Korkus: hard rock azeitado e competente
Resenha - Hellraiser - Krokus
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 22 de abril de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Krokus sempre foi uma banda que ficou à margem do grande sucesso. Pioneiros do rock suíço – que hoje tem no Gotthard seu grande ícone, obviamente influenciadíssimo por eles e de maior sucesso que o próprio – construíram um nome forte no underground europeu durante seus mais de 30 anos de existência.
Krokus - Mais Novidades
Do fim no início da década de 90 até a retomada definitiva em 2003, chegando ao seu 15º álbum, passaram, naturalmente, por tudo que uma banda deste tipo pode enfrentar. Toda esta bagagem, ao contrário de tantos outros grupos, atua positivamente trazendo o senso hard rock azeitado e competente, moldado pela experiência, gerando composições de apelo notável.
Indo na contramão de tantos medalhões hard da década de 80 – Scorpions, Def Leppard, Bon Jovi - que já perderam o rumo caindo em músicas açucaradas de duvidoso apelo pop (o que não seria exatamente um problema se bem feito e dosado) e tremenda irregularidade.
Um dos benefícios de não ter a obrigação de trabalhar visando tanto o lucro."Hellraiser", portanto, NÃO é o álbum que uma banda veterana costuma fazer atualmente. É bem melhor.
Do apelo gritante estilo AC/DC da faixa título, passando pela deliciosa balada "Angel Of My Dreams" até as pegajosas "Fight On", "No Risk No Gain" e "Justice", o que se ouve é uma banda primorosa e entrosada, executando com talento as estruturas de suas composições: há riffs e solos maravilhosos do ótimo Mandy Meyer, linhas vocais ganchudas de Marc "nasci para fazer isso" Storace e a cozinha negra, rítmica e harmoniosa de Tony Castell e Stefan Schwarzmann, que sem dúvida contribuiu bastante por sua mais do que bem vinda experiência no estupendo Accept.
"Spirit Of The Night" e "Midnite Fantasy" é uma dobradinha que merece um espaço à parte. A primeira, quase metal, é de uma potência assombrosa. A segunda é o que chamo de exemplo perfeito de hard rock (a segunda geração do estilo, claro): riffs irresistíveis e melodias que conversam com o ouvinte embaladas num conjunto irretocável.
Apesar de obviamente clichê em vários pontos de sua sonoridade/letras/títulos, o Krokus eleva-se muito acima da média por não cair em pieguices insuportáveis. Suas (poucas) baladas não lhe farão passar vergonha, além de ter músicos criativos e cientes do que querem em seu line-up.
"Hellraiser" afasta-se de ser um mero exercício de saudosismo, mas, sobretudo, é uma obra que dá gosto apreciar em pleno 2007. Música de qualidade, que é o que importa. Ouça no máximo.
Site Oficial: www.krokusonline.com
Outras resenhas de Hellraiser - Krokus
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
A grande omissão do Rock and Roll Hall of Fame segundo Steve Stevens
A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Dave Lombardo conta que "névoa mental" o fez usar anotações nos shows
Os dois clássicos do Judas Priest que Ripper Owens não queria cantar no Masters of Voices
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
O show em que o Iron Maiden tocou Van Halen, de acordo com Adrian Smith
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
A gozação contra emos que fez João Gordo perder seu último programa na MTV
A canção do Black Sabbath que deixou marcas profundas em Brian Johnson, do AC/DC
Ney Matogrosso diz que não gosta de frequentar bar exclusivamente gay e revela motivo


As encrencas que causaram expulsão do Krokus de turnê com o Def Leppard
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



