isso. "Hangman", por exemplo, possui linhas vocais inspiradas e um andamento mais cadenciado que destaca suas belas melodias. Músicas como "Fight On", "No Risk No Gain" e "Justice" não saem da cabeça tão cedo.
As influências metálicas surgem com força total em "Spirit Of The Night", carregada com um forte acento oitentista. Já "Midnite Fantasy" é um Hard Rock que pede uma estrada deserta a sua frente, de preferência acompanhado de uma bela gata.
Como curiosidade, vale mencionar que Stefan Schwarzmann, ex-baterista do Accept, toca no álbum, adicionando ainda mais qualidade ao ótimo line-up, que é completado pelos guitarristas Mandy Meyer e Dominique Favez e pelo baixista Tony Castell.
"Hellraiser" é um ótimo disco, repleto de refrãos ganchudos, inspirados solos de guitarra e uma energia contagiante. Recomendado para toda e qualquer pessoa que curta um bom rock and roll e, principalmente, para quem acha que o rock suíço se resume ao Gotthard. Excelente.
Faixas:
1. Hellraiser
2. Too Wired To Sleep
3. Hangman
4. Angel Of My Dreams
5. Fight On
6. So Long
7. Spirit Of The Night
8. Midnite Fantasy
9. No Risk No Gain
10. Turnin´ Inside Out
11. Take My Love
12. Justice
13. Love Will Survive
14. Rocks Off!
15. Walking In The Spirit
Outras resenhas de Hellraiser - Krokus
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
Álbum ao vivo de Scott Weiland será lançado no mês de outubro
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
A opinião de Ozzy Osbourne a respeito de seus parceiros do Black Sabbath
O clássico de 1979 do Queen que Freddie Mercury compôs em apenas 10 minutos
O clássico do Dire Straits de 1985 que foi proibido de tocar por letra com homofobia

As encrencas que causaram expulsão do Krokus de turnê com o Def Leppard
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



